Menu

    Números de Philippe Coutinho em jogos oficiais

    Philippe Coutinho: números da carreira

    Números de Philippe Coutinho atuando em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências.

     

    O início

    Philippe Coutinho estreou no futebol profissional atuando pelo Vasco, cercado de grande expectativa, graças a seu desempenho nas categorias de base tanto do clube quanto da Seleção Brasileira. Ainda em 2008, antes de estrear no time principal, Coutinho já estava vendo para Internazionale, da Itália. Sua estreia na equipe principal, no entanto, acabaria se dando em circunstâncias bastante adversas: no ano de 2009, o Vasco disputava pela primeira vez em sua história a Série B. Em sua temporada de estreia, acabaria atuando em 12 partidas na campanha do acessom sem marcar gol.

    Na temporada seguinte, em 2010, o jovem meia-atacante já começava a temporada exercendo protagonismo: titular desde o início, Coutinho marcou seus dois primeiros gols da carreira logo no terceiro jogo do ano, em uma histórica goleada por 6×0, diante do Botafogo. O bom futebol do jovem, no entanto, não foi suficiente para levar o time à conquista tanto do estadual quanto da Copa do Brasil – competições em que a equipe não foi longe. Já vendido para o futebol italiano e aguardando apenas completar os 18 anos de idade para oficializar a trasferência, o meia fez seus últimos jogos pelo Vasco no início do Brasileirão 2010, antes da pausa para a Copa do Mundo.

     

    Internazional e Espanyol

    Após completar 18 anos de idade, Coutinho desembarcou na Itália para se apresentar à Inter de Milão. Àquela altura, a equipe Nerazzurri havia acabado de conquistar o título da Liga dos Campeões da UEFA. A fase do clube, portanto, era das melhores. Em sua temporada de estreia, 2010/11, o brasileiro participaria de tendo marcado um gol. A temporada seguinte, entretanto, não seria das melhores para o meia: atrapalhado por uma série de contuões, Coutinho atuou em apenas oito jogos pela Internazionale; um começo, portanto, decepcionante.

    Com dificuldades para ter sequência na equipe italiana, Coutinho se transferiu por empréstimo para o Espanyol de Barcelona. Dessa forma, portanto, o atleta pode ter mais espaço em uma equipe de primeira divisão europeia. Com boas atuações e uma rápida adaptação, Coutinho contribuiu com 5 gols em 16 jogos pelo time de Barcelona. Consequentemente, o desempenho do brasileiro ajudou a manter sua equipe na primeira divisão espanhola. Logo depois, Coutinho retornaria de empréstimo e voltaria a atuar pela Internazionale. Ao fim de sua passagem pelo time italiano, o brasileiro totalizou 5 gols em 47 jogos oficiais.

     

    O ápice no Liverpool

    Contratado pelo Liverpool na temporada 2012/2013, enfim Coutinho alcançaria o patamar de estrela do futebol mundial. Pela equipe da terra dos Beatles, o meio-campista disputou 201 jogos, marcou 54 gols deu 43 assistências. Ao mesmo tempo que encantava a torcida com seu futebol, Coutinho despertava interesse de rivais do continente. Desta forma, no fim do ano de 2017, o meia brasileiro deixou o Liverpool rumo à Espanha, para defender o Barcelona.

     

    Barcelona e Bayern

    Ao desembarcar na Espanha, Coutinho finalmente realizaria aquilo que dizia ser um sonho seu: jogar no Barcelona. Entre o fim das temporadas 2017/18 e 2018/19, o meia brasileiro conquistaria duas ligas espanholas, uma copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. Seu desempenho, entretanto, acabaria sendo considerado abaixo das grandes expecativas colocadas em sua contratação. Finalmente, ao encerramento da temporada 2018/19, Coutinho foi emprestado para o Bayern.

     

     

     

     

    Os números de Philippe Coutinho tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com