Menu

Copa do Mundo 2022 – Tabela de classificação

Copa do Mundo 2022 está chegando e promete ser uma das mais importantes de todas. De fato, já é histórica, pois será a primeira Copa no Oriente Médio e a acontecer em novembro. Mas o mundo vai se deparar, pela primeira vez, com uma Copa do Mundo em que os jogadores europeus estarão no mais alto nível. Por certo, será meio de temporada. Então, os atletas não chegarão desgastados de uma longa temporada. Ainda pode ser a última Copa do Mundo de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi como jogador. Veja todos os detalhes da tabela classificação Copa do Mundo 2022.

Veja a classificação da Copa do Mundo 2022

Copa do Mundo 2022 - Tabela de classificação

Tabela Copa do Mundo 2022

Antes de mais nada, a tabela Copa do Mundo 2022 teve seu sorteio no dia 1º de abril de 2022. A saber, oito seleções foram cabeças de chave do torneio. Então, além do país-sede, Catar, as sete melhores equipes do ranking da FIFA que tiverem garantido acesso a classificação da Copa do Mundo, forma os cabeças de chave.

Assim, o Brasil, como líder do ranking, foi seguido de Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal, esta última que é a 8ª do ranking, mas assumiu como cabeça de chave porque a 6ª do ranking, Itália, não se classificou para a tabela Copa do Mundo 2022.

Portanto, os grupos da tabela Copa do Mundo 2022 foram formados e o Brasil caiu em um grupo com adversários que já enfrentou em outras Copas. Primeiramente, Camarões caiu no grupo verde-amarelo em 2014. Por outro lado, Suíça Sérvia caíram no mesmo grupo dos brasileiros em 2018. Veja como ficaram os grupos da tabela Copa do Mundo 2022.

Grupo A

Em primeiro lugar, a África do Sul, em 2010, foi a única seleção anfitriã da Copa do Mundo a não conseguir passar da fase de grupos. Entretanto, Catar tem uma forte chance de repetir tal feito. Isso porque seleções mais tradicionais estão em seu grupo, como a Holanda, do técnico Louis van Gaal, que retornou a equipe e os classificou para a Copa.

Bem como, ainda tem a boa seleção sul-americana do Equador. Ainda conta com a seleção de Senegal, campeã da Copa Africana de Nações 2022, uma equipe bem organizada e fisicamente imponente.

Grupo B

Semifinalistas na última Copa do Mundo e finalistas na Euro, a Inglaterra de Gareth Southgate tem uma equipe interessante, mas que ainda não é favorita, apesar de alguns astros. De fato, é favorita em seu grupo. A tabela Copa do Mundo 2022 do grupo B também tem os Estados Unidos, um dos menos ameaçadores do segundo pote, mas que a Inglaterra não conseguiu vencer em duas partidas anteriores da Copa do Mundo.

Se a colonização inglesa no lado americano coloca tempero histórico-cultural, o Irã acrescentou um elemento de intriga política e venceu os EUA em 1998. Seu técnico croata, Dragan Skocic, fez a equipe, em 10 jogos na terceira fase de qualificação, marcar 15 gols e sofrer apenas quatro contra. Por fim, País de Gales se classificou depois e colocou ainda mais tempero, já que é mais um país de língua inglesa e sua relação com a Inglaterra é próxima, uma vez que até suas equipes jogam no futebol inglês.

Grupo C

Já a tabela Copa do Mundo 2022 do grupo C conta com a campeã da Copa América e da FinalíssimaArgentina, vice-líder das Eliminatórias Sul-Americanas e tem fortes chances de título. Principalmente porque pode ser a última Copa de Messi, o que pode dar um ânimo a mais para seu país.

A Argentina enfrentará um ex-técnico Gerardo Tata Martino, cujo experiente México encontrou uma classificação difícil, com apenas dois pontos conquistados em quatro jogos contra EUA e Canadá. A vitória da Polônia nos playoffs sobre a Suécia sugeriu que eles são muito mais do que apenas Robert Lewandowski e mais 10 outros.

Então, a Arábia Saudita é muito consistente sob o comando de Hervé Renard, o único técnico a vencer a Copa das Nações Africanas com dois países diferentes. Eles sofreram um único gol em seus 10 jogos da terceira fase da fase de grupos. Porém, é a equipe com menos chances de classificação.

Grupo D

A atual campeã mundial obviamente chega como uma das candidatas ao título. Contudo, a França pode esbarrar na teimosia de seu técnico, Didier Deschamps, que ja mostrou persistência na Euro e deu errado. Jalel Kadri substituiu Mondher Kebaier como treinador da Tunísia após a Copa das Nações e muitos de sua equipe têm experiência de jogar na França.

Mas a maior ameaça para a França na tabela Copa do Mundo 2022 virá da Dinamarca, que venceu nove de suas 10 eliminatórias e se transformou em um time progressivo e bem organizado com um espírito de equipe feroz forjado em parte após o colapso de Christian Eriksen em seu primeiro jogo na Euro 2020. Em conclusão, o grupo se completou com a Austrália, que passou pela repescagem e luta por fora por vaga.

Grupo E

Sem dúvida, o embate mais atraente da fase de grupos será entre os campeões de 2010 e 2014, EspanhaAlemanha. Depois de duas performances sombrias consecutivas na Copa do Mundo, há uma sensação de que a Espanha está crescendo novamente sob a batuta de Luis Enrique, já que ele introduziu um estilo mais direto.

Para a Alemanha, a última Copa do Mundo foi uma grande vergonha, a derrota para a Coreia do Sul resultou em uma eliminação na 1ª fase pela primeira vez em 80 anos. Então, Joachim Löw, que lutou para rejuvenescer sua equipe, provavelmente deveria ter saído na época, mas ficou para mais uma Euro: decepcionante. Desde que ele foi substituído por Hansi Flick, porém, a Alemanha se destacou.

O Japão, que tem uma vasta experiência europeia em seu elenco, pode se sentir um pouco infeliz com dois campeões mundiais na tabela Copa do Mundo 2022 no grupo E. Será um grupo difícil em sua sétima participação consecutiva em Copas do Mundo. Ademais, a Costa Rica se juntou ao grupo após passar na repescagem e corre por fora por uma classificação.

Grupo F

A tabela da Copa do Mundo 2022 no grupo F tem a geração de ouro belga já mais velha, mas uma Bélgica que se classificou invicta sem seu grupo. As maiores dúvidas estão na parte de trás, onde Jan Vertonghen e Toby Alderweireld terão uma idade combinada de 69 anos quando a Copa do Mundo começar.

Marrocos é o quarto time que Vahid Halilhodzic levou para a Copa do Mundo, mas esta é a terceira vez que o treinador perde o emprego antes da Copa. Dessa forma, a equipe é uma incógnita. Walid Regragui deixou o Wydad Casablanca e deve ser o substituto.

A Croácia beneficiou de um grupo de qualificação relativamente simples, mas os vice-campeões de 2018 continuam a ser perigosos enquanto Luka Modric desafiar a idade. A única aparição anterior do Canadá foi em 1986, mas este elenco é de um nível totalmente diferente, liderado por Alphonso Davies, do Bayern de Munique, e Jonathan David, do Lille, o clube foi o melhor das Eliminatórias da CONCACAF e promete surpreender.

Grupo G

No grupo do Brasil na tabela Copa do Mundo 2022, não há grandes problemas. Mas, apesar disso, duas seleções europeias estão no grupo, o que pode dar bastante trabalho. Inclusive, são seleções que o Brasil já enfrentou na classificação da Copa do Mundo de 2018, SérviaSuíça. São equipes complicadas, mas a Seleção Brasileira parece bem mais preparada. Já Camarões corre por fora por uma vaga como zebra do grupo.

Grupo H

Por fim, na tabela classificação Copa do Mundo 2022, este é talvez o grupo mais difícil de achar favoritos. Parece que há mais perguntas do que respostas sobre Portugal que, apesar de terminar atrás da Sérvia no grupo, se classificou confortavelmente, derrotando Turquia e Macedônia do Norte nos playoffs. Mas há dúvidas sobre a tática cautelosa de Fernando Santos e a melhor permutação de seu talento ofensivo.

Por outro lado, o Uruguai está ressurgindo, tendo vencido as quatro eliminatórias desde que Diego Alonso substituiu Óscar Tabárez, cujo reinado de 15 anos como técnico acabou perdendo força no ano passado. Em contrapartida, a Coreia do Sul classificou-se de forma convincente sob o comando do ex-técnico de Portugal, Paulo Bento, vencendo sete e empatando duas das 10 eliminatórias da terceira fase.

Gana foi desesperadamente ruim na Copa das Nações. Assim, liderou seu grupo de classificação graças apenas a um pênalti altamente discutível contra a África do Sul. Mas venceu a Nigéria no playoff por gols fora. Portanto, a chegada de Otto Addo, inicialmente como técnico interino, trouxe calma e determinação mesmo no caldeirão de Abuja.