Menu

    Arena Fonte Nova – EC Bahia

    Clubes: EC Bahia

    Inauguração: 2013

    Capacidade: 47.907

    Descrição e história do estádio

    A Arena Fonte Nova, que hoje é chamada de Itaipava Arena Fonte Nova por motivos de patrocínio, foi construída para servir como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Ela pertence ao Estado da Bahia e é administrada atualmente pela Fonte Nova Negócios e Participações S.A em regime de concessão. Serve como casa para o EC Bahia, além de receber alguns jogos mais importantes do seu tradicional rival, o Vitória.

     

    A Arena Fonte Nova substituiu a antiga Fonte Nova, estádio que existia no mesmo local e havia sido a casa do Bahia desde 1951. Por isso, a arena foi concebida de forma a assemelhar-se ao antigo estádio, com uma de suas pontas em aberto para permitir a vista do lago adjacente ao estádio.

     

    Quando o Brasil foi escolhido como uma das sedes da Copa de 2014, ficou claro que Salvador seria uma das cidades a receber jogos do torneio. Naquele momento, a cidade tinha, além da antiga Fonte Nova, o estádio do Vitória, o Barradão. Ambos, no entanto, estavam longe de atender aos requisitos da FIFA. O desabamento de parte da arquibancada da Fonte Nova, em 2007, que levou à morte de sete pessoas e deixou dezenas de feridos, acabou sendo o argumento decisivo em favor de sua demolição e da construção de um novo estádio.

    A Fonte Nova foi demolida em 2010, e a construção do novo estádio, no mesmo local, foi iniciada logo depois, tendo demorado cerca de dois anos e meio. A arena foi concluída no início de 2013 e inaugurada oficialmente no dia 5 de abril de 2013, em uma cerimônia com a presença de autoridades locais e federais. O primeiro jogo, um amistoso entre os rivais locais Bahia e Vitória, foi disputado dois dias depois. Na ocasião, o Vitória venceu o Bahia por 5 a 1, e 37.410 pessoas lotaram as arquibancadas do novo estádio. A renda do jogo ficou próxima aos 2 milhões de reais, batendo o recorde de um evento esportivo realizado na Bahia, até então.

     

    Durante a  Copa do Mundo de 2014, a Arena Fonte Nova recebeu seis partidas, incluindo quatro jogos da primeira fase, a vitória da Bélgica sobre os EUA nas oitavas de final (2 a 1) e a partida das quartas de final entre Holanda e Costa Rica (empate em 0 a 0 no tempo normal e classificação holandesa nos pênaltis).

     

    Foi, ainda, uma das seis sedes de jogos da Copa das Confederações de 2013, recebendo dois jogos da fase de grupos (um deles, a vitória por 4 a 2 do Brasil sobre a Itália) a decisão do terceiro lugar, entre Uruguai e Itália (vitória dos italianos nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal).

     

    Nas Olímpiadas de 2016, o estádio recebeu oito jogos do futebol masculino, incluindo uma partida das oitavas de final e uma das quartas de final, e três partidas do torneio feminino, incluindo uma das quartas de final. Finalmente, na Copa América de 2019, a Arena Fonte Nova foi sede de quatro jogos, incluindo uma partida das quartas de final.

     

    O estádio tem capacidade oficial, atualmente, para 47.907 pessoas. Suas cadeiras estão distribuídas em três níveis de arquibancadas, com todos os assentos cobertos. Há, ainda, 2 mil vagas de estacionamento.

    Como chegar à Arena Fonte Nova

    A Itaipava Arena Fonte Nova está localizada no extremo leste do centro histórico de Salvador. Portanto, pode ser percorrida a pé da maioria dos pontos centrais e turísticos da cidade.

     

    Caso você esteja chegando de outra região, as principais vias de acesso para o estádio são as Avenidas Bonocô e Vasco da Gama. Você também pode chegar ao estádio pelo bairro de Nazaré e pela Ladeira dos Galés, no bairro de Brotas. Nesse caso, a melhor opção ir de Uber ou táxi.

     

    Endereço: Arena Fonte Nova, Salvador, Bahia.

    Comer, beber e dormir perto da Arena Fonte Nova

    A Arena Fonte Nova está localizada bem no limite do pitoresco centro histórico de Salvador (Pelourinho), que tem a vantagem de estar repleta de bares e restaurantes. Isso significa, também, que você tem uma ampla oferta de hotéis, incluindo opções mais baratas, nas proximidades da Arena. No entanto, você deve ter cuidado ao circular por algumas partes da região central de Salvador, que tendem a ser menos seguras, inclusive durante o dia.

     

    Para aqueles que preferem ficar em uma alternativa mais sofisticada, os subúrbios abastados da cidade, a leste, oferecem muitas opções, inclusive próximo às diversas praias urbanas de Salvador. No entanto, você deverá ter em mente que a Arena Fonte Nova fica a uma distância entre 7km e 10km desta região.

     

    Por fim, quem quer aproveitar mais a vida noturna de Salvador pode preferir um lugar para dormir na região do Rio Vermelho, que fica a sul do centro da cidade, a cerca de ​​5km da arena.

    Ingressos para jogos do Bahia

    Os ingressos para os jogos da Bahia podem ser adquiridos online, no site da clube: https://www.esporteclubebahia.com.br/category/ingressos/. São colocados à venda, também, nas bilheterias da Arena Fonte Nova, nas diferentes sedes do clube e nos estandes da Ticketmix do Shopping da Bahia e do Shopping Salvador.

     

    Os ingressos também são colocados à venda na Arena Fonte Nova, no dia da partida, já que dificilmente esgotam.

     

    Os preços dos ingressos podem depender do adversário, mas normalmente começam em R$ 40 para um assento atrás da goleira e vão até cerca de R$ 60 para uma cadeira central. Caso você queira algo em um padrão acima disso, pode comprar cadeiras especiais a um preço bem mais salgado.

     

    A Arena Fonte Nova também é usada ocasionalmente pelo time adversário do EC Vitória, que normalmente joga no Barradão, mas vai para a arena para suas partidas mais importantes, nas quais pode receber um público maior.

    Links úteis

    Esporteclubebahia.com.br – Site oficial do EC Bahia.

    Itaipavafontenova.com.br – Site oficial da Arena Fonte Nova.