Menu

    Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão)

    Clube: Botafogo FR

    Inauguração: 2007

    Capacidade: 46.831

    Descrição e história do estádio

    O Estádio Olímpico Nilton Santos, anteriormente chamado de Estádio Olímpico João Havelange e frequentemente apelidado de Engenhão, foi construído para os Jogos Pan-americanos de 2007, que foram sediados no Rio de Janeiro.

     

    O estádio foi inaugurado oficialmente no dia 30 de junho de 2007, com um jogo entre Botafogo e Fluminense. O jogo foi válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. O convite foi feito pelo governo do Rio de Janeiro apenas duas semanas antes do clássico, pois o Maracanã, que teria sido o local do confronto, teve de ser fechado devido aos preparativos para a abertura dos Jogos Pan-americanos. O Botafogo venceu a partida por 2 a 1, mas foi Alex Dias quem fez o primeiro gol do novo estádio, antes que o Fluminense sofresse a virada.

    Nos Jogos Pan-americanos de 2007, o Estádio Nilton Santos sediou as competições de futebol e atletismo, além das cerimônias de abertura e encerramento. O primeiro jogo a ter sido realizado pelo Pan foi no dia 12 de julho, um dia antes da cerimônia de abertura, e foi válido pelo torneio feminino. A Seleção Brasileira venceu a seleção do Uruguai por 4 a 0. A competição masculina só teve início no dia 15 de julho. Novamente, o primeiro jogo teve a presença do Brasil, desta vez na categoria sub-17. O resultado da partida foi uma nova vitória brasileira, desta vez por 3 a 0, sobre Honduras. A fase final dos torneios de futebol foi disputada no Maracanã, com o que o estádio voltou-se totalmente às competições de atletismo após a fase de grupos.

     

    Após o Pan 2007, o governo do Rio de Janeiro, dono do estádio, lançou uma licitação para o uso do estádio após os jogos. O Botafogo, que vinha lutando para ter uma casa permanente nas décadas anteriores, foi o único clube a se candidatar. Por isso, acabou conquistando o direito de locação do estádio por um período de 20 anos. Antes de adotar o Engenhão como sua casa, o Botafogo mandava quase todas as suas partidas no Maracanã, como o Flamengo e o Fluminense. Em décadas anteriores, chegou a usar com maior frequência seu antigo estádio, o Caio Martins, mas há muito tempo ele já não reunia condições para receber partidas de bom nível, devido à baixa capacidade (cerca de 12 mil espectadores) e por ficar em Niterói.

     

    Após o fechamento do Maracanã, em 2010, para as obras da Copa do Mundo de 2014, Flamengo e Fluminense também transferiram a maior parte de suas partidas em casa para o Engenhão. No entanto, em 2013, o estádio foi fechado temporariamente após a descoberta de problemas estruturais na construção de sua cobertura.

     

    O Engenhão também foi escolhido para sediar os eventos de atletismo das Olimpíadas de 2016, mas as solenidades de abertura e encerramento foram realizadas no Maracanã. Para a ocasião, a capacidade do estádio foi ampliada para 60 mil lugares.

     

    Em 2015, a cidade do Rio permitiu que o Botafogo se referisse ao estádio como Estádio Nilton Santos, em homenagem ao seu famoso ex-jogador. Em 2017, o estádio passou a se chamar oficialmente Estadio Olímpico Nilton Santos. Em grande parte, isso se deveu à perda de prestígio do ex-presidente da FIFA João Havelange, que dava nome ao estádio e de quem foram revelados casos de corrupção.

     

    Devido à grande distância entre as arquibancadas e o campo (já que o estádio é multiuso, e por isso inclui instalações para a prática de atletismo) e os públicos baixos que recebeu nos últimos anos (em grande parte, devido à má fase do Botafogo), o Engenhão parece não ter caído, ainda, nas graças da torcida. No entanto, ainda é o estádio mais moderno da cidade do Rio de Janeiro, depois do Maracanã.

    Como chegar ao Engenhão

    O Estádio Olímpico Nilton Santos está localizado na zona leste do Rio de Janeiro, a cerca de 13km do centro da cidade e a mais de 20km das praias de Copacabana e Ipanema.

     

    O estádio fica próximo à Linha Amarela, uma das principais rodovias que cortam a cidade. O acesso a ele de carro é tranquilo, já que o caminho está bem sinalizado a partir da Linha Amarela (saída 3) e da Avenida Brasil.

     

    Para quem prefere o transporte público, a estação de trem Engenho de Dentro fica bem ao lado do estádio. A estação pode ser alcançada por meio de um trem suburbano na principal estação ferroviária do Rio, a Central do Brasil, que fica perto do centro da cidade. As linhas Vermelha (Ramal Deodora), Verde (Ramal Santa Cruz) e Azul (Ramal Japeri) conectam a Central do Brasil com o Engenho de Dentro. Os trens funcionam pelo menos a cada 15 minutos.

     

    De Copacabana e Ipanema, destinos populares para quem faz turismo no Rio, é preciso primeiro pegar um metrô até a estação Central e, de lá, tomar um dos trens mencionados.

     

    Endereço: Rua José dos Reis 425, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.

    Ingressos para jogos do Botafogo

    Os ingressos para os jogos do Botafogo podem ser adquiridos online, no site do clube: https://www.botafogo.com.br/estadioniltonsantos/ingressos.php. Estão à venda, também, nas bilheterias do Engenhão, na loja do clube na Avenida Professor Venceslau Brás 72, em Botafogo (próximo ao Pão de Açúcar), ou em um dos outros diversos pontos de venda, embora os outros pontos não sejam tão centrais.

     

    Os preços dos ingressos dependem do oponente e da importância da partida, mas normalmente variam entre R$ 30 e R$ 50, para lugares simples.

     

    Observe que o Botafogo pode, às vezes, mandar seus jogos em um estádio diferente. Isso ocorre principalmente quando o clube utiliza o Maracanã para poder receber um público maior ou quando leva suas partidas para outros Estados. Portanto, é aconselhável verificar onde a partida será efetivamente realizada, antes de planejar uma ida ao Engenhão.

    Links úteis

    Bfr.com.br – Site oficial do Botafogo

    Rioguiaoficial.com.br  – Guia oficial do Rio de Janeiro

    Supervia.com.br – Informações sobre a malha ferroviária do Rio de Janeiro