Menu

Aubameyang – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Aubameyang - números

Aubameyang – estatísticas

 OBS: os números de Aubameyang (partidas, gols e assistências) foram obtidos
através de sites como ogol.com.br, transfermarkt.com, dbfutbol e soccerway.com

Início de carreira, empréstimos e consolidação

Pierre-Emerick Emiliano François Aubameyang nasceu na França no dia 18 de junho de 1989. Filho do gabonês Pierre-François Aubameyang, o atleta decidiu defender a Seleção Gabonesa.

O jogador iniciou sua carreira na Itália, pelo Milan. No entanto, nunca jogou pela tradicional equipe italiana. Entre 2008 e 2011 passou por DijonMonacoLille, todos da França.  No período, foram 86 jogos com apenas 14 gols marcados.

Depois, foi contratado pelo Saint-Étienne, onde ficou entre 2010/11 e 2012/13. Durante esse período, se destacou e marcou 41 gols em 97 partidas, resultando uma média de 0,42 gols por jogo. Com o bom desempenho na França, foi vendido à Alemanha.

Borussia Dortmund comprou Aubameyang por 13 milhões de euros. Defendeu as cores amarela e preta por quatro temporadas e meia e, finalmente, se consolidou. O atacante jogou 213 partidas e marcou 141 gols. A média foi de 0,66 gols por jogo.

Ida à Premier League, passagem pela Espanha e retorno

Na metade da temporada de 2017/18, o Arsenal desembolsou a bagatela de 63.75 milhões de euros, segundo o Transfermarkt, para contar com o gabonês. Aubameyang esteve defendendo os Gunners durante mais quatro temporadas e meia.

Em seu período na Inglaterra, continuou fazendo muitos gols e teve uma média de 0,56 gols por jogo: foram 163 partidas e 92 tentos. No entanto, o jogador chegou a um acordo com o clube para rescindir o contrato. Assim, assinou com o Barcelona.

Porém, o centroavante teve uma passagem bem curta pela equipe catalã: foi apenas uma temporada e 24 jogos. Mesmo assim, marcou 13 gols, deu uma assistência e deixou uma boa impressão pela Espanha.

No fim de 2022, o Chelsea pagou 12 milhões de euros para contar com Aubameyang. No início da temporada 2022/23, o atacante gabonês jogou 15 jogos, marcou três gols e deu duas assistências.