Menu

    Albertão – Flamengo-PI e River-PI

    Albertão

    Clube: Flamengo-PI e River-PI

    Inauguração: 1973

    Capacidade: 52.296

    Descrição e história do estádio

    O Estádio Governador Alberto Tavares Silva, conhecido popularmente como Albertão, é um estádio multiuso localizado em Teresina, capital do Piauí. Atualmente, é usado principalmente para jogos de futebol, sendo a casa do River Atlético Clube e do Esporte Clube Flamengo, clubes que fazem o tradicional derby de Teresina, o Rivengo.

    O estádio tem capacidade, atualmente, para 52.296. Ele é propriedade do governo do estado do Piauí e leva o nome de Alberto Tavares Silva, que foi governador do Piauí entre 1971 e 1975, ou seja, quando o estádio foi construído.

    O Albertão foi construído em 1973 e inaugurado em 26 de agosto do mesmo ano, com uma partida disputada entre Tiradentes-PI e Fluminense. O Albertão acabou sendo palco de uma tragédia no mesmo dia. De cinco a sete pessoas teriam morrido durante uma situação de pânico em massa, que ocorreu quando um espectador gritou que o estádio estava desabando. Na realidade, as vibrações sentidas pela torcida, antes disso, haviam sido causadas, supostamente, por uma aeronave voando baixo, próximo ao estádio. Embora o número de mortos varie em diferentes relatórios oficiais, é geralmente aceito que este foi um dos piores desastres da história dos estádios brasileiros. O jogo foi paralisado, e jogadores, funcionários e jornalistas ajudaram no socorro às vítimas.

    Apesar da situação extrema, com o desabamento de uma barra de proteção e a queda de dezenas de pessoas em um fosso, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) decidiu pela continuação da partida inaugural, que terminou em um empate sem gols. Julgou-se que o verdadeiro responsável pela tragédia foi quem gritou que o estádio estava desabando, mas essa pessoa nunca foi identificada.

    Até hoje, o resultado da tragédia é alvo de polêmicas que envolvem os depoimentos de testemunhas, incluindo muitos jornalistas, e acusações contra as autoridades da época. O Albertão foi construído no contexto da Ditadura Militar (1964-1985), como um entre diversos grandes estádios destinados a promover o futebol em regiões de menos destaque em competições a nível nacional. O Tiradentes-PI tinha ligação com a Polícia Militar do Estado do Piauí e havia sido fundado menos de 15 anos antes da inauguração do Albertão.

    Mesmo com o evento trágico no jogo inaugural, foram mantidos os festejos no Albertão. O primeiro gol do estádio foi marcado em 29 de agosto de 1973, pelo cruzeirense Dirceu Lopes, quando Tiradentes-PI e Cruzeiro empataram em 1 a 1.

    O recorde de público do estádio, atualmente, é de 60.271, estabelecido em 13 de março de 1983, quando o Flamengo venceu o Tiradentes-PI por 3 a 1.

    Desde o início da década de 1980, no entanto, o próprio Tiradentes-PI perdeu relevância no cenário local, e os tradicionais Flamengo-PI e River-PI consolidaram sua hegemonia no futebol piauiense.

    Como chegar ao Albertão

    O Albertão fica na região sul de Teresina, no bairro da Redenção, a cerca de 4km do centro da cidade e sem boas condições de transporte público disponíveis. Caso esteja no centro de Teresina, as melhores opções são, provavelmente, percorrer a distância a pé ou chamar um táxi/Uber para poupar suas pernas.

    Outra opção é ir de carro ao estádio, caso não seja uma partida especialmente movimentada. O trânsito até a região costuma ser tranquilo, mas você pode ter dificuldades na hora de estacionar.

    Endereço: Av. Industrial Gil Martins, Redenção, Teresina.

    Comer, beber e dormir perto do Albertão

    A região onde está localizado o Estádio Albertão não é muito interessante nem conta com muitas opções de restaurantes e bares, sendo predominantemente residencial e tomada por moradias populares.

    Se você estiver hospedado no centro (norte) da cidade, pode aproveitar para sair nos bairros de Fátima ou Jóquei, onde fica a maioria dos restaurantes e bairros de Teresina, o que torna a vida noturna dessas regiões bem mais interessante que o entorno do Albertão. O Jóquei é formado por edifícios residenciais e escritórios, além de estar próximo do Jockey Club do Piauí, de onde derivou seu nome. Nele, está localizado o Riverside Shopping, o primeiro de Teresina, e o Parque Ambiental Beira Rio, uma área de preservação do rio Poti. Já Fátima conta com o maior polo gastronômico da cidade: a Avenida Nossa Senhora de Fátima.

    Tanto no Jóquei quanto no Fátima, assim como no centro, que fica a sudoeste desses bairros, há mais opções de hotéis que nas redondezas do Albertão.

    Ingressos para jogos do Flamengo-PI e do River-PI

    Tanto o Flamengo quanto o River piauienses mandam poucos jogos no Albertão, devido às grandes dimensões do estádio. Portanto, você deve conferir com cuidado, antes de uma partida de um desses clubes, se ela será efetivamente disputada no Albertão. Isso costuma ocorrer quase apenas em decisões do campeonato local.

    Os ingressos para as partidas de ambos os clubes costumam ser colocados à venda na portaria do próprio Estádio Albertão, inclusive na hora das partidas, e na Banca do Joel, tradicional banca de revistas localizada no centro da cidade e conhecida por vender ingressos para os principais eventos realizados em Teresina.

    Espere pagar entre R$ 10 e R$ 20 por um ingresso para um setor padrão, em um jogo comum no estádio. Os ingressos dificilmente esgotam, devido à grande capacidade do estádio e à proporção modesta dos clubes locais. No entanto, caso você queira ir a uma partida de um clube maior, de outro Estado, isso pode ser diferente, já que elas costumam atrair um público muito maior.

    Links úteis

    Portalflapi.com.br – Site oficial do Flamengo-PI

    Riveratleticoclube.com.br – Site oficial do River-PI

    Siumobile.com.br – Informações sobre o sistema de transporte de Teresina