Menu

    Estadio Centenario

    Clube: nenhum

    Inauguração: 1930

    Capacidade: 60.235

    Descrição e história do estádio

    O Estádio Centenario foi construído para servir de palco central da Copa do Mundo de 1930. Foi inaugurado oficialmente em 18 de julho de 1930, com a partida da Copa do Mundo entre Uruguai e Peru (1 a 0). Recebeu mais sete partidas da fase de grupos, ambas as semifinais e a grande final entre Uruguai e Argentina (4 a 2).

     

    O estádio havia sido originalmente planejado para sediar todos os jogos da Copa do Mundo, mas devido às fortes chuvas, a construção foi atrasada e alguns dos jogos foram transferidos para o Parque Central e para o Estádio Pocitos, antiga casa do Peñarol.

     

    O Estádio Centenario foi batizado em homenagem ao 100º aniversário da constituição uruguaia. Em suas primeiras décadas, ele podia receber pouco menos de 100 mil espectadores. Poucas alterações foram feitas desde a sua inauguração, embora a capacidade tenha sido reduzida devido à conversão das bancadas em assentos.

    Além da Copa do Mundo de 1930, ao longo dos anos, o Estádio Centenario sediou quatro finais da Copa América, a última delas em 1995 e as três anteriores nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Em todas as quatro, o Uruguai saiu campeão. Na última, em 1995, batendo o Brasil nos pênaltis após um empate no tempo normal. O Centenario ainda foi a sede única do Mundialito de 1980, do qual o Uruguai foi campeão após bater o Brasil por 2 a 1 na final.

     

    A primeira partida da Copa Intercontinental foi disputada no estádio, na edição de 1960, entre o campeão europeu, o Real Madrid, e o campeão sul-americano, o Peñarol. Além disso, o próprio Peñarol conquistou a primeira intercontinental para a América do Sul jogando no estádio, em 1961, contra o Benfica. Em 1967, o estádio recebeu o terceiro jogo, de desempate, da final do Mundial entre Racing e Celtic. O Centenario ainda recebeu 14 finais de Libertadores.

     

    O Estádio Centenario não é propriedade de um clube e, portanto, qualquer clube pode alugar o estádio. O Peñarol costumava usar o estádio para praticamente todos os seus jogos como mandante, mas mudou-se para seu novo campo, o Estádio Campeón del Siglo, em 2016. Os clubes uruguaios menores costumam usar o estádio para jogos de alto padrão, como na Copa Libertadores, e em seus jogos em casa contra Peñarol e Nacional, para aumentar as receitas de ingressos.

     

    Além disso, o Estádio Centenario é o local de jogo padrão da seleção uruguaia. Ainda hoje, é o estádio com maior capacidade do Uruguai e um dos 15 maiores da América.  Sua maior capacidade foi de 74.860 espectadores, quando teve suas arquibancadas ampliadas. Com a ampliação do estande principal, a capacidade seria de 90 mil pessoas, mas isso nunca aconteceu, e o estande oficial é menor que os demais. Com o fechamento das pistas por motivos de segurança, a sua capacidade foi reduzida, atingindo os números atuais.

    Como chegar ao Estádio Centenario

    O Estadio Centenario está localizado no centro atual de Montevidéu, cerca de 4,5 quilômetros a leste do centro antigo da cidade (Ciudad Vieja). Encontra-se muito perto do terminal rodoviário central de Tres Cruces, a partir do qual o estádio fica a uma curta caminhada de 10 a 15 minutos.

     

    Do centro histórico você pode chegar ao estádio com os ônibus 115 e 143. Pegue o ônibus 143 na rua Mercedes (duas quadras ao norte da Av. 18 de Julio). O ônibus vai quase em linha reta para o estádio. Desça na Av. Prof. Dr. Americo Ricaldoni (esquina com Av. Italia).

     

    O ônibus 115 usa um caminho um pouco mais tortuoso para chegar ao estádio. Você pode pegar ele na rua Andes, no cruzamento com a Av. 18 de Julio (próximo à Plaza Independencia) e descer na Av. Prof. Dr. Americo Ricaldoni (esquina com Av. Italia).

     

    Os ônibus 21, 64 (ambos saindo da Av. 18 de Julio), D9 e D10 (de Buenos Aires e Av. 18 de Julio) também podem ser usados. São rápidos e todos passam muito perto do estádio, embora não exatamente na frente dele, o que torna mais difícil saber onde descer (que é na esquina da Av. Itália com a Av. Dr. Américo Ricaldoni).

     

    Endereço: Estádio Centenario, Montevideo 11400.

    Comer, beber e dormir perto do Estadio Centenario

    O Estadio Centenario faz parte de um complexo maior, que consiste em diversas outras instalações esportivas e áreas de parque. Esse complexo está localizado no coração de Montevidéu, o que significa que há uma oferta decente de bares e restaurantes locais. Esse é o caso, especialmente, no centro da cidade, em direção ao terminal de ônibus. Ainda assim, para encontrar uma vida noturna mais agitada, você precisará ir ao centro antigo da cidade (bairro Ciudad Vieja) ou às áreas ao sul de Pocitos e Parque Rodo.

     

    Um dos poucos hotéis a uma curta distância do Estádio Centenario (cerca de 15 minutos a pé) é o Days Inn, perto do terminal de ônibus. Caso contrário, há opções de sobra na cidade velha de Montevidéu ou nas áreas mais nobres do litoral sul. Na verdade, o estádio pode ser facilmente alcançada a pé desde o Marti Apart Hotel, o Massini Suites ou o After Hotel Montevideo .

    Ingressos para jogos da Seleção Uruguaia

    Os ingressos para os jogos do Uruguai podem ser adquiridos na rede de pagamentos da Abitab. Ela tem muitas filiais, incluindo mais de dez no centro histórico da cidade (por exemplo, na Plaza Independencia) e também uma no próprio Estadio Centenario.

    Passeios no Centenario

    O Estadio Centenario abriga o Museo de Futbol, ​​que é dedicado à história do futebol uruguaio. O Museu possui um grande acervo de objetos memoráveis ​​dos momentos mais marcantes do futebol uruguaio e mundial. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e a entrada custa UR$ 80.

     

    Para mais informações, é possível ligar para o número +598 2480 1259.

    Links úteis

    Estadiocentenario.com.uy – Site oficial do Estadio Centenario

    Montevideo.com.uy – Planejador de viagens de transporte público