Menu

    Arena Pantanal – Cuiabá EC

    Clube: Cuiabá EC

    Inauguração: 2014

    Capacidade: 44.097

    Descrição e história do estádio

    A Arena Pantanal foi construída especialmente para servir como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Com isso, ela substituiu o antigo Estádio José Fragelli (popularmente conhecido como Verdão), que era o principal estádio de futebol da cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso.

     

    O Verdão foi demolido em 2010 e as obras no novo estádio começaram ainda naquele ano, já com a confirmação de Cuiabá como a sede dos jogos da Copa destinados à região Centro-Oeste do Brasil (sem contar o Distrito Federal). Pouco depois, foi dado início às obras do novo estádio. No entanto, diversos contratempos atrasaram a conclusão do estádio, e ele acabou sendo concluído apenas um mês antes do início da Copa do Mundo.

     

    Uma das principais causas do atraso foi um incêndio, ocorrido em outubro de 2013, em painéis isolantes de poliestireno do estádio. Embora ninguém tenha se ferido, o incêndio ocorreu apenas um dia após o governador do Mato Grosso avisar que as obras estavam atrasadas e poderiam não ser terminadas a tempo da Copa do Mundo.

    A Arena Pantanal sediou pela primeira vez uma partida de futebol em 2 de abril de 2014, quando Mixto e Santos se enfrentaram pela Copa do Brasil (empate em 0 a 0). No entanto, apenas a camada inferior estava em uso nessa partida, pois os trabalhos continuavam nas camadas superiores. Nessa época, ainda faltava instalar 5.000 lugares no estádio.

     

    Durante a  Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal sediou um total de quatro partidas da primeira fase do grupo.

     

    Após a Copa do Mundo, planejava-se reduzir a capacidade novamente para 28 mil lugares, com a desmontagem das partes superiores de ambas as extremidades, mas essas obras nunca foram executadas. Uma das principais preocupações dos gestores era o público médio baixo no estádio, apesar de a Arena Pantanal ter recebido muitos jogos pelas quatro divisões do Campeonato Brasileiro, pela Copa do Brasil e por competições locais.

     

    Após a Copa do Mundo, o estádio se tornou a casa do Cuiabá e de alguns clubes locais menores, incluindo Mixto e Dom Bosco. Em algumas oportunidades, também recebe partidas do Luverdense, da Série B, apesar de a equipe ter sua sede na cidade de Lucas do Rio Verde.

     

    Durante os Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Rio de Janeiro, a Arena Pantanal foi um dos locais escolhidos como sub-sede, para os treinamentos das equipes. No entanto, acabou não sendo escolhida por nenhuma delegação.

     

    A sub-utilização da Arena, devido à falta de tradição das equipes locais, tem sido apontada como um problema após a Copa do Mundo – e algo que se repetiu em outras sedes da Copa de 2014, como a Arena da Amazônia, a Arena das Dunas e o Estádio Nacional de Brasília.

     

    Uma das saídas tentadas pelos governos desses Estados, para lidar com o prejuízo causado pela cara manutenção desses estádios, tem sido a tentativa de atrair partidas de clubes grandes de outros estados. No entanto, a própria CBF tem sido um entrave nesse sentido, desde que proibiu a disputa de partidas oficiais fora dos Estados onde os clubes estão situados.

     

    Com o sucesso recente do Cuiabá a nível regional, espera-se que o público local frequente mais o estádio. O jovem clube, fundado neste século, foi bicampeão da Copa Verde, em 2015 e 2019, e disputou sua primeira edição da Série B em 2019. A torcida do clube ainda é modesta, devido à sua pouca idade, e não deve ser capaz de gerar público suficiente para lotar a Arena Pantanal de forma consistente por algum tempo.

     

    Apesar disso, o clube detém o recorde atual de público do estádio. Em 2018, 41.311 pessoas lotaram o estádio para assistir à derrota do Cuiabá para o Operário-PR por 1 a 0, pela decisão do título da Série C. Na ocasião, mesmo perdendo o jogo e o título, o clube local já havia sido promovido para a Série B.

    Como chegar à Arena Pantanal

    A Arena Pantanal está localizada a cerca de 3 quilômetros a leste da Praça da República, no centro de Cuiabá. Isso significa que você pode simplesmente caminhar até o estádio, partindo do centro, se tiver disposição para isso. Afinal, a região do bairro Popular, que abriga a maioria dos restaurantes e a vida noturna da cidade, está ainda mais perto da Arena.

     

    No entanto, pegar um táxi ou um Uber será uma opção provavelmente ainda mais conveniente. E sempre há a opção de perguntar informações sobre linhas de ônibus na região central da cidade.

     

    Endereço: Arena Pantanal, Cuiabá.

    Comer, beber e dormir perto da Arena Pantanal

    A Arena Pantanal está localizada em um bairro residencial tranquilo, com pouco espaço para comer e beber, o que é melhor feito na área do bairro Popular, perto do centro de Cuiabá e a uma distância curta da própria Arena.

     

    Não há hotéis nas imediações do estádio, mas há muitas opções no centro de Cuiabá e em seus arredores, em todas as faixas de preço e níveis de sofisticação.

    Ingressos para jogos do Cuiabá

    Os ingressos para os jogos do Cuiabá podem ser adquiridos online, pelo Ticket Hub e na loja do clube localizada no Shopping Estação, a cerca de 1km ao norte da Arena Pantanal. Há, também, alguns outros poucos pontos de venda, mas nenhum deles fica próximo à região central de Cuiabá.

     

    Os ingressos também costuma  estar disponíveis no estádio, antes da partida. O Cuiabá raramente esgota os ingressos para suas partidas – afinal, trata-se de um clube de tamanho modesto (tendo subido recentemente para a Série B) e manda os seus jogos em uma arena de grandes proporções. Muitas vezes, devido a isso, apenas algumas partes do estádio ficam abertas.

     

    Os preços dos ingressos dependem do adversário, mas espera-se pagar R$ 20 em uma partida padrão. A exceção fica para jogos de clubes mais populares, de outros estados, o que não tem ocorrido por proibição da CBF.

    Links úteis

    Cuiabaesporteclube.com.br – Página oficial do Cuiabá EC