Menu

Riyad Mahrez – números e estatísticas

Riyad Mahrez - números e estatísticas

Riyad Mahrez – estatísticas

Mahrez - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas
Os números de Mahrez tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

O início de Riyad Mahrez

Riyad Karim Mahrez, conhecido internacionalmente como Riyad Mahrez, nasceu em 21 de fevereiro de 1991, em Sarcelles, França. Filho de pai argelino e mãe argelina-marroquina, escolheu jogar na seleção da Argélia em homenagem ao seu pai.

O pai de Riyad Mahrez foi jogador de futebol na Argélia, e um dos principais motivos para a escolha pela seleção africana como forma de homenagear seu genitor e realizar seu sonho de jogar uma Copa do Mundo. Atualmente no Manchester City, início sua carreira no esporte como amador em 2004, ainda aos 13 anos, no AAS Saircelles, time de sua cidade natal.

Mahrez ficou até 2009 em seu primeiro clube, quando se transferiu para o Quimper, onde disputou o campeonato amador, participando de 22 jogos e marcando dois gols. Suas boas atuações chamaram a atenção de grandes clubes da França, e após recusar ofertas do Paris Saint-Germain e do Olympique de Marseille, se transferiu para o Le Havre, em 2010.

No Le Havre, jogou na equipe secundária entre 2010 e 2012, participando de 60 jogos e marcando 24 gols. Em seguida, foi promovido para o elenco principal, disputando a Ligue 2. Durante as duas temporadas, Riyad Mahrez marcou 10 gols.

Chegada ao Leicester City

Riyad Mahrez fez ótimas atuações pelo Le Havre durante os quatro anos que permaneceu na equipe francesa. No entanto, em certo momento, chamou a atenção de times, tanto da França, quanto clubes de outros países. Até que, em 2013, passou a ser observado por um dos melhores olheiros do futebol europeu e do mundo: Steve Walsh.

Steve Walsh descobriu grandes jogadores para os clubes por onde foi contratado. No Chelsea, foi o grande responsável pelas contratações dos ídolos dos Blues Gianfranco Zola e Didier Drogba, mas não apenas isso: quando chegou ao Leicester City, usou todo o seu talento para descobrir Jamie Vardy, N’Golo Kanté e, claro, Riyad Mahrez.

Na época em que o Leicester City contratou Mahrez, existia uma concorrência: Steve Walsh também observava o jogador de Cabo Verde Ryan Mendes, hoje no Al Nasr-UAE. Quando escolhido, o jogador argelino ficou receoso, mas logo firmou contrato com a equipe inglesa em 11 de janeiro de 2014.

Após duas partidas no sub-19, e um gol marcado, Mahrez chamou a atenção da equipe principal e rapidamente estreou no profissional. No dia 25 de janeiro, entrou no final do segundo tempo contra o Middlesbrough. O técnico dos Foxes na época se impressionou com sua qualidade e fixou o argelino em seu time titular.

Mahrez fez 19 jogos na temporada 2013/14, e foi muito importante no título da EFL Championship que fez o Leicester City voltar para a Premier League após 10 anos.

A temporada de 2014-15 do Leicester City não foi tão boa, porém, o time conseguiu se manter na primeira divisão inglesa, contando com grande importância de Riyad Mahrez nos momentos finais. Porém, o melhor estava por vir.

Temporada 2015/16: o ano mágico de Mahrez e do Leicester City

O argelino começou a temporada renovando seu contrato com o Leicester City por mais quatro anos. No entanto, ninguém esperava o que estava por vir: os Foxes, cotados para cair de divisão, teve um início esmagador na Premier League. Porém, o melhor estava por vir. Mahrez, ao lado de Jamie Vardy, comandou a pequena equipe da região de East Midlands, Inglatera, ao título inglês.

Na temporada, Riyad Mahrez marcou 18 gols, deu 10 assistências em 39 aparições, sendo uma das grandes estrelas do surpreendente título do Leicester City.

Chegada ao Manchester City

Nas duas temporadas seguintes, porém, o Leicester City não repetiu as grandes atuações de 2015/16, e a relação entre o clube e Mahrez acabou se estremecendo. Em janeiro de 2018, o maior problema para ambos aconteceu: o atacante argelino já queria deixar os Foxes, e quando Leroy Sané se lesionou, o Manchester City foi atrás do jogador.

Então, Riyad Mahrez informou ao Leicester City seu desejo de sair, prontamente recusado pelo clube. Por isso, o argelino passou a faltar em diversos treinos, terminando a temporada abaixo do esperado. Porém, isso não impediu o Manchester City de contratá-lo em 10 de julho de 2018, após pagar £60 milhões.

Ao todo, com a camisa da equipe azul da cidade de Manchester, conquistou quatro vezes a Premier League, três vezes a Copa da Liga Inglesa, uma vez a Supercopa da Inglaterra, duas vezes a FA Cup e uma vez a Champions League.

Saída do Manchester City

Em julho de 2023, Mahrez foi anunciado no Al-Ahli, clube da Arábia Saudita. Com isso, saiu do Manchester City com 78 gols em 236 jogos pelo clube da Premier League.