Menu

Neymar – números e estatísticas

Neymar - números

Neymar – estatísticas

Neymar - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas
PSG173118700,68188
Barcelona186105610,56166
Santos225136620,60198
TOTAL5843591930,61552

Início de carreira: ascensão e títulos pelo Santos

Nascido em 5 fevereiro de 1992, Neymar era uma estrela nas categorias de base do Santos. Quando tinha apenas 17 anos, estreou pela equipe principal e, no mesmo ano, foi eleito a revelação do Campeonato Paulista. O Peixe chegou à final da competição.

Em 2010, foi Campeão Paulista pelo Santos, mais uma vez se destacando: marcou gol em todos os clássicos paulistas e foi o melhor jogador do torneio. Além disso, foi campeão da Copa do Brasil, sendo o goleador máximo com 11 gols.

Continuou se destacando em solo brasileiro, mesmo com mais de 18 anos. Diferentemente dos jovens talentos que surgem no Brasil hoje em dia, Neymar só foi para a Europa com 21 anos.

2011 foi o melhor ano de Neymar no Santos em questão de títulos: foram três. Porém, em gols, foi abaixo de 2010 e 2012: 24 tentos. Foi campeão do Sul-Americano Sub-20, com a Seleção Brasileira, onde também foi artilheiro com nove gols.

Também venceu Libertadores, que marcou o gol na final contra o Peñarol e foi o melhor da competição; e o Paulistão, o qual também balançou as redes na final. Foi eleito, também, o melhor do Brasileirão. No ano seguinte, voltou a se destacar, sendo campeão da Recopa e do Paulistão. Foi artilheiro do segundo com 20 gols em 16 jogos.

Venda de Neymar para a Europa e craque da Seleção

Em 2013, Neymar foi vendido ao Barcelona, por 88 milhões de euros, segundo o Transfermarkt, site especializado em transferências. No entanto, os números reais são uma incógnita: houve um imbróglio grande, onde os envolvidos na negociação chegaram a ser acusados de fraude e corrupção.

No ano de sua chegada à Europa, Neymar foi campeão da Supercopa da Espanha e se consolidou como o craque da Seleção Brasileira, após vencer a Copa das Confederações, sendo melhor jogador do torneio, melhor jogador da final e o terceiro artilheiro.

Na temporada seguinte, chegou à tríplice coroa após vencer La Liga, Copa do Rei e Champions League, fazendo gol na final da última. No entanto, a Copa do Mundo trouxe um trauma: quando se destacava pela Seleção Brasileira, sofreu uma fratura na lombar e ficou de fora da semifinal, contra a Alemanha.

Voltou a ser campeão da La Liga, em 2015/16 e da Copa do Rei, em 2015/16 e 2016/17. Uma atuação individual ficou na memória de todos: a Remontada contra o PSG, na Champions League, quando o Barcelona venceu por 6 x 1 e Neymar marcou dois gols, deu uma assistência e sofreu um pênalti.

Venda mais cara da história do futebol

Para a temporada 2017/18, Neymar se mudou para o futebol francês, onde foi defender o PSG. Ele se tornou a contratação mais cara da história do futebol mundial: 222 milhões de euros, valor que ultrapassa a barreira do bilhão em reais.

Apesar das diversas polêmicas, Neymar sempre se destacou defendendo a equipe parisiense. Foi campeão cinco vezes da Ligue 1, três vezes a Copa da França, duas vezes da Copa da Liga Inglesa e três vezes a Supercopa da França. Além disso, chegou à 1ª final de Champions League da história do PSG.

Ida para o Al-Hilal

Sem um bom relacionamento com o PSG e seu torcedores, Neymar saiu do clube francês ao final da temporada 2022/23. Em agosto, foi anunciado pelo Al-Hilal, com os sauditas pagando 90 milhões de euros, a contratação mais cara feita por um clube não europeu.

Chegando com uma lesão, acabou estreando só tem setembro. Neymar só marcou um gol pela equipe antes de se lesionar mais uma vez. Dessa vez, em um confronto pela Seleção Brasileira, quando rompeu o ligamento cruzado anterior, sua pior lesão na carreira.