Libertadores: retrospecto completo de todas as participações de clubes brasileiros
Tabela com as campanhas acumuladas de todos os times brasileiros que já disputaram a Copa Libertadores (sem incluir bónus):
OBS: Para o cálculo do aproveitamento: vitórias valendo 2 pontos até 1994 e 3 pontos de 1995 em diante
Tabela ordenada por PONTOS CONQUISTADOS:
Fonte para pesquisa: ZeroZero.pt
Com 64 edições da Copa Libertadores finalizadas, o Brasil é o segundo país que mais vezes foi campeão da competição, ficando atrás da Argentina. Com 23 títulos e 18 vices, no entanto, os clubes brasileiros chegaram mais vezes na final. Os argentinos ficaram com a taça 25 vezes, indo para a decisão 38 vezes.
Campeões brasileiros da Libertadores
São 10 times brasileiros que já conseguiram ser campeão da competição mais importante da América do Sul. Veja abaixa um pouco sobre cada conquista:
São Paulo (três títulos)
Campeão em 1992, 1993 e 2005, o Tricolor Paulista foi o primeiro brasileiro a ter três títulos da Copa Libertadores. Em 1992, contra o Newell’s Old Boys, os times venceram um jogo cada, por 1 x 0, indo para os pênaltis, onde o brasileiro venceu por 3 x 2.
Já no ano seguinte, o São Paulo não teve dificuldade na final e derrotou o Universidad Católica por 5 x 1 no primeiro confronto. Em 2005, em uma decisão entre brasileiros, também acumulou cinco gols depois de aplicar uma goleada de 4 x 0 sobre o Athletico Paranaense, na segunda partida.
Santos (três títulos)
Primeiro campeão brasileiro da Copa Libertadores, o Santos ficou com o título pela primeira vez em 1962, apenas a terceira edição da competição. Naquele ano, derrotou o Peñarol, que era a única equipe a ter sido campeã até então. No ano seguinte, conquistou o bicampeonato, vencendo o Boca Juniors. Mas, só voltou a conquistar a América em 2011, quando ganhou de novo do Peñarol.
Grêmio (três títulos)
O Tricolor Gaúcho foi a terceira equipe brasileira a conquista três títulos da Copa Libertadores. A primeira foi em 1983, enfrentando o Peñarol na final, ficando 3 x 2 no agregado.
Em 1995, fez a decisão com o Atlético Nacional, tendo mais facilidade e assegurando o segundo título com 4 x 2 no agregado. Na sua última conquista continental, foi campeão em 2017, ao venceu o Lanús nas duas partidas.
Palmeiras (três títulos)
Também com três títulos, o Palmeiras ganhou pela primeira vez apenas em 1999. Nesta edição, fez a final com o Deportivo Cali e, depois de ficar 2 x 2 no agregado, venceu por 4 x 3 nos pênaltis. Só foi campeão de novo em 2020, quando enfrentou o Santos na decisão, derrotando o rival por 1 x 0. No ano seguinte, 2021, conquistou o bicampeonato, superando o Flamengo, por 2 x 1.
Flamengo (três títulos)
Em 1981, o Flamengo enfrentou o Cobreloa na final, com regras diferentes, houve um jogo de desempate, onde o Rubro-Negro foi campeão por 2 x 0, dois gols de Zico.
Mas o time passou um longo período sem levantar a taça de novo, o que só aconteceu em 2019, fazendo a final contra o River Plate, o Mengão venceu por 2 x 1. Na terceira vez, não demorou muito para ficar com o título e, em 2022, ganhou do Athletico Paranaense, por 1 x 0.
Cruzeiro (dois títulos)
Sem um título recente na competição, o Cruzeiro foi campeão pela primeira em 1976. Naquela edição, com uma final em três partidas, superou o River Plate e, no primeiro jogo, vencendo por 4 x 1, e no terceiro, por 3 x 2. Em 1997, foi campeão mais uma vez, depois de enfrentar o Sporting Cristal na final.
Internacional (dois títulos)
Campeão pela primeira vez somente em 2006, ao vencer o São Paulo, em mais uma final entre brasileiros. O Colorado ficou com o título pela segunda vez em 2010, ganhando do Chivas Guadalajara nas duas partidas.
Vasco da Gama (um título)
Em 1998, o Vasco da Gama conquistou seu primeiro e único título da Copa Libertadores. Na final, enfrentou o Barcelona de Guayaquil, vencendo por 2 x 0 e 2 x 1.
Corinthians (um título)
Outra equipe brasileira que só tem um título é o Corinthians, que ficou campeão em 2012. Naquela edição, o Timão conseguiu vencer o Boca Juniors nos dois jogos da final.
Atlético Mineiro (um título)
Logo após o Corinthians, o Atlético Mineiro levantou a taça da Copa Libertadores em 2013. Naquele ano, o Galo perdeu o primeiro jogo por 2 x 0, mas devolveu o resultado em casa. Nos pênaltis, conquistou o título ganhando por 4 x 3.
Fluminense (um título)
O último brasileiro a ser campeão foi o Fluminense. Em 2023, o Tricolor Carioca derrotou o Boca Juniors na final, dentro do Maracanã, e conseguiu conquistar a tão desejada taça.
Jornalista esportiva de 26 anos, com paixão pelo futebol. Redatora com passagens pelo Minha Torcida, Premier League Brasil e Futebol na Veia.