Menu

    Estádio Olímpico de Munique

    Clube: nenhum

    Inauguração: 1972

    Capacidade: 75.000

    Descrição e história do estádio

    O Estádio Olímpico de Munique foi construído para servir como a principal sede dos Jogos Olímpicos de 1972. A construção começou em 1966, e ele foi inaugurado oficialmente seis anos depois, em 24 de maio de 1972. Desde sua construção, ele se destacou por seu telhado extenso e por sua capacidade para cerca de 80 mil espectadores.

     

    O estádio foi construído, originalmente, como parte do Olympiapark e, durante as Olimpíadas, sediou, entre outros eventos, as cerimônias de abertura e encerramento, bem como provas de atletismo.

     

    Na época em que o estádio foi construído, os principais clubes de futebol de Munique, Bayern e TSV 1860, alcançavam o sucesso a nível nacional e internacional, além de angariar crescente popularidade a nível de torcida. Por isso, a antiga casa de ambos, o Grunwalder Stadion, já havia se tornado muito pequena. Aproveitando a onda das Olimpíadas na cidade, ambos os clubes se mudaram para o Estádio Olímpico após sua conclusão. O TSV, no entanto, voltou à sua antiga casa logo depois e permaneceu nela nas décadas seguintes, até se mudar definitivamente para o Estádio Olímpico, em 1995. Tanto o TSV quanto o Bayern se mudariam definitivamente, em 2005, para a recém-construída Allianz Arena.

    Em 1974, o Estádio Olímpico foi uma das sedes da Copa do Mundo na Alemanha, durante a qual recebeu três partidas da primeira fase, a disputa pelo terceiro lugar e a grande final entre Alemanha e Holanda, vencida por 1 a 0 pelos donos da casa.

     

    Em 1988, o estádio voltaria a ser palco de um torneio internacional, desta vez a Eurocopa. Na ocasião, recebeu uma partida da primeira fase de grupos e a final entre Holanda e União Soviética (2 a 0).

     

    Após sua inauguração, em 1972, com um amistoso entre a Alemanha e a União Soviética (4 a 1) o Estádio Olímpico tornou-se um palco mais ou menos frequente de jogos da seleção local, nas décadas de 1970 e 1980. Após a Eurocopa de 1988, no entanto, o estádio recebeu apenas três partidas da Seleção Alemã. O último deles foi em 2001, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.

     

    Ao longo dos anos, o Estádio Olímpico sediou três finais da Liga dos Campeões. A primeira foi em 1979, entre Nottingham Forest e Malmo (1 a 0). A segunda, em 1993, entre o Olympique de Marseille e o Milan (1 a 0). Finalmente, em 1997, foi a vez de um time alemão ser campeão europeu no estádio: o Borussia Dortmund venceu a Juventus por 3 a 1 e ficou com o título.

     

    Depois que o Bayern e o TSV 1860 se mudaram para a Allianz Arena, em 2005, o estádio tem sido usado principalmente para shows e outros grandes eventos, inclusive esportivos. Em 2010, ele passou por uma reforma modesta.

     

    A 17 de maio de 2012, o estádio recebeu a final da Liga dos Campeões feminina, na qual o Lyon conquistou seu segundo troféu consecutivo, batendo o Eintracht Frankfurt por 2 a 0. O público nesse jogo foi um recorde para uma final da Liga dos Campeões feminina.

     

    Em 2020, foi noticiada a intenção do Türkgücü München de jogar pelo menos oito de suas partidas como mandante no Estádio Olímpico na temporada 2020-21, após sua promoção à terceira divisão alemã.

    Como chegar ao Estádio Olímpico de Munique

    O Estádio Olímpico Munich fica no Olympiapark, no norte da cidade de Munique, a menos de 5km do centro da cidade.

     

    O estádio pode ser acessado rapidamente de metrô (U-Bahn). A estação de metrô Olympiazentrum fica a 10 minutos a pé do estádio. Olympiazentrum está na linha U3 (laranja), que se conecta diretamente ao centro da cidade de Munique. A linha pode ser acessada, por exemplo, nas estações Odeonsplatz ou Marienplatz, na região central. De lá, é uma viagem rápida, que leva pouco mais de 10 minutos.

     

    Se você estiver chegando à cidade pela estação ferroviária principal (Hauptbahnhof), pegue a linha U1 do metrô e mude na Odeonplatz para a linha U3. Você também pode se aproximar do estádio pelo lado oeste, pegando a U3 e descendo na estação Westfriedhof. Depois, é só caminhar 15 minutos até o estádio.

     

    Endereço: Spiridon-Louis-Ring 27, 80809 München.

    Comer, beber e dormir perto do Estádio Olímpico

    A região em torno do estádio tem boas opções para comer e beber, incluindo os tradicionais biergartens alemães, áreas ao ar livre onde se pode beber a cerveja local. Como o acesso ao Olympiapark é rápido a partir do centro de Munique (menos de 15 minutos pegando o metrô), é possível curtir mais opções de bares e restaurantes, antes de se dirigir ao estádio.

     

    Para dormir próximo ao estádio, uma opção interessante é o Holiday Inn Express Munich, mas seus preços podem ficar salgados, a partir de 150 euros a diária. Pelas regiões de Odeonsplatz ou Marienplatz, há opções mais baratas, partindo de 70 euros a diária, com menos luxo, mas ainda bastante praticidade.

    Ingressos para jogos do Türkgücü München

    Ainda não foi confirmado como serão vendidos os jogos para as partidas do Türkgücü München no Estádio Olímpico, na temporada 2020-21.

    Passeios no Estádio Olímpico

    O Estádio Olímpico oferece passeios guiados e auto guiados pelo estádio. As visitas guiadas duram cerca de 60 minutos e incluem os antigos vestiários, além de uma passada pelo campo. Você também pode subir a Torre Olímpica, com quase 300 metros de altura, para apreciar uma vista incrível do estádio (e de Munique).

     

    O estádio abre a partir das 9h, ou às 11h nos meses de inverno, e fecha às 16h (18h ou 20h nos meses de verão). Verifique as datas no site do estádio e considere a possibilidade de fazer uma reserva, caso esteja em um grupo maior e sinta a necessidade.

     

    A entrada autoguiada custa €3,50. Já a visita guiada custa €8. Para mais informações: [email protected].

    Links úteis

    Olympiapark.de – Site oficial do Parque Olímpico de Munique

    Muenchen.de  – Site oficial da cidade de Munique

    MVV-Muenchen.de  – Informações sobre transporte público e planejador de viagens