Menu

    Beira-Rio – SC Internacional

    Clube: SC Internacional

    Inauguração: 1969

    Capacidade: 50.842

    Descrição e história do estádio

    O Estádio Beira-Rio foi construído ao longo da década de 1960, quando o Estádio dos Eucaliptos já se mostrava pequeno demais para a torcida do Internacional. Na época, o clube já dividia as paixões dos torcedores de Porto Alegre com seu tradicional rival, o Grêmio, que havia construído o Estádio Olímpico na década anterior.

     

    Em 1956, a prefeitura de Porto Alegre doou ao clube um terreno às margens do rio Guaíba, que foi drenado antes do início da construção. Na prática, boa parte da área utilizada pelo Inter para construir o complexo do Beira-Rio, incluindo campos de treinamento e dependências do estádio, estava sob a água no momento em que o clube recebeu a sua doação.

     

    As obras começaram ainda em 1959, mas, devido à falta de recursos, o Internacional dependeu fortemente da contribuição de torcedores para as obras. Ficou famosa, à época, a força-tarefa dos torcedores, que levavam diariamente carregamentos de tijolos, cimento e ferro para as obras do Beira-Rio. As doações iam desde grande quantidade de material até as contribuições mais modestas, o que fortaleceu ainda mais o apelido de Clube do Povo que o Internacional já ostentava à época.

    Apesar dos esforços da torcida, as obras do estádio progrediram muito lentamente, e levou uma década para a construção ser concluída. No entanto, a demora deveu-se, também, à magnitude da construção. À época de sua inauguração, o Beira-Rio ficava apenas atrás do Morumbi em termos de capacidade, entre os estádios privados do Brasil. Não à toa, logo após sua inauguração, o estádio foi apelidado de Gigante.

     

    O Estádio Beira-Rio foi inaugurado oficialmente a 6 de Abril de 1969, com um amistoso entre o Internacional  e o Benfica (2 a 1). O clube português contava, à época, com muitos craques em seu elenco, incluindo Eusébio, o que deu um valor ainda maior à primeira vitória no novo estádio.

     

    O estádio quase não mudou nas décadas seguintes. Somente quando ele foi escolhido como um dos locais de jogos da Copa do Mundo de 2014, uma reforma mais extensa foi anunciada. Ela incluiu a demolição e reconstrução do nível inferior, a construção de uma nova estrutura exterior e de um telhado que cobre todas as cadeiras. A estrutura de sustentação do telhado, que se prolonga à fachada do estádio, acabou se tornando a marca registrada do Beira-Rio em sua nova versão.

     

    As obras foram iniciadas em dezembro de 2012, mas logo foram prejudicadas por problemas de financiamento e consequentes atrasos. Nesse período, o Inter disputou suas partidas em outros estádios da região metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha.

     

    O estádio acabou ficando pronto poucos meses antes da Copa do Mundo, no início de 2014. Ele foi reinaugurado em 5 de abril de 2014, com um espetáculo que envolveu música, exibições no telão e a participação de ídolos da história do Inter. No dia seguinte, dando prosseguimento aos festejos de reinauguração do estádio, foi realizado um amistoso entre o Internacional e o Peñarol, que terminou com vitória por 2 a 1 do time da casa.

     

    Durante a Copa do Mundo de 2014, o Estádio Beira-Rio sediou quatro jogos da primeira fase da fase de grupos e as oitavas de final entre Alemanha e Argélia (2 a 1).

    Como chegar ao Beira-Rio

    O Estádio Beira-Rio está localizado na zona sul de Porto Alegre, às margens do rio Guaíba. Fica a cerca de 3,5 quilômetros do centro histórico da cidade de Porto Alegre.

     

    Há diversas opções de transporte público para chegar ao estádio. Os ônibus 149, 165, 171, 173, 179, 184, 187 saem todos da Avenida Salgado Filho, no coração do centro de Porto Alegre.

     

    Caso você esteja no Centro Histórico e tenha disposição suficiente para tal, pode escolher ainda caminhar até o estádio. É possível caminhar partindo do Gasômetro, um dos pontos mais turísticos da capital gaúcha, até o Beira-Rio, em pouco mais de 40 minutos, pelo longo calçadão que acompanha a orla do Guaíba. A região foi reformada recentemente e é um dos destinos de lazer preferidos dos habitantes de Porto Alegre.

     

    Endereço: Avenida Padre Cacique 891, Porto Alegre.

    Comer, beber e dormir perto do Beira-Rio

    O Beira-Rio está situado entre o Rio Guaíba e a Avenida Padre Cacique, em uma área que mescla moradias e edifícios mais altos. Há também o tipo de lojas que você normalmente encontra ao longo de uma avenida grande que leva a regiões mais afastadas de uma cidade.

     

    A área ao redor do estádio é mais interessante caso você goste de natureza e de passar tempo ao ar livre, já que ao lado do Beira Rio está o Parque Marinha e a própria orla do Guaíba. Embora haja alguns restaurantes locais ao redor, a região não é a ideal para comer e beber, o que pode ser feito com melhor qualidade e variedade no centro de Porto Alegre, na área da Cidade Baixa ou no bairro Moinhos de Vento. Relativamente perto do estádio, a cerca de 20 minutos caminhando, fica o shopping Praia de Belas, que oferece uma variedade grande de restaurantes, cinema e lojas diversas.

     

    Há dois hotéis localizados a uma curta distância do Beira-Rio: a Pousada do Parque (opção mais econômica) e o Blue Tree Towers Hotel (opção mais cara). Como alternativas um pouco mais distantes, podemos citar o Hotel InterCity Premium e o Hostel Porto Tche. Você encontrará muitas outras opções no centro da cidade (que vão das mais baratas às mais dispendiosas) e no bairro Moinhos de Vento (alto padrão).

    Ingressos para jogos do Internacional

    Os ingressos para os jogos do Internacional podem ser adquiridos online, no Superingresso.com. Estão à venda, também, nas bilheterias do Beira-Rio, inclusive no dia da partida. Para comprar ingressos, é necessário apresentar um documento de identidade. O Internacional raramente esgota os ingressos para jogos normais, mas o mesmo não pode ser dito dos jogos pela Libertadores ou dos clássicos contra o Grêmio.

     

    Espere pagar de R$ 60, por um assento no anel superior, a R$ 150, por um assento VIP, em uma posição central e próximo ao gramado.

    Links úteis

    Internacional.com.br – Site oficial do Internacional

    Sts.com.br – Informações sobre o transporte público de Porto Alegre