Menu

    Etihad Stadium, Estadio do Manchester City

    Etihad Stadium

    Clube: Manchester City FC

    Inauguração: 2002

    Capacidade: 55.017

    Descrição e história do estádio

    etihad estadio

    O Etihad Stadium foi construído originalmente para receber os Jogos da Commonwealth de 2002, tendo recebido provas de atletismo e partidas de rugby durante o evento. Após os jogos, o estádio foi convertido em um estádio de futebol. Tornou-se, então, a casa do Manchester City, substituindo o histórico Maine Road. A mudança para a novo endereço ocorreu no início da temporada 2003-04.

    O estádio foi chamado inicialmente de City of Manchester Stadium, mas recebeu diversos outros nomes informalmente. Até hoje, é comum se referir ao próprio estádio e à sua localização como Eastlands. No entanto, desde 2011, ele tornou-se oficialmente Etihad Stadium, após um contrato de patrocínio firmado com a Etihad Airways.

    A primeira partida de futebol realizada no Etihad foi um amistoso entre Manchester City e Barcelona, que terminou com a vitória por 2 a 1 do time da casa, em 2003. O primeiro gol da história do novo estádio foi marcado por Nicolas Anelka. A primeira partida oficial foi realizada quatro dias depois. Pela Copa da UEFA, o City goleou por 5 a 0 o time irlandês The New Saints, e Trevor Sinclair marcou o primeiro gol oficial do Etihad. Em 2004, a seleção inglesa jogou pela primeira vez no estádio, em um amistoso com empate em 1 a 1 com o Japão.

    Em 2008, o Etihad foi sede da decisão da Copa da UEFA, entre o Zenit Saint Petersburg, da Rússia, e o Rangers, da Escócia, que terminou com o título do clube russo após uma vitória por 2 a 0.

    Desde que se mudou para o Etihad, o Manchester City passou a estudar a possibilidade de expandir o estádio, o que chegou a incluir um plano de elevação do teto e construção de um terceiro nível. No entanto, até hoje, adicionou apenas alguns níveis atrás das goleiras. Em 2014, a capacidade do estádio foi aumentada em 6.000 espectadores, após a expansão da arquibancada sul. Duas temporadas depois, a capacidade total passou dos 55.000 lugares, com a adição de três novas fileiras de cadeiras próximas ao gramado. O clube ainda estuda a possibilidade de aumentar a capacidade para cerca de 61.000 lugares, caso haja demanda, expandindo a arquibancada norte.

     

    Como chegar ao Etihad Stadium

    O Etihad Stadium fica ao leste de Manchester, a pouco mais de 2km de distância do centro da cidade e da estação de Piccadilly. A distância pode ser percorrida a pé, em menos de 30 minutos.

    Uma opção mais prática, no entanto, é pegar o metrô na Piccadilly ou em Market Street, ambas no centro da cidade, em direção a Droylsden. A viagem até a estação Etihad Campus, ao lado do Etihad Stadium, leva de 8 a 10 minutos. Outra alternativa é pegar um dos ônibus que partem da região central da cidade e passam pelo estádio, como as linhas 53, 54, 185, 186, 216, 217, 230, 231, 232, 233, 234, 235, 236, 237, X36 e X37. Na volta, os ônibus saem da Ashton New Road, ao lado da arquibancada sul.

    Quem chega a Manchester de carro, pela rodovia M60, deve pegar o cruzamento 22 ou 24 em sentido leste e seguir em direção ao centro da cidade. Depois, basta acompanhar a sinalização para chegar ao Etihad.

    Endereço: Etihad Stadium, SportCity, Manchester, M11 3FF.

     

    Comer, beber e dormir perto do Etihad Stadium

    A área ao redor do Etihad Stadium não tem muitas opções interessantes para comer e beber, com exceção de um ou outro pub.

    Como o estádio fica próximo ao centro da cidade, a melhor opção é ficar por lá antes de ir ao estádio para uma partida ou visita rápida. Depois, basta seguir caminhando ou de metro ao Etihad. Há opções de bares próximo à estação Piccadilly, de onde é possível chegar rapidamente ao Etihad. Próximo à Piccadilly também estão outras áreas interessante para sair e beber, como o Northern Quarters, Deansgate Locks (ao sul) e The Printworks (ao norte).

    Não há hotéis exatamente na região do Etihad, mas há diversos hotéis bons (e caros) perto da estação Piccadilly, como o Dakota Manchester, e um Ibis Budget a cerca de 10 minutos a pé do estádio. No centro, o Premier Inn e o Mercure são outras opções mais em conta, mas você pode encontrar hotéis de todos os níveis e preços.

     

    Ingressos para jogos do Manchester City

    Os ingressos para os jogos do City são vendidos no site do clube e pelo telefone +44 (0) 161 444 1894. Os ingressos costumam esgotar apenas nas partidas mais importantes. Em jogos mais “normais”, é possível obter ingressos com certa facilidade, até mesmo no dia da partida. Caso estejam esgotados nos canais oficiais, você ainda pode tentar obtê-los pelo Viagogo ou pelo Stubhub.

    Os preços dos ingressos variam entre £35 e £57, conforme o nível do adversário, a importância da partida e o setor do estádio. Para mais informações, é possível ligar para +44 (0) 161 444 1894 ou enviar um e-mail para [email protected].

     

    Passeios no Etihad Stadium

    O Manchester City oferece passeios guiados pelo Etihad Stadium, incluindo visitas ao vestiário, ao túnel dos jogadores e à sala de imprensa. Os passeios custam £25 para adultos, duram cerca de 90 minutos e são realizados em diversas línguas, inclusive em português.

    As excursões são realizadas todos os dias da semana, entre 10h30 e 15h30 (15h aos domingos e feriados). Em dias de jogos, os horários podem ser alterados e o passeio pode não incluir certas áreas do estádio, como o vestiário dos atletas e o túnel de acesso.

    Os ingressos podem ser reservados online ou pelo telefone +44 (0) 161 444 1894. Para mais informações, envie um e-mail para [email protected].

     

    Links úteis

    Mcfc.co.uk – Site oficial do Manchester City.

    Visitmanchester.com – Site oficial de turismo da Grande Manchester.

    TfGM.com – Informações sobre o transporte público de Manchester.