Coritiba retrospecto detalhado disputando a Libertadores
Retrospecto detalhado do Coritiba na Copa Libertadores:
Campanhas do Coritiba na Copa Libertadores
Copa Libertadores de 1986
Em 1985, o Coritiba foi campeão brasileiro, garantindo uma das duas vagas para o Brasil. Ficando no Grupo C, a equipe enfrentou o Barcelona de Guayaquil, Deportivo Quito, ambos do Equador, e o Bangu.
A competição funcionava de forma diferente, com os dois primeiros jogos do Coritiba sendo na casa dos equatorianos. Primeiro apenas empatou, por 1 x 1, com o Barcelona, mas foi derrotado pelo Deportivo Quito.
No Brasil, também ficou no empate de 1 x 1 com o Bangu, no Rio de Janeiro. Em Curitiba, conquistou as suas primeiras vitórias, de 3 x 1 contra o Deportivo Quito e de 2 x 0 contra o adversário brasileiro.
No entanto, na 4ª rodada, só empatou sem gol com o Barcelona. Com isso, terminou em 2º lugar, com sete pontos. Naquela época, apenas o 1º colocado se classificava para a próxima fase da competição.
Copa Libertadores de 2004
Para se classificar para a Liberta de 2004, foi o 5º colocado no Brasileirão de 2003. Ficou no Grupo I, com Olimpia, do Paraguai, Rosario Central, da Argentina, e Sporting Cristal, do Peru. Dessa vez, o Coxa terminou como na 3ª posição, com oito pontos.
Seu primeiro jogo foi em solo peruano, perdendo de 4 x 1. Como visitante, a equipe brasileira não teve sucesso, perdendo também para os argentinos por 2 x 0 e empatando com o Olimpia, por 1 x 1.
Em casa, conseguiu duas vitórias e um empate. Na 2ª rodada, só empatou com o time paraguaio, mais uma vez por 1 x 1. Mas venceu dos argentinos e dos peruanos, ambos por 2 x 0, contando com o apoio de sua torcida.
Nesta edição, apenas o líder avançava, enquanto os 2º colocados, apenas os cinco melhores se garantiam. Os outros quatro iriam para a repescagem e só dois seguiam em frente. Como o Coritiba terminou em 3º, não teve chance nessa disputa.
Jornalista esportiva de 26 anos, com paixão pelo futebol. Redatora com passagens pelo Minha Torcida, Premier League Brasil e Futebol na Veia.