Menu

    Estádio de São Petersburgo

    Clube: FC Zenit

    Inauguração: 2017

    Capacidade: 67.800

    Descrição e história do estádio

    O Estádio de São Petersburgo, também conhecido como Zenit Arena, Estádio Krestovsky ou Piter Arena, é o novo estádio do FC Zenit, inaugurado em 2017. Ele foi construído no local do antigo Estádio Kirov, que chegou a ser um dos maiores do mundo.

     

    O planejamento para o novo estádio começou no final de 2005, e as obras começaram no final de 2008. O estádio foi inicialmente planejado para ser concluído em 2009, mas as obras foram prejudicadas por uma série de atrasos, incluindo um redesenho para atender aos requisitos da FIFA e investigações de fraude em sua construção.

     

    O Estádio de São Petersburgo seria inicialmente financiado pela empresa de gás russa Gazprom. No entanto, depois que eles se retiraram, o projeto foi assumido pelo governo da cidade de São Petersburgo. As obras finalmente foram aceleradas, em 2016, e o ​​estádio foi concluído em abril de 2017. Os custos totais, no entanto, passaram de US$ 1 bilhão, o que o tornou um dos estádios mais caros já construídos.

    O primeiro jogo oficial no estádio foi disputado a 22 de abril de 2017, quando o Zenit recebeu o Ural para um jogo da liga russa (que venceu por 2 a 0).

     

    O estádio foi projetado pelo escritório de arquitetura japonês Kisho Kurokawa e lembra a forma de uma nave espacial, com o teto sustentado por quatro mastros. Tem algumas semelhanças com o japonês Toyota Stadium, que foi projetado pela mesma empresa.

     

    O Estádio de São Petersburgo foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. No torneio, sediou quatro partidas da primeira fase, incluindo a vitória da Rússia sobre o Egito, por 3 a 1, e do Brasil sobre a Costa Rica (2 a 0). Ainda recebeu um jogo das oitavas de final, uma semifinal e a disputa pelo terceiro lugar, que teve a vitória da Bélgica sobre a Inglaterra (2 a 0).

     

    Antes da Copa do Mundo, o estádio sediou quatro partidas da Copa das Confederações de 2017. Na primeira fase, de grupos, viu a vitória da Rússia sobre a Nova Zelândia (2 a 0), além de outras duas partidas. Ainda recebeu a final da competição, em que a Alemanha bateu o Chile por 1 a 0 e sagrou-se campeão.

     

    O estádio ainda deve receber partidas da Euro 2020, adiada para 2021 devido à pandemia do Coronavírus. Serão três jogos da primeira fase, incluindo dois da Seleção Russa, e um das quartas de final.

     

    A capacidade do estádio permaneceu reduzida para 56.196, inicialmente, para jogos regulares da liga, mas foi aumentada para cerca de 68 mil para a Copa do Mundo.

     

    No final de 2018, já passada a Copa, foi firmado um acordo de patrocínio envolvendo a cessão dos naming rights do estádio para a empresa de energia russa Gazprom. Com isso, ele passou a ser chamado, oficialmente, de Gazprom Arena.

    Como chegar ao Estádio de São Petersburgo

    O Estádio de São Petersburgo está situado na ponta oeste da Ilha Krestovsky, no noroeste de São Petersburgo. O estádio fica a cerca de 7,5km da Praça do Palácio, marco do centro da cidade de São Petersburgo.

     

    A estação de metrô mais próxima é Krestovsky Ostrov na linha 5 (roxa), que passa pelo centro de São Petersburgo. No entanto, ainda depende de uma caminhada de 25 minutos da estação para o estádio em meio ao Maritime Victory Park.

     

    Os ônibus das linhas 10 e 25 param um pouco mais perto do estádio, mas ainda a 15 minutos a pé. O ônibus 10 passa pelo centro de São Petersburgo, enquanto o ônibus 25 passa pela parte norte de São Petersburgo.

    Comer, beber e dormir perto do Estádio de São Petersburgo

    O Estádio de São Petersburgo está localizado na ponta da Ilha Krestovsky, ou seja, cercado pelo Mar Báltico em três dos seus lados. No seu lado oriental encontram-se várias instalações desportivas, o belo Maritime Victory Park, algumas outras atrações, incluindo um parque de diversões, e áreas residenciais mais adiante.

     

    É uma área interessante para passar um dia agradável, sendo popular também entre os habitantes locais, mesmo em dias sem jogo. Além disso, a área contém diversos restaurantes, principalmente na costa sul. A vizinha Karl-Friedrich Brewhouse tem uma grande esplanada para quem gosta de tomar cerveja.

     

    Há alguns hotéis perto do Estádio de São Petersburgo, mas todos são luxuosos, já que esta é uma região valorizada da cidade. Então, espere pagar um preço alto por uma diária. O Arena Hotel e o Hotel Park Krestovsky estão localizados ao lado do estádio, enquanto o Parklane Resort and SPA e o Hermes Park Hotel estão situados perto da estação de metrô.

     

    Você pode preferir ficar em um hotel mais próximo ao centro de São Petersburgo, e provavelmente pagará menos por isso. No entanto, lembre-se que a viagem ao estádio não é tão prática, devido à caminhada. Ainda assim, pode ser uma boa opção caso você pretenda passar uns dias na cidade, já que estará mais perto de outras atrações interessantes, grande parte delas no centro da cidade.

    Ingressos para jogos do Zenit

    Os ingressos para os jogos Zenit podem ser comprados online, no site oficial. Estão à venda, também, na bilheteria do estádio, nas lojas do clube em Nevskiy Prospekt 20, no centro da cidade, nas estações de trem Ladozhsky (2º andar) e Moskovsky, ou em qualquer loja da rede M. Video.

     

    Os preços dos ingressos dependem do oponente e da relevância da partida, mas espere pagar de RUB 300, por um assento no anel superior, a RUB 2.300, por um assento central, mais próximo ao gramado. Outros assentos no nível inferior custam entre RUB 700 e RUB 1.700. Os preços podem, ainda, chegar a valores maiores em partidas importantes, como em competições europeias.

     

    Para mais informações: [email protected].

    Links úteis

    FC-Zenit.ru – Site oficial do FC Zenit

    Visit-Petersburg.ru – Portal oficial de turismo de São Petersbugo

    Metro.spb.ru – Site do metrô de São Petersburgo