Menu

    Arena Pernambuco

    Clube: nenhum

    Inauguração: 2013

    Capacidade: 44.300

    Descrição e história do estádio

    A Arena Pernambuco, denominada oficialmente Itaipava Arena Pernambuco, por motivos de patrocínio, foi construída para receber as partidas da Copa do Mundo de 2014 na cidade de Recife. Em vez de reconstruir ou reformar um dos três principais estádios existentes na cidade (Estádio do Arruda, Estádio dos Aflitos ou Ilha do Retiro), optou-se por construir uma nova arena. Para isso, foi escolhido um terreno fora dos limites da cidade, em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife.

     

    A construção do estádio, realizada pela Odebrecht, começou em outubro de 2010 e foi concluída em maio de 2013. A Arena Pernambuco foi inaugurada oficialmente no dia 22 de maio de 2013 com um amistoso entre o Náutico e o Sporting CP de Portugal. A partida terminou empatada em 1 a 1, e o público total ficou em torno de 26.803. O primeiro gol, no entanto, foi contra – marcado pelo zagueiro Luiz Eduardo, do Náutico.

     

    A arena teve um custo de cerca de R$ 500 milhões, financiados por meio de uma parceria público-privada entre o estado de Pernambuco e um consórcio liderado pela construtora Odebrecht, que também incluiu a gestora de eventos AEG. A princípio, o estádio seria gerido pela própria Odebrecht. Os naming rights da arena foram vendidos para a cervejaria Itaipava, em 2013.

    Durante a Copa do Mundo de 2014, a Arena Pernambuco recebeu quatro partidas da primeira fase e o jogo das oitavas de final entre Costa Rica e Grécia (1 a 1 no tempo normal e classificação costarriquenha nos pênaltis). Um ano antes, o estádio já havia sido uma das sedes da Copa das Confederações, tendo recebido três partidas da fase de grupos.

     

    Por cinco anos após a Copa do Mundo, a arena serviu como casa do Náutico. No entanto, devido aos altos custos de manutenção e à impossibilidade de cobrar valores altos pelos ingressos, o Náutico decidiu voltar para a sua antiga casa, os Aflitos, em 2019. Desde então, a Arena Pernambuco segue sem clube e recebe apenas eventos esporádicos, esportivos ou não, como feiras, convenções, shows e outros grandes espetáculos.

     

    A Arena Pernambuco ainda é usada, também, para alguns jogos dos times pernambucanos (principalmente Náutico e Sport, e mais raramente o Santa Cruz), principalmente quando um público maior é esperado. Dos 10 maiores públicos atingidos até hoje no estádio, envolvendo apenas clubes, oito tiveram a presença do Sport e apenas dois a do Naútico (um deles foi um clássico entre os dois times). No entanto, o maior de todos os públicos, até o momento, foi em uma partida entre Náutico e Central, pelo Campeonato Pernambucano de 2018. Nessa ocasião, 42.352 pessoas assistiram à vitória por 3 a 1 do clube da capital pernambucana sobre a equipe de Caruaru.

     

    Em 2016, o estado de Pernambuco rompeu o contrato com a Odebrecht e assumiu a gestão da Arena de Pernambuco. Isso ocorreu em um contexto de crise da empreiteira, após os casos de corrupção denunciados no escândalo da Lava Jato. A Arena segue sendo administrada pelo Estado de Pernambuco até hoje.

     

    Originalmente, a Arena fazia parte de um projeto de desenvolvimento urbano que daria origem à Cidade da Copa. O empreendimento, que ocuparia uma área de 270 hectares (equivalente a cerca de 300 campos de futebol), nasceu com a ideia de se tornar a primeira smart city da América Latina, totalmente planejada e bem servida em termos de transporte, segurança e preservação do meio ambiente. Além do estádio (efetivamente construído), a Cidade da Copa abrigaria hotéis, um centro de convenções, escolas, faculdade, comando da polícia e um bairro inteira para cerca de 40 mil habitantes, entre outras instalações e facilidades urbanas. No entanto, pouco disso saiu do papel após a realização da Copa.

    Como chegar à Arena Pernambuco

    A Arena Pernambuco está localizada em São Lourenço da Mata, um município a cerca de 18km a oeste do centro de Recife e um pouco mais distante da área da Praia de Boa Viagem, no sul da capital pernambucana, onde se concentra grande parte do turismo na cidade.

     

    Você pode chegar à Arena Pernambuco de metrô. A estação Cosme e Damião fica a aproximadamente 30 minutos a pé da arena, do outro lado do rio Capibaribe. Cosme e Damião é uma das últimas paradas do ramal laranja da linha Centro, que sai da estação Recife (Estação Central), no centro da cidade.

     

    Vindo do aeroporto ou de Boa Viagem, pegue o metrô da linha azul, na direção Sul, e troque em Recife para o trem da linha Centro.

     

    O terminal de ônibus de longa distância de Recife, TIP, está localizado na mesma área da arena (embora não a uma curta distância). Nele, há também uma estação de metrô da linha laranja. Nos dias de jogos, pode haver ônibus de traslado saindo diretamente do TIP em direção ao estádio.

     

    Endereço: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata.

    Comer, beber e dormir perto da Arena Pernambuco

    A Arena Pernambuco está localizada em uma área verde exuberante próximo ao bairro de São Lourenço da Mata, fora da cidade de Recife. Situa-se perto do rio Capibaribe e está rodeado por florestas e campos agrícolas, com alguns bairros mais populares de São Lourenço da Mata nas proximidades.

     

    O estádio foi planejado para fazer parte de um novo desenvolvimento urbano moderno, incluindo entretenimento e acomodação (além de um loteamento residencial completo): a Cidade da Copa. No entanto, pouco disso foi realizado e, atualmente, a região não oferece muitas opções em restaurantes e bares, o que pode ser mais facilmente encontrado na região central e no sul de Recife.

     

    A maioria dos hotéis e opções de lazer fica na zona sul da cidade, na região costeira de Boa Viagem. Alternativamente, caso você queira aproveitar sua estadia na cidade para relaxar, curtindo cidades menores e belas praias, pode ficar na pitoresca Porto de Galinhas, que fica a cerca de 50 quilômetros ao sul de Recife.

    Links úteis

    Cidadedacopa.com.br – Site oficial da Arena Pernambuco