Menu

    NSC Olimpiyskiy – Dínamo de Kiev

    Clube: Dínamo de Kiev

    Inauguração: 1942

    Capacidade: 70.050

    Descrição e história do estádio

    O Complexo Esportivo Nacional Olimpiyskiy, também conhecido como Estádio Olímpico de Kiev ou pela versão simplificado de seu nome (NSC Olimpiyskiy), é o estádio nacional ucraniano e casa de um dos clubes mais tradicionais do país, o Dínamo de Kiev.

     

    Ainda chamado de Estádio da República MS Krushchov, o Olimpiyskiy foi originalmente planejado para ser inaugurado em 22 de junho de 1941. Ele havia sido construído durante os cinco anos anteriores, no local do antigo Estádio Vermelho L. Trotsky.

     

    A partida de abertura estava marcada para ocorrer entre o Dínamo de Kiev e o CBCA de Moscou. No entanto, no dia de sua inauguração, o exército alemão invadiu a Rússia e o evento teve de ser adiado.

    Poucos meses depois, os alemães entraram e ocuparam a própria cidade de Kiev. Apesar das condições adversas, com a cidade nas mãos do exército alemão, o estádio foi inaugurado oficialmente em 12 de julho de 1942. A partida de inauguração colocou em lados opostos uma associação esportiva local e uma equipe das forças do exército alemão, tendo terminado com a vitória da equipe ucraniana.

     

    Quando os alemães deixaram a cidade, um ano depois, devido à aproximação do exército russo, o estádio se encontrava fortemente danificado. Com isso, levou um ano para o estádio ser reparado. Em 25 de junho de 1944, ele foi reaberto com a partida originalmente planejada para ser disputada em 1941. O clube de Kiev foi derrotado por 4 a 0 pela equipe russa, mas isso não esfriou o clima de comemoração do evento, ao qual se juntava a felicidade pelo fim da ocupação e a proximidade do fim da guerra.

     

    Em 1966, o estádio foi ampliado com um segundo nível de arquibancadas, chegando a uma capacidade de mais de 100 mil espectadores. Outras reformas ocorreram antes das Olimpíadas de Moscou, em 1980, durante as quais o estádio sediou uma série de jogos do torneio de futebol.

     

    Nessas décadas todas, o estádio ainda era conhecido pelo nome de Estádio Central, mas isso foi mudado em 1996, para Estádio Olímpico (referindo-se às Olimpíadas de 1980). Dois anos depois, o estádio passou por uma reforma e novos assentos foram instalados, o que reduziu a sua capacidade para cerca de 83 mil.

     

    Quando o Olimpiyskiy foi selecionado para sediar a final do Euro 2012, outra grande rodada de obras de renovação foi necessária, o que incluiu a reconstrução completa do primeiro nível de arquibancada, a reconstrução de toda a arquibancada a oeste e a instalação de um telhado no estádio, anteriormente descoberto.

     

    Durante a Euro 2012, o estádio sediou três partidas da primeira fase, uma das quartas de final e a final entre Espanha e Itália (4 a 0).

     

    Até então, o Dínamo de Kiev só usava o Olimpiyskiy para partidas de competições continentais, usando o menor Estádio Lobanovskyi para os seus jogos pela liga russa. Inicialmente, o clube não tinha certeza se deveria se mudar totalmente para o novo Olimpiyskiy, mas, no final, foram atraídos com sucesso e jogaram sua primeira partida no estádio reformado em 4 de março de 2012, contra o Arsenal Kiev (1 a 0).

     

    O NSC Olimpiyskiy foi escolhido para sediar a final da Liga dos Campeões de 2018, servindo de palco para o título do Real Madrid sobre o Liverpool (3 a 1).

    Como chegar ao NSC Olimpiyskiy

    O NSC Olimpiyskiy fica no centro de Kiev, a pouco menos de 3km a leste da principal estação ferroviária de Kiev e a menos de 2km da Praça da Independência (Maydan Nezalezhnosti), um marco na região central da cidade.

     

    As estações de metrô mais próximas são a Olimpiys’ka (Олімпійська), na linha azul, e a St. Palats Sportu (Палац Спорту), na linha verde. Ambas ficam a cerca de 5 minutos a pé do estádio.

     

    Como alternativa, é possível pegar o ônibus da linha 69 ​​para chegar ao estádio.

     

    Endereço: Velyka Vasylkivska 55, Kiev, 03150.

    Comer, beber e dormir perto do NSC Olimpiyskiy

    A localização central do NSC Olimpiyskiy faz com que haja muitas opções para comer e beber nas proximidades do estádio. Há muitos bares e cafés na área ao norte do estádio, e algumas centenas de metros adiante começa a Khreschatyk Street, a rua principal do centro da cidade de Kiev, repleta de lojas, bares e restaurantes.

     

    A área ao redor do Olimpiyskiy também está repleta de hotéis, albergues e apartamentos para alugar. O grande Rus Accord Hotel está localizado próximo ao estádio e é muito bem avaliado. A oeste do estádio, há alguns hostels mais baratos e algumas opções de aluguel de apartamentos, sendo muito populares as opções pelo Airbnb.

     

    Ao norte do estádio, em direção à Khreschatyk Street, há ainda outras opções. O Nelly Hotel e o Royal Hotel de Paris são opções decentes, enquanto o Premier Palace Hotel é uma alternativa mais luxuosa. No entanto, costuma sair mais barato alugar um apartamento do que pagar para ficar em um hotel em Kiev.

     

    A área mais a oeste, em direção à principal estação ferroviária da cidade e ao jardim botânico, tende a ser um pouco mais barata. Devido à localização privilegiada do estádio, essa região ainda proporciona um acesso rápido e prático a ele. Portanto, é uma opção interessante para quem prefere economizar e ainda estar mais ou menos perto das principais atrações da cidade.

    Ingressos para jogos do Dínamo de Kiev

    Os ingressos para os jogos do Dínamo podem ser adquiridos online, na bilheteria do NSC Olimpiyskiy ou no antigo Estádio Lobanovskyi do Dínamo (localizado no centro da cidade, às margens do rio Dnipro).

     

    Os preços dos ingressos variam de UAH 10, para um assento no nível inferior, atrás da goleira, até UAH 250, para um assento central na arquibancada principal. Em partidas mais importantes, no entanto, os preços podem subir.

    Links de Internet relevantes

    Fcdynamo.kiev.ua – Site oficial do Dínamo de Kiev

    NSC-olimpiyskiy.com.ua – Site oficial do NSC Olimpiyskiy

    Metro.kiev.ua – Site do metrô de Kiev