Menu

    Todos os gols de Maradona em jogos oficiais

    Todos os gols de Maradona em jogos oficiais

    Infográfico detalhado com todos os 345 gols oficiais de Maradona como profissional, atuando por clubes e pela Seleção principal da Argentina, em jogos oficiais. Os gráficos são interativos, portanto basta passar o mouse sobre os mesmos para informações mais detalhadas. Além desses 345, Maradona também marcou 8 pela Seleção Olímpica. Tais gols não estão listados/detalhados nesse post.

    Início

    Diego Armando Maradona iniciou sua carreira profissional atuando pelo Argentinos Juniors. Inicialmente, o jogador atuou por algum tempo nas categorias de base da equipe até, enfim, se juntar ao time principal. Posteriormente, ainda pelo Argentinos Juniors, acumularia três artilharias da Liga Metropolitana (1978, 1979 e 1980) e duas do Nacional, em 79 e 80. De todos os 345 gols oficiais de Maradona, 116 foram pelo Argentinos Juniors. Apesar de seu início arrasador, Maradona acabaria cortado da Copa do Mundo de 1978, ficando fora da lista final. Finalmente, em 1981, deixaria a equipe e passaria a jogar pelo Boca Juniors.

    Boca Juniors

    Pelo Boca Juniors, Maradona anotou 35 gols em jogos oficiais, ao longo de duas passagens. Imediatamente, em 1981, o grande futebol e os tentos anotados pelo Pibe D’ouro conduziriam a equipe ao título da Liga Metropolitana daquele ano. Sua primeira passagem pelo Boca, no entanto, não duraria muito. Posteriormente, em 1982, as grandes atuações do craque argentino acabariam por levá-lo a atuar pelo Barcelona.

    Posteriormente, após uma passagem breve e sem gols pelo Newell’s Old Boy, Maradona retornaria ao boca. Sua segunda passagem, já entre 1995 e 1998, no entanto, já se daria com o jogador em fim de carreira, em visível decadência física.

    Barcelona

    Finalmente, em 1982, Diego Maradona faria sua estreia no futebol europeu. Nas temporadas de 82/83 e 83/84, o meio-campista participou das conquistas da Copa do Rei, da Copa da Liga Espanhola e da Supercopa da Espanha, todas em 1983. Por fim, ao longo de sua passagem pelo clube catalão, Maradona marcou 38 gols em jogos oficiais.

    Napoli e Sevilla

    Após duas temporadas no futebol espanhol, Maradona, enfim, encontraria seu ápice no futebol. Dessa forma, entre as temporadas de 1984/85 e 1990/91, Diego fez história no clube de Nápoles, levando a equipe às conquistas das Ligas Italianas de 86/87 e 89/90. Cabe lembrar que, naquela época, o futebol na terra da Bota contava com poderosas equipes como a Juventus de Platini e o inesquecível Milan de craques como Maldini, Gullit, Van Basten. Entretanto, a lista de troféus de Maradona pelo Napoli não se restringiu às ligas nacionais: ainda na década de 80, Diego levaria sua equipe às conquistas da Copa da Itália 86/87, Liga Europa 88/89 e Supercopa da Itália 1990. Finalmente, no total de sua passagem pelo Napoli, Maradona acumulou 115 gols em jogos oficiais.

    Posteriormente, ainda no futebol europeu, o craque argentino viria a defender o Sevilla, em de 92/93. Em sua única temporada pela equipe, Diego anotou 7 gols em jogos oficiais.

    Seleção argentina

    Atuando pela Seleção da Argentina, Maradona escreveu sua história no futebol mundial e se tornou um verdadeiro herói nacional, um mito no coração de seu povo. Cortado da lista final da Copa do Mundo vencida em seu país em 1978, sua estreia em Copas do Mundo acabaria se dando em 1982, edição disputada no México. Em seu primeiro mundial, no entanto, Diego e a Argentina não conseguiram avançar além da segunda fase de grupos, ficando, assim, fora das semi-finais.

    Em 1986, entretanto, a história seria muito diferente. Com um Diego Maradona em estado mágico, a seleção argentina, viria a conquistar seu segundo título mundial. Na campanha rumo ao título, Diego contribuiu com 5 gols, sendo 2 deles nas quartas e 2 na semi. Por fim, a conquista do Mundial de 1986 acabaria também ficando marcada na história de Maradona por sua polêmica e heróica atuação diante da Inglaterra, nas quartas-de-final: após marcar um gol de mão no início do segundo tempo, o craque argentino enfileirou adversários e marcou o que é, para muitos, o gol mais bonito da história das copas. Finalmente, no total de sua passagem pela Seleção Argentina, Maradona anotou 34 jogos oficiais

     

    Fontes:  
    1) Márcio Sabino
    2) Sites de Napoli, Barcelona, Rsssf.com.