Menu

    Arena Corinthians – SC Corinthians

    Clube: SC Corinthians

    Inauguração: 2014

    Capacidade: 48.000

    Descrição e história do estádio

    A Arena Corinthians, também conhecida como Arena de Itaquera ou, simplesmente, Itaquerão, foi construída para servir como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, além de dotar o Corinthians de uma casa própria após décadas de ensaios nesse sentido pelo tradicional clube paulistano.

     

    As obras começaram em maio de 2011 e sua conclusão estava planejada para dezembro de 2013. No entanto, um incidente no qual um guindaste e parte da estrutura do telhado desabaram, matando dois trabalhadores, fez com que a abertura fosse adiada para maio de 2014. Ou seja, o estádio acabou concluído poucos meses antes do início da Copa do Mundo.

     

    A Arena Corinthians foi inaugurada oficialmente no dia 18 de maio de 2014, com um jogo do Campeonato Brasileiro, entre Corinthians e Figueirense. Ironicamente, o time da casa acabou derrotado por 1 a 0 pelo rival catarinense. Antes, o Corinthians já havia disputado uma partida do campeonato no estádio, mas com lotação reduzida, como um evento-teste para a inauguração.

    A Arena Corinthians tem capacidade para 48 mil espectadores, mas, para fins de Copa do Mundo foram adicionados mais 20 mil lugares em suas duas pontas. Os lugares extra foram adicionados como arquibancadas modulares. O clube refletiu que manter uma capacidade tão grande não representaria um bom custo-benefício para jogos “normais”. No entanto, as exigências de capacidade de um estádio da FIFA são maiores quando se trata da sede de um jogo de abertura de Copa do Mundo, como era o caso da Arena Corinthians.

     

    Durante a Copa do Mundo, o estádio sediou a partida de abertura, entre Brasil e Croácia (vitória brasileira por 3 a 1), e outras três partidas da primeira fase. Recebeu, ainda, uma partida das oitavas de final, entre Argentina e Suíça (1 a 0), e a semifinal entre Argentina e Holanda (0 a 0 no tempo normal e classificação argentina nos pênaltis).

     

    Após a Copa do Mundo, a Arena se tornou a nova casa do Corinthians. Esse foi um momento importante para o clube, já que, por décadas, o clube alugou o  Estádio do Pacaembu, que pertence ao município, para mandar seus jogos. Em muitas ocasiões, o clube também recorreu ao Morumbi, que é a casa do seu rival São Paulo e tem uma maior capacidade de público.

     

    Desde a inauguração da Arena Corinthians, o clube comemorou no estádio os títulos do Campeonato Brasileiro de 2015 e de 2017, além de títulos do Campeonato Paulista. Atualmente, o clube negocia um contrato de patrocínio envolvendo os naming rights do estádio.

    Como chegar à Arena Corinthians

    A Arena Corinthians está localizada na zona leste da cidade de São Paulo, mais especificamente na região de Itaquera, a cerca de 18km do centro da cidade, o que levou o estádio a ser apelidado de Arena Itaquera ou, simplesmente, Itaquerão.

     

    A viagem ao estádio ocorre, principalmente, pela  linha 3 vermelha do metrô, que pode ser acessada no centro da cidade, nas estações Sé ou República, ou ainda por conexões com outras linhas a partir de outras áreas de São Paulo. Desça na estação Corinthians-Itaquera, que fica bem ao lado da arena.

     

    Endereço: Av. Miguel Inácio Curi 111, Itaquera, São Paulo.

    Comer, beber e dormir perto da Arena Corinthians

    A Arena Corinthians está localizada na área perifé de Itaquera, que o município de São Paulo espera receber um impulso de regeneração com a construção da nova arena. Em frente à estação Corinthians-Itaquera, fica o shopping Metrô Itaquera, que tem uma praça de alimentação e um número razoável de restaurantes (fast food). Fora a opção pelo shopping, a maioria dos visitantes preferirá comer e beber em uma das áreas abastadas a oeste do centro da cidade. Caso você queira aproveitar para conhecer o clima de uma partida do Corinthians, no entanto, pode preferir chegar antes do seu início e aproveitar para comer e beber nas barracas montadas especialmente nessa ocasião.

     

    Não há hotéis perto da Arena Corinthians, mas nem é preciso dizer que São Paulo tem muitas alternativas. A maioria das opções mais sofisticadas estão nas áreas a oeste do centro da cidade, nos Jardins (em volta da Avenida Paulista), na Vila Olímpia ou no Itaim Bibi. O centro da cidade é um pouco mais barato, mas tem menos atividades interessantes à noite e pode ser um pouco inseguro.

    Ingressos para jogos do Corinthians

    Os ingressos para os jogos do Corinthians podem ser comprados online, nas bilheterias da Arena Corinthians ou em qualquer um dos outros pontos de venda, que podem depender da partida, mas costumam incluir as lojas do clube (Poderoso Timão) no Shopping D, ao norte do centro de São Paulo, no Shopping Tietê Plaza, na Zona Noroeste da cidade, e na Rua Augusta, próximo à Avenida Paulista.

     

    O preço dos ingressos depende do oponente, mas espere pagar algo entre R$ 100, por um assento de categoria superior na arquibancada oeste, a R$ 250, por um assento de categoria inferior na arquibancada leste. Os ingressos para as arquibancadas atrás das goleiras não costumam ser vendidos para o público em geral.

    Passeios na Arena Corinthians

     

    Os tours guiados pela Arena Corinthians incluem visitas à sala de imprensa, ao vestiário principal, à zona mista e ao gramado da Arena, entre outras áreas de interesse.

     

    O ingressos para os passeios podem ser comprados online, no site do clube: https://tour.arenacorinthians.com.br/. Na ocasião, você pode escolher o dia e o horário que preferir e tem direito a desconto de 50% se for estudante, idoso, professor ou deficiente físico. Além dessas categorias, os moradores da Zona Leste de São Paulo também têm desconto de 50% no preço do tour pelo estádio, o que reflete a origem do Corinthians nas classes mais populares.

     

    Em caso de dúvidas, você pode falar com a Central de Atendimento pelo número (11) 3152-4077 ou pelo e-mail: [email protected].

    Links úteis

    Corinthians.com.br – Site oficial do Corinthians

    Cidadedesaopaulo.com – Site oficial de turismo da cidade de São Paulo

    Metro.sp.gov.br – Informações do sistema de transporte de São Paulo