Menu

    Estádio Azteca

    O Estádio Azteca foi construído na década de 1960 para acomodar a crescente torcida do Club America e para fornecer ao México um palco emblemático para a já confirmada no país Copa do Mundo de 1970.

    O Azteca foi projetado pelo arquiteto Pedro Ramírez Vázquez após um estudo cuidadoso dos estádios europeus mais famosos da época. A construção do estádio, que levou um total de 4 anos, não foi fácil, devido à dura rocha vulcânica que formava o terreno onde ele seria construído.

    O Azteca foi inaugurado oficialmente em 29 de maio de 1966, com um amistoso entre o Club América e os italianos do Torino (que terminou empatado em 2 a 2).

    Durante a Copa do Mundo de 1970, o Azteca recebeu um total de 10 partidas, incluindo uma semifinal e a final entre Brasil e Itália (o clássico jogo que terminou em 4 a 1 para a Seleção Brasileira).

    Dezesseis anos depois, o Estádio Azteca sediou novamente uma final de Copa do Mundo, agora entre Argentina e Alemanha (vitória dos argentinos por 3 a 2). Até 2014, o Azteca tinha sido o único estádio a sediar duas finais de Copa do Mundo (agora, compartilha essa honra com o Maracanã). O estádio sofreu uma pequena reforma antes do início da Copa do Mundo e recebeu, no total, nove partidas. Além da final, outro jogo memorável foi a famosa partida das quartas de final entre Argentina e Inglaterra, que terminou com 2 a 1 para os argentinos graças aos dois gols antológicos marcados por Maradona.

    Nas décadas seguintes, as medidas de segurança diminuíram a capacidade do estádio de 115 mil, em 1986, para cerca de 100 mil, nos anos 2000. Em 2016, o estádio passou por uma grande reforma, incluindo a adição de instalações VIP, o que reduziu a sua capacidade para 84 mil lugares.

    Em 2018, o Cruz Azul, rival do América, voltou a jogar no Estádio Azteca. O clube já havia tido o Azteca como sua casa nas décadas de 70 e 80, para depois retornar ao Estádio Azul.

    O Azteca também recebe regularmente os jogos da Seleção Mexicana e foi durante anos a casa do Necaxa, antes de o clube se mudar para Aguascalientes.

    Como chegar ao Estádio Azteca

    O Estadio Azteca está localizado no sul da Cidade do México, a cerca de 15 quilômetros do centro histórico da cidade.

    O estádio é de fácil acesso por metrô e metrô de superfície. Primeiro, pegue a linha 2 do metrô (que cruza o centro histórico da cidade) até a parada final Tasqueña. Em seguida, pegue o metrô leve (tren ligero), que tem uma aparência semelhante ao metrô, mas para o qual é necessário um bilhete separado. Desça na parada Estadio Azteca.

    Se vier de carro, você pode chegar ao estádio dirigindo todo o caminho para o sul pela grande Avenida Tlalpan (que tem origem no centro histórico). Fique do lado direito dos trilhos do metrô e do metrô de superfície, e o estádio eventualmente aparecerá à sua direita.

    Alternativamente, o estádio pode ser alcançado pelo anel viário Anillo Pereférico, que passa ao sul do estádio. Pegue a saída Estadio Azteca. Há muitas vagas de estacionamento no estádio e em seu entorno, mas espere perder algum tempo no trânsito.

    Endereço: Calzada de Tlalpan 3465, Col. Santa Úrsula Coapa, Distrito Federal 04650.

    Comer, beber e dormir perto do Azteca

    O Azteca está localizado em uma área predominantemente residencial e há pouco entretenimento em seu redor. A área ao norte do estádio é um pouco decadente, então não há muitos motivos para se aventurar por lá. As opções na rua podem ser interessantes. Por exemplo, você pode obter uma quesadilla fora do estádio em uma das muitas barracas que tomam a região antes de uma partida.

    O Hotel La Luna é uma opção mais simples e econômica próxima ao estádio, assim como o Hotel Real Azteca. Um pouco mais longe, mas a uma distância curta (embora você possa preferir um táxi), o Fiesta Inn é uma boa opção. Ele está localizado próximo ao shopping center Gran Sur. O Holiday Inn Medica Sur também é uma opção decente e que fica a uma distância semelhante.

    Há também muitos hotéis no centro histórico da Cidade do México, de onde é possível pegar a linha 2 do metrô e chegar rapidamente ao Azteca. Um pouco mais sofisticadas são as áreas ao redor da Avenida Reforma, incluindo as animadas áreas de Condesa, Polanco e Roma, com vida noturna intensa e que também estão lotadas de hotéis. Você precisa de uma mudança extra de metrô para entrar na linha 2 partindo dessas áreas.

    Ingressos para jogos do América

    Os ingressos para os jogos do Club América podem ser comprados online, via Ticketmaster, nas bilheterias (taquillas) do estádio ou em algum dos pontos de venda da Ticketmaster. Os ingressos também podem ser comprados nos portões do estádio, no dia da partida. Devido ao (imenso) tamanho do estádio, o América raramente esgota os ingressos para suas partidas, então o risco de ficar sem é pequeno, com exceção de alguns jogos mais importantes.

    Os preços dependem do adversário, mas, em uma partida típica da liga mexicana, os assentos no nível superior tendem a custar MX $ 100, enquanto os assentos no nível inferior custam MX $ 200. Os preços aumentam para MX $ 200 e MX $ 500 em alguns jogos mais requisitados.

    Passeios no Azteca

    O Estádio Azteca oferece visitas guiadas ao estádio que incluem sala de imprensa, vestiário do time da casa, túnel de jogadores e bancos de reserva. O passeio dura de 30 a 40 minutos e custa MX $ 105 por pessoa.

    As excursões são realizadas de segunda a sexta, a cada meia hora, entre 10h e 17h, e aos sábados e domingos, entre 10h e 14h. Não há tours nos dias de jogos ou na véspera de um jogo em casa. Não é necessário fazer reservas.

    Links úteis

    Clubamerica.com.mx – Site oficial do Club América

    Esmas.com – Site oficial do Estadio Azteca

    Mexicocity.gob.mx – Site oficial do turismo na Cidade do México

    Metro.df.gob.mx – Site do metrô da Cidade do México