Menu

    De Arrascaeta: números em jogos oficiais

    Quais os números de Arrascaeta no futebol brasileiro?

    Números de De Arrascaeta em jogos oficiais por Cruzeiro e Flamengo – estatísticas total de gols, jogos e assistências:

    Início no Cruzeiro

    De Arrascaeta surgiu no radar do futebol brasileiro ao se destacar na Libertadores de 2014, edição na qual sua equipe, o Defensor do Uruguai, esteve no mesmo grupo do Cruzeiro na fase inicial da competição. Com duas assistências diante da equipe celeste – uma em cada encontro – De Arrascaeta, enfim, apresentava seu cartões de visitas. Assim, com apenas 18 anos à época, o meio-campista participou da campanha que levou sua equipe às semi-finais do torneio continental daquela edição, eliminado pelo Nacional do Paraguai. Imediatamente após isso, seu nome passaria a frequentar as especulações de reforços dos clubes braisleiros.

    Assim, em 2015, o meio-campista uruguaio foi anunciando como reforço do Cruzeiro já no início do ano. A princípio, De Arrascaeta encontrou uma equipe em reformulação, consequência de muitas saídas e vendas de jogadores integrantes das campanhas dos bem-sucedidos anos de 2013 e 2014. Em sua temporada de estreia, no entanto, não encontraria muitas facilidades. No primeiro semestre, a equipe não conseguiu chegar às finais do campeonato estadual e foi eliminada de forma traumática da Libertadores: após vencer o River Plate por 1×0, fora de casa, o Cruzeiro foi derrotado por 3×0 no Mineirão e deu adeus ao sonho do título, nas quartas de final. No Brasileirão, um oitavo lugar sem muito brilho. Dessa forma, o uruguaio encerraria sua primeira temporada no futebol brasileiro com 9 gols e 4 assistências em 43 jogos.

    Em 2016, novamente, o Cruzeiro enfrentaria uma temporada desafiadora. Desas vez, sem Libertadores no calendário, o primeiro semestre contaria, basicamente, com torneios menores: o estadual e o então recém-criado Torneio Sul-Minas-Rio. A equipe, no entanto, passaria longe de ter sucesso. No Mineiro, fora de decisão, ao ser eliminado pelo América nas semi-finais; no torneio da Primeira Liga, não foi além da primeira fase.

    2017 e 2018: enfim, glórias

    Nos anos seguintes, os números de De Arrascaeta, enfim, se refletiriam em conquistas coletivas. Em 2017, seus 11 gols e 6 assistências ajudaram a levar o Cruzeiro à sua quinta conquista de Copa do Brasil, tendo marcado, inclusive, o gol cruzeirense no empate por 1×1 na partida de ida. Já em 2018, foram 25 participações diretas: com 15 gols e 10 assistências no ano, o uruguaio teve participação decisiva na campanha do sexto título de Copa do Brasil da equipe celeste, tendo, inclusive, marcado o gol da vitória na partida de volta da final. Anteriormente naquele ano, o meio-campista já havia deixado sua marca decisiva ao anotar gols nos dois jogos da decisão do campeonato mineiro, competição da qual o Cruzeiro se sagrou campeão. Ao fim de sua passagem, os números de De Arrascaeta pelo Cruzeiro, em jogos oficiais, foram: 186 jogos, 49 gols e 37 assistências.

    2019: ano mágico no Flamengo

    Como consequência de boas atuações pelo Cruzeiro, De Arrascaeta desembarcou no Rio de Janeiro para defender o Flamengo, após longa negociação entre as diretorias. Inicialmente, o uruguaio levou algum tempo para se ganhar a posição, alternando titularidades e participações vindo do banco. Na conquista do título carioca, em apenas seis partidas o uruguaio disputou 90 minutos, de um total de 13 atuações.

    Posterioremente, com chega de Jorge Jesus para assumir o comando da equipe no lugar de Abel Braga, De Arrascaeta atingiria, enfim, sem nível máximo. Na campanha do título brasileiro, contribuiu com 13 gols e 14 assistências em 23 jogos. Por sua vez, na conquista da Libertadores, contribuiu com 1 gol e 3 assistências. Uma de suas assistências, no entanto, teria valor fundamental: foi do uruguaio o passe para o gol de Gabigol empatar a final diante do River Plate, na decisão do torneio. Logo após, o Flamengo viraria a partida e asseguraria o título. Ao fim de 2019, os números de De Arrascaeta foram arrasadores: 18 gols e 19 assistências, em 52 jogos oficiais (um total de 37 participações diretas).

     

     

     

    Os números de De Arrascaeta tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

    – VEJA TAMBÉM: