Menu

    Arena da Baixada – Clube Athletico Paranaense

    Clube: Clube Athletico Paranaense

    Inauguração: 1999

    Capacidade: 42.370

    Descrição e história do estádio

    A Arena da Baixada, cujo nome oficial é Estádio Joaquim Américo Guimarães, foi construída no final dos anos 1990, no lugar do antigo Estádio Joaquim Américo Guimarães do Athletico Paranaense. Na época, o estádio foi considerado um dos mais modernos da América Latina, tornando-se um referência para as arenas que surgiram em outras capitais brasileiras após a escolha do país como sede da Copa de 2014.

     

    A história do estádio, no entanto, remonta ao início do século XX. Em 1914, Joaquim Américo Guimarães, presidente do Internacional (clube que daria origem ao Club Athletico Paranaense), comandou a construção da Baixada da Água Verde. O Athletico surgiu dez anos depois e herdou o patrimônio do Internacional. Em 1934, o estádio foi rebatizado, oficialmente, com o nome do fundador do International Foot-Ball Club e responsável pela construção.

     

    Já a construção da Arena da Baixada, no mesmo local do antigo estádio, ocorreu entre 1997 e 1999. A Arena foi inaugurada oficialmente em 20 de junho de 1999, com uma partida entre o time da casa e o Cerro Porteño, que resultou em vitória do Athletico por 2 a 1. O primeiro gol do novo estádio foi marcado pelo atacante Lucas.

     

    O estádio tinha capacidade inicial para cerca de 30 mil espectadores e foi temporariamente renomeado para Kyocera Arena em meados de 2000, após um acordo de naming rights. Esse foi o primeiro contrato de naming rights de um estádio celebrado por um clube brasileiro.

     

    Em 2009, a Arena da Baixada foi escolhida como uma das sedes de jogo da Copa do Mundo de 2014 e, apesar de ter sido inaugurada apenas uma década antes, teve que passar por uma reforma completa para atender às exigências da FIFA. Entre outras adequações, houve uma série de melhorias nas instalações e a adição de fileiras de assentos extras paralelos ao campo. Isso resultou em um aumento de capacidade para 40 mil pessoas, o que possibilitou ao estádio receber quatro partidas da Copa do Mundo.

    As obras de começaram no final de 2011, mas diversos atrasos fizeram com que a reabertura, anteriormente prevista para o verão de 2013, tivesse de ser adiada para maio de 2014, apenas um mês antes do início da Copa do Mundo. Nesse período, o teto retrátil planejado para o estádio chegou a ser cancelado.

     

    Durante a Copa do Mundo de 2014, a Arena da Baixada recebeu quatro jogos da primeira fase de grupos.

     

    No final de 2014, a construção do telhado retrátil planejado foi retomada. Com a conclusão da obra, em 2015, a Arena da Baixada se tornou o primeiro estádio da América do Sul com um teto retrátil.

     

    Em 2016, o Athletico instalou um gramado sintético na Arena. Os principais motivos alegados para a mudança foram a forma do estádio, o clima de Curitiba e as condições do solo, com os quais o clube precisava investir em iluminação artificial para preservar as condições de um gramado normal de alto padrão.

     

    O estádio, totalmente revitalizado, recebeu jogos das decisões da Copa Sul-Americana de 2018 e da Copa de Brasil de 2019, vencidas pelo Athletico.

    Como chegar à Arena da Baixada

    A Arena da Baixada está localizada no centro da cidade de Curitiba. A caminhada da Praça Tiradentes, principal praça da cidade, até a Arena da Baixada, leva cerca de meia hora. O estádio fica a apenas 5 a 10 minutos caminhando ao sul da Avenida Sete de Setembro, uma das principais vias de Curitiba.

     

    O principal terminal de ônibus (e estação de trem) de Curitiba, com conexões frequentes para São Paulo, está localizado a cerca de 2,5 quilômetros a leste do estádio, a sudeste do centro da cidade.

     

    O ônibus 203, que passa pela Avenida Sete de Setembro, pode ser útil para chegar ao estádio partindo do centro. No geral, no entanto, você economiza pouco tempo ao preferir um ônibus, em comparação a uma caminhada. Pegar um táxi é, claro, ainda mais rápido.

     

    Endereço: Rua Buenos Aires 1260, Água Verde, Curitiba.

    Comer, beber e dormir perto da Arena da Baixada

    A Arena da Baixada está localizada em uma área residencial de classe média para alta, composta de edifícios baixos. Apesar disso, a Avenida Sete de Setembro, com seus prédios altos, está situada a uma curta caminhada do estádio.

     

    Há muitos restaurantes e opções de fast food no entorno da Avenida Sete de Setembro. Há  vida noturna mais intensa na área do Batel, a 20 minutos a pé a noroeste do estádio, ou no centro da cidade.

     

    Há um bom número de hotéis perto da Arena da Baixada, embora a maioria deles tenha diárias em faixas de preços mais elevadas. O Harbor Hotel Batel, o Mercure Curitiba Batel, o Four Points by Sheraton e o Slaviero Hotel  ficam a cerca de 15 minutos de caminhada da Arena, e são bem avaliados.

     

    Caso você esteja com um orçamento mais limitado, pode encontrar diversas alternativas mais baratas mais perto do centro de Curitiba. Nesse caso, como já foi dito, você ainda estará em uma localização vantajosa, devido à proximidade com a região da Arena da Baixada.

    Ingressos para jogos do Athletico Paranaense

    Os ingressos para as partidas do Athletico Paranaense em casa podem ser adquiridos online, em https://tickets.athletico.com.br. Estão à venda, também, nas bilheterias da Arena da Baixada. Os ingressos tendem a ser colocados à venda um dia antes dos jogos. Eles também estão disponíveis, normalmente, no estádio, antes do início das partidas.

     

    Espere pagar R$ 100 a R$ 150 por um ingresso, dependendo da posição do assento, do adversário e da importância do jogo. O clube costuma esgotar seus ingressos antes do dia da partida apenas em alguns jogos especialmente importantes, como finais de campeonato. No entanto, ao deixar para comprar o seu em cima da hora, pode acabar tendo como opções apenas os ingressos para setores mais caros.

    Links úteis

    Atleticoparanaense.com – Site oficial do Club Athletico Paranaense

    Urbs.curitiba.pr.gov.br – Informações sobre o transporte público em Curitiba