Campeonato Carioca: Dados estatísticos 2018

O campeonato carioca vem chegando a sua reta final esta semana com os confrontos semifinais entre Flamengo X Botafogo e Fluminense X Vasco que acontecerão nas próximas quarta e quinta-feira. Separamos para vocês alguns dados estatísticos interessantes do campeonato deste ano, e ao longo da história do Estadual mais charmoso do país.


Média de vitórias

Embora os quatros clubes considerados grandes é que estejam nas semifinais da competição, existe um intruso dos “pequenos” entre os 4 primeiros colocados em número de vitórias.

É a Cabofriense, em terceiro lugar, com 7 vitórias em 16 jogos disputados na competição e média de 0.44. Ela fica a frente do Vasco, que vem em quarto com apenas 6 vitórias em 12 jogos, embora o clube da cruz de malta por possuir somente 12 jogos disputados no campeonato, possua média superior, de 0,50.

Entre os grandes, quem fica de fora do top 4 em número de vitórias é o Botafogo, que venceu apenas 6 jogos assim como o Vasco, mas em 14 jogos disputados, ficando com uma média de 0.43.

O clube que mais venceu no campeonato em 2018 até agora foi o Flamengo, com 10 vitórias em 14 jogos, e média de 0.71. Nada mal!

Os reis do empate

Nem só de vitória se faz um campeonato, e até esta reta final do campeonato já temos os reis do empate!

A lista é liderada pelos clubes de menor investimento, os chamados “pequenos” mas dessa vez o intruso é um dos grandes. E nada mais nada menos do que o campeão da Taça Rio em 2018, o Fluminense, com 5 empates. Lideram também a lista com 5 empates até agora o Bangu e o Madureira.

O Botafogo vem no pelotão abaixo com 4 empates, enquanto Vasco e Flamengo estão entre os clubes que menos empataram na competição, com 2 empates cada. Isso se não considerarmos o Boavista, que conseguiu superar a todos ficando com apenas um único empate em 13 jogos disputados.

Perdedores

Se o Fluminense pode ser considerado medalha de ouro no quesito quantidade de empates, o clube das Laranjeiras vem mostrando que esse ano não veio para perder. Campeão invicto da Taça Rio, o tricolor é também o clube que menos perdeu na competição, com somente uma única derrota. Entre os grandes os campeões são Vasco e Botafogo, com 4 derrotas cada.

Mas o campeão as avessas, o troféu de maior perdedor do campeonato até agora fica com o Nova Iguaçu! São 7 derrotas em 11 jogos disputados!

Os goleadores

Se o critério fosse bola na rede, o Clássico dos Milhões entre Vasco x Flamengo teria terminado repleto de gols ao olharmos as estatísticas friamente. Afinal o Flamengo com 23 gols e tendo como destaque Vinicius Junior, seguido do Vasco com 22 gols, foram até agora os maiores goleadores da competição. Mas não é que o único clássico entre eles disputado até agora terminou zero a zero?

Por outro lado, os artilheiros da competição vestem a camisa do Fluminense. Pedro e Marcos Júnior, com 6 gols cada, lideram a lista de artilheiros ao lado de Pipico, do Macaé.

 

Excesso de gols marcados e sofridos em São Januário

Quem viu os jogos do Vasco na Copa Libertadores contra o boliviano Jorge Wilstermann viu uma amostra do que o Vasco é capaz em termos de poderio ofensivo e defensivo. Depois de vencer em casa por 4 a 0, o clube da cruz de malta perdeu fora de casa pelo mesmo placar e quase foi eliminado da competição.

No campeonato carioca não tem sido diferente! O Vasco, como já mencionamos acima, é um dos clubes que mais marcou gols na competição, com 22 gols marcados. Mas também entra no top 5 com bizarros 18 gols sofridos até agora no campeonato carioca em apenas 12 jogos. Uma média bem superior a 1 gol por jogo. Erazo e Paulão vem dando calafrios na torcida cruz maltina!

Mais estatísticas: Quem são os favoritos no Rio, em São Paulo, e nos estaduais pelo Brasil?

Se no Rio de Janeiro os quatro grandes se enfrentam esta semana para definir os rumos do estadual mais charmoso do país, tendo Flamengo e Fluminense, campeões dos turnos apontados como favoritos, em São Paulo os quatro grandes também se enfrentarão para definir o destino do Paulistão 2018.

E mesmo com derrota no primeiro jogo para o São Paulo, o Corinthians segue sendo franco favorito para conquistar a Taça, junto com o Palmeiras! Segundo dados do site Betway verificados em 26/03, apostar no timão rende apenas 2 para 1, contra 3,60 para 1 de uma aposta no Tricolor Paulista.

Flamengo no RJ, Corinthians em SP, será que os favoritismos se confirmarão na hora que a bola rolar pra valer?