Menu

Os melhores jogadores brasileiros de todos os tempos

O Brasil é, de longe, o país mais bem-sucedido e cheio de êxitos no futebol mundial, mas por acaso você sabe quem foram os maiores jogadores brasileiros de todos os tempos?

Todas as grandes equipes do futebol mundial tiveram um jogo brasileiro brilhante e a maioria tem até hoje. O PSG tem Neymar, o Barcelona tem Phillipe Coutinho, o Liverpool tem Firmino e o Manchester City tem Gabriel Jesus. Foram muitas décadas de hegemonia quase completa por parte dos brasileiros no futebol do mundo. Isso pelo menos até aquele emblemático 7 a 1 da Alemanha, mas melhor nem lembrar disso agora…

Quem são, afinal, os maiores jogadores de futebol brasileiros de todos os tempos? Com cinco vitórias em Copas do Mundo, temos um monte de lendas incríveis para escolher. Com isso em mente, vamos dar uma olhada nos 10 melhores jogadores de futebol brasileiros de todos os tempos. Nossa ideia foi pegar futebolistas das mais diversas épocas, de modo que veremos um pouco de tudo por aqui.

E nossa escolha número de um é bastante controversa, sabemos disso. A ideia é mesmo polemizar.

10. Neymar

Esse aqui, ou você ama, ou odeia! O Neymar ganha um lugar nesta lista em virtude de sua incrível forma pelo Brasil, onde é o terceiro colocado no ranking nacional com 60 gols em 97 jogos. Ainda bastante jovem, é muito provável que ainda chegue à primeira colocação desse recorde. Ele venceu muitos torneios pelo Santos e pelo Barcelona e ajudou o PSG a alcançar o título nacional.

Neymar também é o jogador mais caro da história do esporte, custando € 222 milhões quando assinou com o PSG do Barcelona. Embora sua atitude em campo costume ser colocada em dúvida por muitos torcedores, ele é considerado um dos esportistas mais influentes do planeta hoje em dia.

9. Roberto Rivelino

Tão famoso pelo bigode quanto por seus dotes em campo, Rivelino foi um dos grandes jogadores brasileiros dos anos 70. O meia-atacante é considerado um dos jogadores mais elegantes de todos os tempos e foi uma grande inspiração para Diego Maradona quando jovem.

8. Cafu

Existe algum jogador do mundo que personifique melhor uma posição em campo do que o Cafu? Se pensamos num lateral explosivo e com traços ofensivos muito fortes, o Cafu costuma ser a maior referência. Com 142 partidas, ele é o brasileiro mais internacionalizado de todos os tempos. Venceu as Copas do Mundo de 1994 e 2002, sendo capitão do Brasil nesta última.

Como jogador, ele era conhecido por seu dinamismo, energia, ritmo e inteligência tática. Ele era famoso por suas corridas incríveis e especialmente na Europa por suas passagens pela Roma e pela Itália, onde foi um dos melhores jogadores da Série A.

7. Sócrates

Um dos maiores meio-campistas que já jogou no mundo, Sócrates foi um símbolo importante para toda uma geração. A combinação de corte de cabelo, bandana e barba faziam com que todos o reconhecessem fora de campo, além de ter sido um importante nome na luta dos brasileiros contra a ditadura militar.

6. Romário

Outro atacante notável, Romário jogou pelo Brasil na vitória na Copa do Mundo de 1994 e foi eleito Jogador do Ano pela FIFA na mesma temporada. Ele também foi membro do Dream Team de Johan Cruyff, onde fez dupla com Hristo Stoichkov. 30 gols em 33 partidas durante sua primeira temporada na Espanha dão ideia da máquina de gols que ele era. Isso sem falar nos 55 gols em 70 partidas pela seleção brasileira.

5. Ronaldinho

Uma alegria de assistir, Ronaldinho jogava todas as partidas com um sorriso no rosto e foi um dos jogadores mais naturalmente talentosos a vestir uma camisa brasileira. Quem pode esquecer a falta que cobrou contra a Inglaterra? Ou a vez em que ele foi aplaudido pelos torcedores no Santiago Bernabeu após uma atuação incrível, mesmo jogando pelo Barcelona, o rival eterno??

4. Zico

Indiscutivelmente o melhor jogador do mundo durante as décadas de 1970 e 1980, Zico era conhecido por sua notável capacidade de dobrar a bola para onde queria. O Jogador do ano de 1981 e 1983 passou 13 temporadas em sua primeira passagem pelo Flamengo e voltou por mais cinco de cada lado de uma passagem pela Udinese.

O sensacional meio-campista ofensivo era basicamente amado onde quer que fosse, embora tenha lutado contra lesões ao longo de sua carreira.

3. Ronaldo

Impossível deixar Ronaldo Fenômeno de fora dessa lista. É bizarro que um jogador de futebol que jogou pelo Barcelona, ​​Real Madrid, Inter e Milan, tinha tudo pra levar o Brasil à glória da Copa do Mundo de 98 e acabou dando tudo errado. Poderia ter sido seu maior jogador de todos, mas melhor deixar pra lá e nem pensar nisso.

Mais vale pensar nas duas Copas do Mundo que venceu, em 94 e 2002. Seu melhor momento foi quando marcou o gol da vitória na final contra a Alemanha. Surpreendentemente, apesar de todos os clubes grandes em que jogou, ele nunca ganhou uma Liga dos Campeões. Provavelmente teria ganho, se não fossem as terríveis lesões que teve no joelho.

2. Pelé

Polêmico, eu sei, mas o jogador brasileiro mais famoso de todos os tempos está em segundo lugar nesta lista. Embora o nome Pelé seja sinônimo de Rei do Futebol, não tem como deixar de lado o fato de que ele acabou se autopromovendo muito bem. De qualquer forma, marcar 650 gols em 694 partidas de clubes não é para qualquer um.

A lenda do Santos conquistou três Copas do Mundo com o Brasil, marcando 77 gols em 92 jogos pelo país. Pelé é um herói nacional, sabemos disso. Mas muitos que viram o próximo da lista jogar vão acabar concordando comigo.

1. Garrincha

O Brasil nunca perdeu um jogo com Pelé e Garrincha em campo. Enquanto Pelé sempre foi mais famoso e classificado como um dos melhores jogadores de todos os tempos, realmente estamos convencidos que Garrincha era ainda melhor. Foi o melhor jogador do Brasil em 1962, marcando quatro gols no torneio e conquistando a Bola de Ouro.

Ele ganhou duas Copas do Mundo e uma série de competições nacionais pelo Botafogo. Famoso por sua habilidade e inventividade, Garrincha marcou quatro gols olímpicos em sua carreira. Sua vida pessoal dá a ele uma aura anti-herói. Ele gerou pelo menos quatorze filhos com mulheres diferentes e sofreu com problemas de alcoolismo ao longo da vida. Enquanto Pelé era o mainstream, Garrincha lutava contra ele.