Menu

Pelé x Maradona: Comparação de gols, títulos, estatísticas

Esses são os dois jogadores mais famosos do futebol mundial, e agora você conhecerá o resultado da disputa entre Pelé x Maradona. Veremos alguns numeros importantes com comparaçao de titulos, gols, numeros e muito mais nessa disputa saudável entre Pelé x Maradona.

Edson Arantes Do Nascimento, mais conhecido como “‘Pelé” e Diego Armando Maradona, conhecido como simplesmente “Maradona” são considerados dois dos melhores jogadores de futebol de toda a história, por isso não é de se estranhar que os torcedores sempre façam debates Pelé x Maradona para decidir quem era o melhor.

O ex-jogador brasileiro e a estrela do futebol argentino são conhecidos em todo o mundo por sua incrível habilidade em quadra com a bola, mas sempre houve dúvidas sobre quem leva o título de melhor jogador do mundo com mais titulos e gols.

Agora falaremos com vocês sobre as opiniões nas redes sobre Pelé x Maradona, onde revelaremos se Diego Armando Maradona conseguiu superar o jogador brasileiro ou se foi deixado para trás em campo e realmente o Pelé merece o título de grande Rei do Futebol no Brasil e no mundo.

Quem é o melhor jogador da história?

Edson Arantes do Nascimento (Pelé) e Diego Maradona têm sido os protagonistas de uma longa discussão e da qual é difícil chegar a um acordo a respeito de definir quem é o melhor. As duas lendárias estrelas do futebol enfrentam aspectos técnicos, qualidade, potência e força que os tornam os melhores jogadores da história no belo futebol.

É uma disputa interessante, já que ambos têm uma grande trajetória, o argentino tem o crédito de marcar o melhor gol da história: o marcado em 22 de junho de 1986, nas quartas de final da Copa do Mundo do México contra a poderosa Inglaterra.

Diego Armando Maradona é considerado melhor que Pelé segundo pesquisa realizada pela FIFA sobre o jogador do século, onde o camisa dez conquistou o primeiro lugar na referida competição com um total de 56,60% de preferência, enquanto Pelé obteve o segundo lugar com 18,53 %. Assim, Pelé x Maradona pelo público seria uma disputa do argentino, sem comparaçao.

Da mesma forma, nesta lista, Eusébio estava em terceiro lugar, Roberto Baggio em quarto, Romário em quinto, Marco Van Basten em sexto, Ronaldo em 7, Franz Beckenbauer em oitavo, Zinedine Zidane em nono e Rivaldo em décimo, e embora os brasileiros dominassem o Top 10, Maradona foi eleito o melhor de todos.

Por outro lado, o brasileiro foi o melhor em uma época em que havia jogadores de estatura e uma técnica maravilhosa como Garrincha, Rivelino e Tostão, e conseguiu a consolidação de um Santos que conquistou inúmeros títulos no campeonato brasileiro, além de para obter três Copas do Mundo com sua equipe.

Pelé demonstrou o respeito que nutria por Maradona quando soube de sua morte

Ao ler matérias sobre Pelé x Maradona, podia-se acreditar que os jogadores eram inimigos, porém isso nem chega perto da realidade, já que o brasileiro sempre teve um grande apreço por Maradona, e até declarou que é e sempre será muito melhor do que Messi.

Agora, pensando em número de gols, fica difícil defender o argentino. Claramente, nosso Rei Pelé é quem vence esta \’partida\’, já que marcou 1284 gols durante sua passagem pelo Santos, pela Seleção Brasileira e pelo New York Cosmos. Maradona, por sua vez, esteve presente nas redes adversárias em 346 ocasiões, porque o seu tempo era outro. Nesse sentido, a disputa Pelé x Maradona é claramente vencida pelo brasileiro, não tem nem comparaçao.

Por muitos anos, Edson Arantes do Nascimento foi indiscutivelmente considerado o melhor jogador de futebol que já pisou em campo. Seus gols, conquistas, a habilidade que desperdiçou em campo e sua liderança, faziam pensar que ninguém se igualaria ao trabalho do brasileiro. No entanto, aconteceu algo que pareceu dividir para sempre a opinião dos amantes do futebol em uma questão que, até agora, não tem uma resposta única e absoluta: Pelé x Maradona, quem é o melhor?

 

maradona-vs-pele

Pelé x Maradona em números

Se a comparação permanecer em aspectos puramente numéricos, o brasileiro continuaria indiscutivelmente o melhor da história. Seu domínio abrangeu três Copas do Mundo, nas quais ele não foi apenas um participante, mas um protagonista principal em cada competição.

Suécia 1958, Chile 1962 e México 1970 foram as justas da Copa do Mundo que testemunharam a lenda se tornando realidade. Os gols magníficos e os dribles incríveis que desenhou no gramado são lembrados hoje como joias históricas daqueles campeonatos.

Pouco mais de uma década depois, seria o momento de brilhar para Diego Armando Maradona. A Copa do Mundo de 1986 no México foi sua maior vitrine para o mundo. Todos já sabiam do que ele era capaz, mas ele precisava fazer isso se manifestar aos olhos de todo o planeta. A famosa “Mão de Deus” ou o “Gol do Século” contra a Inglaterra são imagens que o passar do tempo não apagou. A esperança do segundo título mundial da Argentina repousava sobre seus ombros e eles não se desiludiram. Assim como Pelé fez para o povo brasileiro, o estádio Azteca viu Maradona erguer o troféu mais cobiçado de todos os tempos no futebol.

Apesar disso, o reinado de Diego não durou mais. Ele perdeu a final na Itália em 1990 e deixou a competição dos Estados Unidos em 1994 de forma embaraçosa devido a um teste antidoping positivo. Fora do campo, as personalidades de um e de outro sempre foram opostas. Enquanto Pelé foi mais reservado em muitos aspectos, Maradona esteve no centro do furacão em diversas ocasiões devido a problemas com sua vida pessoal.

Conclusão: Pelé ou Maradona?

Sem dúvida, o planeta do futebol continuará por muito tempo dividido entre essas duas estrelas extraordinárias. Nem Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo chegaram tão perto daquele hall da fama especial de Pelé e Maradona e onde, no final, Edson Arantes do Nascimento continuará com os melhores argumentos para se considerar o maior da história entre os maiores craques do futebol.