Menu

    Anfield Road – Estadio do Liverpool

    Anfield Road

    Clube: Liverpool FC

    Inauguração: 1884

    Capacidade: 53.394

    Descrição e história do estádio

    anfield-liverpool

    O estádio de Anfield, foi construído em 1884, como um empreendimento particular, e inicialmente alugado pelo Everton FC. A primeira partida disputada no local, em 28 de setembro de 1884, foi justamente entre o Everton e o Earlstown, tendo terminado com uma vitória por 5 a 0 do time da casa.

    O Everton mandou seus jogos em Anfield até 1991, quando teve uma disputa com o proprietário em relação ao aluguel. O clube acabou por se mudar para Goodison Park, onde está até hoje. Um ano depois, John Houlding, que havia negociado o aluguel do estádio para o Everton nos anos anteriores, decidiu fundar um novo clube para disputar as partidas no local. Com isso, surgiu o Liverpool, já na casa que se tornaria sua desde então. O primeiro jogo do Liverpool em Anfield foi uma partida amistosa com vitória por 7 a 1 sobre o Rotherham.

    O Anfield passou por diversas reformas e expansões nos anos seguintes, incluindo a construção de uma nova arquibancada, em 1895, e do famoso Spion Kop, uma década depois. Depois de algum tempo sem alterações, o Kop foi expandido, em 1928, passando a ser capaz de receber até 30 mil torcedores. Ainda com essa configuração, Anfield bateu seu recorde de público, em 1958, com 61.905 espectadores em uma partida contra o Wolverhampton Wanderers.

    Finalmente, entre 1963 e 1973, novas reformas foram realizadas, incluindo a demolição da antiga arquibancada principal e sua substituição por uma nova. Ainda assim, quando a Inglaterra sediou a Copa do Mundo de 1966, Anfield acabou não sediando nenhuma partida, com todos os jogos disputados em Liverpool tendo sido levados para Goodison Park.

    Nos anos 80, o Liverpool começou a colocar assentos em mais setores do estádio. Em 1982, foram erguidos os famosos Shankly Gates, com a inscrição que até hoje simboliza a relação do clube com sua torcida: “you’ll never walk alone” (você nunca andará sozinho).

    As últimas mudanças significativas foram realizadas nos anos 90. Essa foi uma década de grandes transformações no futebol inglês, após a tragédia de Hillsborough, em que 96 torcedores do Liverpool morreram. A federação inglesa e o poder público passaram a cobrar a modernização dos estádios, com medidas de segurança que incluíam a total ocupação dos espaços por assentos. O Liverpool seguiu esse caminho. Entre as mudanças realizadas em Anfield, nesse período, estão a reconstrução da arquibancada principal, a conversão do Kop em uma área toda com assentos e, em 1998, a construção de um segundo nível na arquibancada de Anfield Road.

    Durante a Euro 1996, disputada na Inglaterra, Anfield recebeu três jogos da fase de grupos e as quartas de final entre França e Holanda (empate em 0 a 0 e vitória da França nos pênaltis).

    Já houve projetos para a construção de outro estádio, devido à idade avançada de Anfield, mas eles nunca evoluíram. Na virada da década de 2000 para a de 2010, o clube chegou a obter uma licença para construir um novo estádio próximo ao Stanley Park, mas não levou o plano adiante por falta de recursos. Em vez disso, o clube acabou investindo novamente em Anfield. Entre 2015 e 2016, a arquibancada principal foi novamente reconstruída, e sua totalidade foi expandida em mais 8.500 lugares.

     

    Como chegar em Anfield

    Anfield fica a 3km ao norte do centro de Liverpool, na área que lhe dá o nome. O estádio está localizado a apenas 800 metros de distância do Goodison Park, casa de seu arquirrival Everton.

    Para quem chega de carro a norte da rodovia M57, o indicado é sair no cruzamento 4 em direção a Liverpool, pegando a A580. Depois, é só seguir mais 6km pela A580, em direção à cidade, passar pelo Walton Hall Park e virar à esquerda na Queens Drive (A5058). Após 800 metros, vire à direita para a Utting Avenue e continue até chegar ao estádio. Se vier do sul ou do leste de Liverpool, você deve se aproximar da cidade pela rodovia M62 e seguir para A5058 Queens Drive. Mantenha-se na A5058 por 5km e vire à esquerda na Utting Avenue. Então, é só seguir até ver Anfield à sua direita.

    É possível, também, chegar a Anfield pelo transporte público, apesar de o estádio não ser servido pela limitada rede de metrô da cidade. O ônibus 17 sai da estação de Queens Square, quase em frente à estação de trem de Lime Street, no centro de Liverpool. Outras alternativas são as linhas 26 e 27, que saem de Paradise Street, também no centro, e a linha 917, que parte de St. John’s Lane.

    Endereço: Anfield Road, Liverpool, L4 0TH.

     

    Comer, beber e dormir perto de Anfield

    O estádio de Anfield fica na região da qual herdou o nome, em Liverpool. A área de Anfield passou muitos anos em estado de abandono, mas tem se reerguido um pouco nos últimos anos. Ela é delimitada pelo Stanfield Park (depois do qual fica Goodison Park), de um lado, e por moradias geminadas, do outro lado. Há alguns bares no entorno do estádio, que costumam ficar lotados e são uma boa opção para beber antes do jogo.

    No centro de Liverpool, as opções são mais generosas, com grande oferta de bares e restaurantes. A vida noturna está concentrada principalmente a sul e a oeste da estação de Lime Street e no entorno da Albert Dock.

    Há diversos hotéis perto de Anfield, para quem deseja evitar deslocamentos longos em dia de partida. Exemplos tradicionais são o Soccer Suite, The Cabbage Hall Hotel e Hotelanfield, dos quais se pode ir a pé até Anfield e que costumam ser bem avaliados pelos hóspedes. Caso você pretenda ficar mais alguns dias em Liverpool, pode ser mais prático optar por um hotel próximo do centro da cidade, onde há ainda mais opções de coisas para fazer a uma grande oferta de hotéis.

     

    Ingressos para jogos do Liverpool

    Os ingressos para os jogos do Liverpool estão à venda apenas pela internet. O clube costuma vender todos os ingressos para os jogos da Premier League, e uma parte expressiva esgota antes mesmo de a temporada começar. No entanto, é possível conseguir ingressos para jogos menos populares. Nesse caso, o mais indicado é acompanhar a abertura de novas ofertas de ingressos e comprar os seus tão logo eles tenham sido colocados à venda.

    Para quem não é sócio, os preços dos podem variar de £37, em um assento no Kop, até £59 para um assento de nível inferior na arquibancada principal.

     

    Passeios em Anfield

    As visitas guiadas normais ao estádio incluem acesso ao museu do Liverpool FC e duram passeio cerca de uma hora. O clube também oferece passeios com mais atrativos – e mais caros. No entanto, durante a reconstrução da arquibancada principal, os tours estão limitados ao estande centenário e não incluem os vestiários e o túnel dos jogadores.

     

    As excursões acontecem todos os dias da semana, várias vezes ao dia, entre as 10h e as 15h30. Verifique online para obter uma programação e disponibilidade atualizadas. As reservas podem ser feitas online, no site do clube. Recomenda-se reservar o tour com antecedência. O passeio custa £20 para adultos.

    Links úteis

    Liverpoolfc.tv – Site oficial do Liverpool FC.

    Visitliverpool.com – Informações turísticas de Liverpool.

    Merseytravel.gov.uk – Informações sobre transporte público na área de Merseyside.