Menu

    Conheça o First National Bank Stadium ou Soccer City Stadium

    O Soccer City Stadium, também conhecido como First National Bank Stadium, é um dos maiores estádios de futebol e arenas esportivas de todo o mundo, e você encontrará todas as informações que queira saber sobre ele neste texto.

    Confira tudo sobre a história, as controvérsias, as partidas famosas e muito mais sobre o Soccer City Stadium de Joanesburgo, também conhecido como First National Bank Stadium.

    História: origens e renovação do First National Bank Stadium

    Apesar de ter sido inaugurado em 1986, o estádio sofreu uma remodelação completa antes da Copa do Mundo de 2010, quando um investimento bilionário foi feito no estádio através de uma renomada empresa de arquitetura. Com uma capacidade de pouco menos de 100.000, o Soccer City é o maior estádio desse tipo de todo o enorme continente africano.

    O estádio foi palco da Copa do Mundo da FIFA 2010, e para seguir as regras estabelecidas pela organização do torneio, sua lotação foi limitada a 84.490 espectadores, porém, para as demais partidas que ocorreram depois da Copa, a lotação máxima foi reestabelecida.

    Todo o exterior do Soccer City é construído em painéis de fibrocimento produzidos com materiais de origem local e que ficam muito bonitos e charmosos quando o vemos por fora. O Soccer City representa todo o resplendor da nação sul-africana e de sua capital. A impressionante fachada cria um sentimento de orgulho nos sul-africanos e deixa um legado único para o futuro de Joanesburgo.

    Construído no local do primeiro discurso de Nelson Mandela após ser libertado da prisão em 1990, o estádio está impregnado da história da África do Sul e foi usado para sediar o serviço memorial do grande homem em 10 de dezembro de 2013. Apesar dessa conexão, o Estádio Port Elizabeth foi nomeado após Nelson Mandela em vez disso.

    Custando cerca de US $ 440 milhões em 2009, foi projetado pelos arquitetos de estádios de renome mundial Populous, que também estiveram no Estádio da Luz e nos Emirados. A forma única do estádio é inspirada na panela africana, ou ‘cabaça’, com revestimento de terracota disposto em um mosaico de cores de fogo e terra e com um anel de luzes correndo ao redor da parte inferior da estrutura, simulando fogo por baixo da panela . O design pensado para a nova versão do Soccer City é embasado nas tradições artesanais africanas e em sua mitologia, fornecendo uma resposta ao contexto único e à história do local e da região.

    Partidas disputadas no FNB Stadium durante a Copa do Mundo de 2010

    Durante a Copa do Mundo, o First National Bank Stadium sediou a partida de abertura entre África do Sul e México (1-1), além de mais quatro partidas da primeira fase, uma partida das oitavas de final, as quartas-de-final entre Uruguai e Gana (1-1) e a final entre Espanha e Holanda (1-0).

    Esta última foi uma das partidas mais polêmicas da história das Copas do Mundo, a final entre Holanda e Espanha, que foi marcada por treze cartões amarelos e uma expulsão.  Foi simplesmente o recorde de cartões na história de todos os jogos da Copa do Mundo, e o gol de Iniesta pela Espanha foi sair apenas no segundo tempo da prorrogação, após o jogo haver terminado em um empate sem gols.

    O First National Bank também sediou a final da Copa das Nações Africanas de 2013 entre Nigéria e Burkina Faso, e atualmente é a casa do time nacional Kaizer Chiefs F.C. O Estádio também havia sediado a final da Copa das Nações da África de 1996, antes de sua reforma completa para a Copa do Mundo de 2010.

    Algumas controvérsias sobre o Estádio First National Bank

    Muitas críticas foram direcionadas ao governo sul-africano e à construção do First National Bank Stadium por haverem indícios de corrupção e outras atividades ilícitas, como o superfaturamento de gastos. Porém, nada ficou provado e as empresas envolvidas nas acusações foram inocentadas pela justiça.

    Outra polêmica envolvendo o estádio aconteceu quando eles não conseguiram controlar uma confusão no estádio, com um tumulto generalizado entre a multidão, ferindo e matando várias pessoas. O incidente aconteceu em 29 de julho de 2017, pouco antes da partida entre Kaizer Chiefs Football Club e o Orlando Pirates.

    O estádio também foi questionado quando a contagem de vendas de ingressos mal ultrapassou 300 dos 67.000 lugares disponíveis para a partida de qualificação para a Copa do Mundo FIFA 2018. As críticas aqui vão no sentido de que o estádio seria um tipo de elefante branco, o qual não precisava ser tão enorme e majestoso como, afinal, o é.

    Como é visitar o First National Bank Stadium?

    Qualquer torcedor visitante que chegue ao Estádio FNB se sentirá em casa graças ao ambiente aconchegante e profissional. Apesar de ser bastante grande, os dirigentes do estádio oferecem um ótimo ambiente mesmo quando não está totalmente lotado. As instalações oferecidas pela administração são extraordinárias e não é nenhuma surpresa, considerando que o estádio passou por uma grande expansão recentemente. Todos os torcedores visitantes terão um estádio com boa infraestrutura, opções de lugares decentes e muita animação nas arquibancadas.

    É possível chegar de carro ao Soccer City Stadium?

    O estádio Soccer City está situado em Joanesburgo, a sudoeste da cidade. Fica a cerca de 8 km dos distritos centrais. Para quem pretende chegar ao Estádio FNB pela autoestrada N1, deve ser utilizado o cruzamento 67 que leva a Randskouweg. Em seguida, é necessário pegar a Rand Show Road até chegar no trecho T da Nasrec Road. Depois de entrar na Nasrec Road e virar à direita, você chegará ao estádio. Existem várias opções de estacionamento para todos que chegam ao estádio, mesmo que seja em dias em que não aconteçam partidas de futebol.

    E para ir de transporte público?

    A linha de metrô de Joanesburgo está razoavelmente bem equipada para funcionar como meio de transporte para chegar ao estádio. A estação Nasrec é onde você precisa desembarcar, mas fique tranquilo, pois esta é a estação final desta linha. A estação Nasrec tem boas conexões com outras partes de Joanesburgo por meio do sistema de metrô.