Menu

    Wembley Stadium, Estádio da inglaterra

    Wembley

    Clube: nenhum

    Inauguração: 2007

    Capacidade: 90.000

    Descrição e história do estádio

    wembley estadio

    O Estádio de Wembley, em Londres, é o segundo maior estádio da Europa, atrás apenas do Camp Nou. Público, é o campo de jogo padrão da seleção inglesa, além de receber anualmente as finais da Copa da Liga, da FA Cup e do Community Shield.

     

    O Estádio de Wembley atual substituiu o estádio antigo, de mesmo nome, que ocupava o local desde 1923 e era um dos mais emblemáticos do futebol mundial. Ele foi demolido em 2003 para a construção de seu substituto. A nova versão foi concluída em 2007, após mais de dois anos de atrasos nas obras.

     

    O novo Wembley foi inaugurado oficialmente em 19 de maio de 2007, com a final da FA Cup entre Chelsea e Manchester United (vitória dos Blues por 1 a 0), mas diversas partidas já haviam sido disputadas nele desde a sua conclusão dois meses antes.

     

    O novo estádio foi projetado pelas empresas de arquitetura Foster and Partners e Populous, seguindo os padrões mais modernos de construção de arenas. Motivo de muita polêmica, as suas obras teriam custado mais de £757 milhões. Grande parte desse dinheiro foi destinada à construção do gigantesco arco de 133 metros de altura e 315 metros de extensão, que se tornou característico do estádio. Ele comporta ainda um teto deslizante que cobre todos os assentos, fazendo de Wembley o maior estádio coberto do mundo

     

    Além de servir à seleção inglesa e receber as finais das copas locais, Wembley foi duas vezes sede da final da Liga dos Campeões, desde a sua inauguração. Em 2011, viu o título do Barcelona sobre o Manchester United (3 a 1). Apenas dois anos depois, foi a vez de receber a final entre o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, com título do Bayern após a vitória por 2 a 1.

     

    Como chegar ao Estádio de Wembley

    O Estádio de Wembley fica no noroeste da cidade de Londres, a 13km de King’s Cross St. Pancras, principal estação do London Underground, com ligação a dois importantes ramais ferroviários.

     

    O metrô é certamente a melhor opção para chegar ao estádio. A estação de Wembley Park, a apenas 5 minutos a pé do estádio, é atendida pelas linhas Jubilee e Metropolitan, e ambas chegam ao centro da cidade. O estádio também fica próximo (10 a 15 minutos caminhando) de Wembley Central, por onde passam a linha Bakerloo e o London Overground. Outra opção é pegar o trem partindo de London Marylebone. Com poucas paradas, a viagem até Wembley Stadium pode ser feita em até 8 minutos. Nesse caso, no entanto, só há trens a cada meia hora.

     

    Uma opção normalmente mais barata (e demorada), também há ônibus que fazem o projeto. As linhas 18, 83, 92 e 224, especificamente, conectam Wembley à região central de Londres.

     

    Andar de carro dentro de Londres não é muito aconselhável, principalmente para uma distância tão longa (se você já não estiver na região de Wembley). Além disso, é difícil estacionar no local em dias de eventos. Caso você queira visitar o estádio de carro em um dia mais tranquilo, pode chegar até ele pela A406. As saídas em direção ao estádio são sinalizadas por toda a extensão da circular. Partindo do centro de Londres, é possível chegar ao estádio pela Harrow Road (A404), na direção noroeste, e pegando a A40 na altura da estação de Paddington. Depois, é só seguir a sinalização.

     

    Endereço: Wembley, Londres HA9 0WS.

     

    Comer, beber e dormir perto de Wembley

    O Estádio de Wembley fica em uma área residencial tranquila. Há bares e restaurantes próximos à estação de Wembley Park, que costumam lotar em dias de jogos. Próximo ao estádio, há hotéis das redes Ibis, Holiday Inn e Hilton, e alternativas mais singulares, nas mais variadas faixas de preço.

     

    Se você não se importa de pegar o metrô lotado, o melhor pode ser ficar em outra área da cidade, mais central e com mais opções e bares e restaurantes. Como a grande cobertura do metrô londrino, é possível encontrar um bom hotel próximo a linhas como a Metropolitan ou a Jubilee, e ter uma viagem rápida e prática, mesmo que você esteja dormindo a uns bons quilômetros de Wembley. Caso você esteja de carro na cidade, essa também pode ser uma saída para facilitar sua vida na hora de estacionar.

     

    Ingressos para jogos da seleção inglesa

    Os ingressos para os jogos da seleção inglesa são vendidos no site da FA, a federação local, e também pelo telefone +44 (0) 844 847 2010.

     

    Se você pretende comparecer a outro evento em Wembley, terá que pesquisar quem são os responsáveis pela venda de ingressos e em quais canais é possível adquirir o seu. Para as finais das copas inglesas, por exemplo, quem vende os ingressos são os próprios clubes e seus representantes. No caso de outros eventos, como partidas de outras seleções (o Brasil é um mandante frequente de jogos em Wembley), outros eventos esportivos ou atrações musicais, empresas especializadas, como a Ticketmaster, costumam ser as responsáveis por vender os ingressos.

     

    Passeios em Wembley

    O Estádio de Wembley oferece passeios guiados pelos vestiários, sala de imprensa, túnel para jogadores e camarote real – reservado para os membros da Família Real. Os tours duram cerca de 75 minutos e podem ser reservados online, na página do Wembley, ou pelo telefone +44 (0) 844 800 2755. O passeio custa £22 para adultos e £15 para crianças e outras categorias especiais.

     

    As visitam ocorrem todos os dias da semana, iniciando sempre às 10h e terminando em horários variados, dependendo da época do ano:

     

    De outubro a março: 10h-15h

    De abril a julho e em setembro: 10h-16h

    Em agosto: 10h-17h

     

    Para mais informações, envie um e-mail para [email protected].

     

    Links úteis

    Wembleystadium.com – Site oficial do Estádio de Wembley.

    Visitlondon.com – Guia oficial da cidade de Londres.

    Tfl.gov.uk – Site do metrô de Londres e outros transportes públicos de Londres.

    Journeyplanner.org – Itinerários e informações de transporte na região de Londres.

    Nationalrail.co.uk – Horários e tarifas de trens.