Menu

    Números de Salah em competições oficiais

    Números de Salah:

    Compilado dos números de Salah atuando em jogos oficiais por Fiorentina, Chelsea, Basel, Roma e Liverpool: estatísticas de total de gols, jogos e assistências.

    Início no futebol do Egito

    Mohamed Salah iniciou sua carreira profissional atuando em seu país de origem, o Egito, pela equipe do El Mowakloon, entre os anos 2010 e 2012. Após a suspensão da disputa da liga egípcia, em meio à crise política do país, o atacante viria a disputar um amistoso diante do Basel, da Suíça, pela equipe sub-23 da Seleção do Egito. Dessa forma, com boa atuação e dois marcados, Salah entrou no radar do time suíço, que acabou por contratá-lo.

    Chegada à Europa

    Entre o início de 2012/13 e metade de 2013/14, Salah defendeu as cores do Basel. Dessa forma, portanto, o atacante egípcio daria seus primeiros passos no futebol europeu atuando por uma liga de menor expressão. Mesmo tendo atuado apenas por uma temporada completa no futebol suíço, Salah participaria dos dois títulos suíços de sua equipe em 2012/13 e 2013/14. Ao fim de sua passagem pelo Basel, os números de Salah foram 20 gols em 79 jogos oficiais.

    Enfim, a Premier League

    Posteriormente, entre a segunda metade de 2013/14 e a primeira metade de 2014/15, Salah teria sua primeira experiência na Liga Inglesa. Comprado pelo Chelsea, no entanto, o atacante teria uma passagem apenas discreta, com 2 gols em 19 jogos. Dessa forma, sem grande sucesso pelo time de Londres, o egípcio acabaria emprestado à Fiorentina, que viria a ser sua primeira equipe italiana.

    Futebol italiano: Fiorentina e Roma

    Na segunda metade de 2014/15, Salah teria sua primeira oportunidade no futebol da Itália. No entanto, mesmo tendo disputado apenas meita temporada pela Fiorentina, o atacante acabaria tendo destaque marcando 9 gols em 26 jogos por sua nova equipe. Logo depois do encerramento da temporada, Salah seguiria atuando por empréstimo no futebol italiano, desta vez pela Roma.

    Pela equipe da capital italiana, por sua vez, o atacante egípcio seguiria melhorando seus números, tendo acumulado uma média de 0,41 gol por jogo (34 em 83 jogos). Sua passagem pela Itália, no entanto, se encerraria sem conquistar títulos. Finalmente, encerrada sua passagem pela Roma, Salah acabaria se tranferindo para o Liverpool, onde viveria seu auge.

    Liverpool: protagonismo, gols e títulos

    Finalmente, em 2017/18, Salah voltaria a ter uma oportunidade na Premier League e, dessa vez, não decepcionaria. Já em sua temporada de estreia pelos Reds, o egípcio teve números assustadores: 44 gols em 52 jogos. Compondo um poderoso trio de ataque com Mané e Firmino, o egípcio transformou sua equipe em uma das maiores forças ofensivas do continente. Apesar disso, Salah e sua equipe encerrariam a temporada de 2017/18 sem títulos, com destaque para a perda da final da Liga dos Campeões para o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo. Neste jogo, por sua vez, o egípcio não pode contribuir com sua equipe por muito tempo. Após uma dividida com o zagueiro Sérgio Ramos, acabaria substituído ainda aos 30 minutos da partida que terminaria com o placar de 3×1 para o time Espanhol.

    Em 2018/19, no entanto, a história mudaria radicalmente. Apesar de decepção com vice-campeonato na Liga Inglesa e de uma queda em seus números individuais (27 gols, antes os 44 da tempora anterior), Salah e seus companheiros acabariam por impor um jogo coletivo ainda mais forte que das temporadas anteriores. Dessa forma, sua equipe encerraria a temporada vencendo a Liga dos Campeões da UEFA e o Mundial de Clubes de 2019. No torneio continental, uma vitória por 1×0 sobre o Tottenham, na final. Por sua vez, no torneio da FIFA, a equipe se sagrou campeã após bater o Flamengo, na decisão, também por 1×0 – gol de Firmino.

    Os números de Salah tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

    – VEJA TAMBÉM: