Maiores artilheiros da Seleção Brasileira
Com a introdução do futebol no Brasil no começo do século XX, a Seleção Brasileira foi formada em 1914. Seu primeiro jogo foi contra o Exeter City, clube ainda existente da Inglaterra, no dia 21 de julho de 1914. Não há informações concretas sobre o resultado, com algumas fontes afirmando uma derrota do Brasil por 2 x 0 e outros um empate de 3 x 3.
Ao longo dos anos, o Brasil foi se firmando entre os melhores do futebol. Com diversos craques em sua história, é a única seleção a ser campeã da Copa do Mundo cinco vezes, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Além de ter conquistado a medalha de ouro em duas Olimpíadas, de 2016 e 2020.
O Rei Pelé é dado como o maior jogador que a Seleção Brasileira, assim como um dos maiores em todo mundo. No entanto, o Brasil é conhecido por ter diversos grandes jogadores. Garrincha, Carlos Alberto, Zico, Falcão, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Kaká são alguns dos nomes históricos da amarelinha.
Enquanto, atualmente, Neymar é considerado o principal jogador da Seleção Brasileira, com outros também começando a crescer. Rodrygo, Vinicius Jr. e Raphinha são alguns destes. Para o futuro, há expectativas em jogadores como Vitor Roque e Endrick, com o atual camisa 9 do Palmeiras tendo feito os seus dois primeiros gols.
Recentemente, o atual camisa 10 também, pelos cálculos da FIFA, se tornou o maior artilheiro do Brasil. No entanto, o assunto sobre os maiores artilheiros da Seleção Brasileira é um pouco controverso, com a FIFA e a CBF tendo números diferentes.
Para a FIFA, alguns dos jogos do passado, como os que o Brasil fez contra clubes, não contam. Enquanto a entidade brasileira mantém os gols destas partidas, o que adiciona 18 gols para Pelé, fazendo o Rei chegar a 95 tento em 113 jogos. Confira abaixo os maiores artilheiros conforme os dados da FIFA.
Maiores artilheiros da Seleção Brasileira
Fonte: RSSSF Brasil
Jornalista esportiva de 26 anos, com paixão pelo futebol. Redatora com passagens pelo Minha Torcida, Premier League Brasil e Futebol na Veia.