Menu

    Estádio do Arruda – Santa Cruz FC

    Clube: Santa Cruz FC

    Inauguração: 1972

    Capacidade: 60.044

    Descrição e história do estádio

    Os planos para a construção do Estádio do Arruda, cujo nome oficial é Estádio José do Rego Maciel, foram iniciados em 1955, quando o major do Recife, cujo nome serviu para batizar o estádio, presenteou o Santa Cruz com um terreno arrendado pelo clube 12 anos antes.

     

    Com isso, o Santa Cruz, que até então mandava suas partidas em diversos campos diferentes, começou a fazer planos para a construção de seu estádio. Até então, o Santa havia passado por diferentes bairros do Recife. A primeira sede do clube havia sido num sobrado da Rua Glória. Depois, passou pela Rua do Imperador e pela Estrada de Belém. Finalmente, estabeleceu-se na Avenida Beberibe, onde está a sede atualmente, no bairro do Arruda.

     

    No entanto, mesmo após receber a doação do terreno, demorou muito tempo até que fossem apresentados planos concretos para a construção de um estádio. Finalmente, em 1964, foi apresentado o projeto de um estádio com capacidade para 64 mil espectadores. As obras começaram no ano seguinte e foram financiadas, em parte, com a venda de cadeiras cativas e títulos patrimoniais, além de uma grande mobilização dos torcedores, que levavam material de construção e doavam a sua própria mão de obra para levantar o estádio. No início dos anos 1970, com parte do estádio já construída, foi realizada a Campanha do Tijolo, que deu um empurrão importante nas obras.

    O Estádio do Arruda estreou oficialmente em 1972, com uma partida entre o Santa Cruz e o Flamengo, que terminou empatada em 0 a 0. Cerca de 64 mil torcedores estiveram presentes na inauguração do Arruda.

     

    Ainda na década de 1970, foi inaugurado o Parque Aquático, ao lado do estádio, e inaugurada a sede do clube. Na mesma década, também surgiram planos para uma grande expansão da capacidade do Arruda, com a adição de uma segunda camada de arquibancada em três quartos do estádio. As obras foram concluídas em 1982 e o estádio poderia, teoricamente, receber mais de 100 mil espectadores, embora nunca se tenha chegado e um público dessa magnitude, pois a capacidade real era menor devido a restrições de segurança.

     

    Nas décadas de 1980 e 1990, o Estádio do Arruda recebeu vários jogos da Seleção Brasileira. Durante um jogo das eliminatórias da Copa de 1994, entre Brasil e Bolívia, em 1993, mais de 96 mil espectadores lotaram as arquibancadas do estádio, embora o público oficial tenha sido fixado em 75 mil.

     

    O recorde de público oficial do estádio, atualmente, é de 90.200, estabelecido em 23 de março de 1994, quando o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0. Ao longo dos anos, a capacidade do Arruda foi sendo reduzida gradualmente, devido a novas restrições de segurança. Agora, está em pouco mais de 60 mil lugares, embora geralmente não sejam colocados à venda mais de 55 mil por partida.

     

    Desde 1982, o estádio só passou por pequenas reformas. Para a Copa do Mundo de 2014, em vez de reformar ou reconstruir um dos estádios já existentes em Recife (além do Arruda, há o estádio dos Aflitos, do Náutico, e a Ilha do Retiro, do Sport), o governo local optou por construir a nova Arena Pernambuco na cidade vizinha de São Lourenço da Mata.

    Como chegar ao Estádio do Arruda

    O Estádio do Arruda está situado ao norte de Recife, na região de Arruda, a cerca de 5km do centro histórico da cidade e a pouco mais de 10 quilômetros da popular área balneária de Boa Viagem, que fica na zona sul. Portanto, ele está relativamente longe da região mais turística da cidade, onde você provavelmente estará hospedado.

     

    O terminal de ônibus de longa distância de Recife, o TIP, está localizado na zona oeste da cidade. Caso você queira chegar ao Arruda a partir do TIP, deve, primeiro, pegar a linha 1 do metrô para o centro. De lá, saem diversos ônibus que passam pelo estádio, como o 700, em direção a Afogados. Partindo da Praia de Boa Viagem, saem os ônibus 071 e 746.

     

    O aeroporto está localizado na zona sul de Recife, perto da praia de Boa Viagem, e encontra-se na linha 2 do metrô. Você pode optar por pegar o metrô até o centro e, de lá, tomar um ônibus, ou pegar um ônibus diretamente da região de Boa Viagem.

     

    Em resumo, o Estádio do Arruda não é atendido pela malha do metrô, portanto, você terá de pegar um táxi ou informar-se localmente sobre as rotas de ônibus (há outras, além das já citadas).

     

    Endereço: Av. Beberibe 1285, Arruda, Recife.

    Comer, beber e dormir perto do Estádio do Arruda

    A região do Arruda não é a mais indicada para ficar, caso você queira aproveitar sua estadia para fazer turismo, além de conhecer o estádio ou ir a uma partida. Os melhores hotéis ficam nas praias de Recife, como Boa Viagem, e provavelmente você irá preferir passar lá a maior parte do tempo que você não estiver dentro do Arruda.

    Ingressos para jogos do Santa Cruz

    Os ingressos para partidas do Santa Cruz podem ser adquiridos online, no Futebolcard.com. Estão disponíveis, também, nas bilheterias do Estádio do Arruda, ou nas lojas do clube (Cobra Coral ou PE Retro), muitas das quais ficam dentro de shoppings, como o Tacaruna, Patteo, Guararapes e Riomar.

     

    Os ingressos, normalmente, começam a ser vendidos dois dias antes de uma partida. Eles também estão disponíveis no estádio antes do início da partida, caso não esgotem antes disso. No entanto, dificilmente não se consegue ingressos na hora. Com exceção de alguns jogos mais decisivos ou de clássicos importantes contra o Sport e o Náutico, os jogos dificilmente lotam a esse ponto.

     

    Os preços dos ingressos dependem do oponente, mas começam, normalmente, em R$ 20, no anel superior atrás de uma das goleiras, a R$ 80, por um lugar na arquibancada principal e de posição mais central.

    Links úteis

    Santacruzpe.com.br – Site oficial do Santa Cruz FC