Menu

Neymar x Mbappé: Comparação de gols, títulos, estatísticas

Quando o PSG contratou o brasileiro, ou melhor, praticamente arrancou o jogador do Barcelona, ​​esperava-se que ele pudesse formar a dupla perfeita com os franceses, mas as coisas não correram exatamente conforme o planejado. Tudo virou uma competição em que de repente, tudo se resumia a uma disputa bastante específica: Mbappé x Neymar e uma comparação sem fim.

Os dois jogadores sempre conseguem ser uma peça-chave em suas equipes. O brasileiro, certa vez, foi considerado como herdeiro de Messi e Cristiano Ronaldo, mas poucos sabiam que um garoto começaria a pegar seu lugar quando tinha apenas 19 anos e hoje, algum tempo depois, parece estar sendo desbancado por esse jovem francês.

Os dois jogadores de futebol chegaram ao PSG quase ao mesmo tempo para inaugurar uma nova era. Imediatamente nasceu uma relação privilegiada que deixou a terceira perna do tridente um tanto separada, o uruguaio Edinson Cavani.

Parece que o destino queria reuní-los para resolver aquela questão, quem dos dois viria a ocupar o lugar como um dos maiores jogadores da história? No PSG essa dúvida era mais do que evidente de que rondava todo o elenco.

Estabelecendo critérios justos entre Neymar x Mbappé

Em dois anos que jogam juntos, os números favorecem o campeão mundial. Neymar ingressou no PSG em 2017, enquanto Mbappé está na equipe desde 2015, portanto, sair do PSG seria uma desvantagem para o brasileiro. Os números a serem comparados referem-se às últimas 2 temporadas, quando o “menino Ney” deixou o Barcelona para entrar para a Ligue 1, na França.

A comparação terá jogos disputados, minutos no total, gols e assistências. Ambos participaram de um jogo do campeonato francês e da Liga dos Campeões, pelo que a sua contribuição em cada uma das competições também é tida em consideração.

Então, vamos lá, começando do começo: Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que as comparações sempre são um pouco incômodas e desconfortáveis, ainda mais quando se trata de duas pessoas que compartilham gols, ou seja, que jogam pelo mesmo clube. Mas como nossa proposta é justamente fazer uma comparação limpa e clara sobre ambas equipes, aí vai.

Características básicas de Neymar x Mbappé para comparação

O Neymar é um talento natural, o drible, aquele drible que tanto a gente gosta, a firula pela firula, a humilhação do rival (sempre ou quase sempre com respeito). O jogo de Neymar é a felicidade nos olhos da criança que sonha em ser jogador de futebol. Neymar é quase único atualmente do seu estilo de jogador e, como a grande maioria de seus antecessores, fez escolhas que podem nos impedir de desfrutar de sua melhor versão por muito tempo.

Então temos Mbappé. Mbappé é trabalho, perseverança, insistência… É dar tudo que tem para dar, é velocidade, é explosão, é músculo, é corrida, enfim, é um verdadeiro atleta. Um atleta muito jovem que ainda tem muito a provar. Se ainda houve alguém que o chamou de promessa fracassada, ele próprio assumiu o comando do clube nos últimos tempos para dissipar todas as dúvidas com um truque de um verdadeiro craque de bola.

Às vezes, é melhor aproveitar e parar de fazer comparações, e mais ainda nesta ocasião, quando parece que o brilho de ambas as estrelas aumenta a nitidez individual de cada uma.

Os jogadores profissionais continuam a transferir a polêmica sobre quem é o melhor jogador do mundo entre Leo Messi e Cristiano Ronaldo para quem será seu sucessor. Neymar Júnior tinha tudo para estar entre a disputa, mas as suas constantes lesões e a atitude do brasileiro, colocaram essa condição em dúvida. Ao menos por enquanto.

Quem ganha nos números? Análise de gols e títulos

Por ter uma carreira mais longa e ser relativamente mais velho que o jogador francês – já que seis anos é muito tempo quando falamos de futebol e de atletas profissionais, já é de se esperar que os números sejam como são: Neymar com muito mais gols e assistências que Mbappé. São 263 gols no total, contra 166 gols do francês. Também vemos Neymar com mais títulos e mais jogos importantes que seu colega de clube.

Por outro lado, Mbappé tem uma estatística incrível, de mais de 0.7 gols por partida na Champions League, tendo marcado nada menos que 27 vezes em 47 jogos neste torneio.

Neymar-Kylian-Mbappé

Foto: Anthony Dibon/Icon Sport

Neymar x Mbappé : um confronto muito saudável

O último a apontar esta batalha pelo próximo rei do futebol mundial foi Giorgio Chiellini em sua biografia publicada recentemente. O zagueiro da Juventus aposta no jogador de sonho do Real Madrid. Chiellini pôde ver sua qualidade em primeira mão.

A equipe conta seus jogos no campeonato por vitórias, a integração de suas estrelas parece estar no caminho certo e a equipe começa a experimentar uma certa estabilidade. A ligação entre o francês e o brasileiro, que parecia rolar como um encanto, se desgastou sem que se dessem ajuda entre eles e o número de passes caiu surpreendentemente.

Tanto em campo quanto fora, as demonstrações de carinho foram constantes e nenhum deles perdeu a oportunidade de elogiar o outro. “Somos como irmãos”, prosseguiu Neymar em 2018, enquanto Mbappé assegurou que o seu parceiro era “um driblador sem paralelo” capaz de “conduzir o clube à conquista de títulos”.

Disputa por um lugar no PSG

A chegada de Messi mudou substancialmente o equilíbrio dentro do camarim. O seis vezes vencedor da Bola de Ouro já conhecia Neymar, com quem dividiu o vestiário em Barcelona entre 2013 e 2018, mas também tem uma boa ligação com o compatriota Ángel Di María, companheiro de equipe da seleção argentina. O próprio treinador, Mauricio Pochettino, reconheceu há algum tempo que Mbappé teve de encontrar uma brecha num ataque que já tem seus próprios atalhos.

Um desafio para uma equipe que deve buscar sinergia entre alguns dos jogadores mais talentosos do momento. O nível de procura é enorme por causa da lista de estrelas que os donos do clube catariano conseguiram reunir nas margens do Sena.

Além do desafio esportivo, o clube enfrenta outro: convencer Mbappé de que Paris pode continuar a ser um lugar extraordinário para cumprir suas ambições elevadas. O atacante tem a vantagem. Por essas e outras, é um pouco difícil concluirmos realmente entre quem é melhor entre Neymar x Mbappé, já que cada um cumpre sua função bastante específica e possuem tempo de carreira diferentes – o que em estatísticas no quesito atacante, conta bastante para tirarmos conclusões.