Menu

    Football Manager 2021: 8 Melhores Olheiros Para Contratar

    Para que seu time deslanche rapidamente no Football Manager, é preciso conseguir uma equipe de ponta com os recursos disponíveis. Para isso, você terá que trazer jogadores de alto nível, algumas apostas ou olhar para o seu time de juniores em busca de figuras promissoras. De qualquer forma, a chave nessas três situações estará em saber reconhecer jogadores com potencial para o seu time. Por isso, contar com algum dos melhores olheiros no seu clube pode ser tão valioso quanto simplesmente torrar dinheiro em jogadores.

    Ao formar sua equipe de olheiros, você será capaz de observar jogadores com melhor precisão e expandir o conjunto de alvos em potencial, desde que consiga alguém com grande conhecimento do que rola em ligas de todo o mundo.

    Mas, quando falamos no FM 2021, quais são os melhores olheiros que você pode contratar para seu clube? A seguir, damos nossa opinião sob as 8 melhores opções para esse posto.

    1. Aurélio Pereira

    Nacionalidade: Portugal

    Clube: Sporting Lisboa

    Aurélio Pereira é simplesmente uma lenda entre os olheiros de todo o mundo. Ele chegou ao Sporting com apenas 14 anos e, muitos anos mais tarde, foi convidado a regressar ao clube por Hilário. Permaneceria por duas décadas na posição de caça-talentos do clube. Foi Aurélio quem abriu, em julho de 1988, o departamento de futebol juvenil do clube. Desde então, passaram por ele figuras como Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Nani, Paulo Futre e muitos outros jogadores de alto nível no futebol internacional.

    Apenas mencionar esses nomes já deve ser suficiente para que você queira assiná-lo custe o que custar. No entanto, dificilmente ele sairá do Sporting, devido à sua idade mais avançada. Fica, porém, o registro: ele é um dos melhores olheiros não só do jogo, mas também da vida real.

    2. Steve Rowley

    Nacionalidade: Inglaterra

    Clube: sem clube

    Steve Rowley foi um grande aliado de Arsene Wenger no período de maior sucesso do treinador francês no clube, no início deste século. Consolidou-se, desde então, como um dos maiores nomes do mundo dos olheiros, tendo ficado disponível no mercado após deixar o Arsenal há dois anos.

    Rowley é o principal olheiro do Arsenal desde 1996, tendo descoberto muitos dos jogadores de alto nível que Wenger treinou neste período. Pode-se dizer que o Arsenal moderno foi moldado por Rowley. Em sua fase áurea, ele chegou a chefiar uma rede que contava com 15 olheiros apenas na Grã-Bretanha, além de colaboradores na França, Itália, Espanha, Suécia, Brasil, Holanda, e Alemanha. Quando deixou o Arsenal, ele já contava mais de 35 anos como funcionário do clube, tendo ganhado fama como um dos principais olheiros da Premier League.

    Rowley está sem clube, atualmente, mas isso não deverá durar muito. Portanto, é melhor agir rápido e tentar sua contratação.

    3. Gerardo Guzmán

    Nacionalidade: Espanha

    Clube: Manchester United

    Gerardo Guzmán trabalhou para o Atlético de Madrid por bastante tempo. Em seu tempo no clube, foi responsável por revelar e levar para o clube nomes como David De Gea, Koke, Morata e Saul Niguez, considerando apenas os últimos tempos. Isso já deve ser suficiente para que você cogite contratá-lo.

    No entanto, você não é o único a ter pensado nisso. Aparentemente, o Manchester United chegou antes e contratou Guzmán em 2016. Logo, essa não será uma contratação fácil. Dificilmente, você encontrará alguém que saiba avaliar melhor a habilidade e o potencial de um jogador. Seu amplo conhecimento sobre os jogadores espanhóis também deverá ter um impacto grande em sua política de contratação.

    4. Paul Mitchell

    Nacionalidade: Inglaterra

    Clube: sem clube

    Paul Mitchell jogou como meio-campista no Wigan Athletic e no Milton Keynes Dons, mas pendurou cedo as chuteiras. Ele começou sua carreira de olheiro no próprio MK Dons, quando tinha apenas 27 anos, após sua carreira ser abreviada por uma lesão. Em pouco tempo, ele acabou promovido a chefe de recrutamento, para então ser contratado pelo Southampton, em 2012.

    Mitchell é muito respeitado na Premier League e representa uma nova geração de olheiros. A ele são creditadas as descobertas de jogadores ingleses como Dele Alli e Kieran Trippier, além de estrelas estrangeiras como Sadio Mane e Toby Alderweireld.

     

    Mitchel passou pelo Tottenham, Southampton e Leipzig, da Alemanha, mas atualmente está desempregado. Por isso, acaba sendo uma excelente opção de contratação para qualquer equipe. Seu conhecimento fantástico e excelentes relatórios garantem o sucesso de qualquer clube.

    5. José Boto

    Nacionalidade: Portugal

    Clube: Shakhtar Donetsk

    José Boto fez seu nome no Benfica, onde trabalhou como olheiro por mais de 10 anos, tendo trazido alguns jogadores fantásticos ao clube durante esse período. Nos últimos anos, o Benfica fez cerca de meio bilhão de euros em vendas de jogadores, o que é, em muito, creditado à qualidade dos investimentos realizados. Sem dúvidas, muito disso tem o dedo  de Boto. Tamanha vitrine chamou a atenção do Shakhtar, que o contratou para liderar a política do clube para jovens talentos, especialmente os vindos do Brasil.

    O excelente conhecimento dos talentos na Europa e da América do Sul, bem como seu olho clínico para identificar potencial, terão um efeito imediato sobre as suas contratações. Ou seja, vale muito o investimento!

    6. Wolfgang Grobe

    Nacionalidade: Alemanha

    Clube: Bayern de Munique

    Wolfgang Grobe é olheiro do Bayern de Munique, clube conhecido por fazer ótimas contratações gastando bem menos que seus rivais na prateleira mais exclusiva do futebol mundial. Ex-jogador do time bávaro, Grobe é ótima na identificação do potencial dos jogadores. Por muitos anos peça fundamental no clube, Wolfgang Grobe fará a diferença em qualquer equipe de ponta em um piscar de olhos.

    7. Malcolm Elias

    Nacionalidade: País de Gales

    Clube: Fulham

    Malcolm Elias tem sido o responsável por quase todas as melhores contratações do Fulham ao longo dos anos, e é muito respeitado pelo trabalho realizado no clube inglês. Apesar de não ter um conhecimento vasto na Europa continental ou em outros continentes, o que conhece sobre jogadores do Reino Unido e da Irlanda é fenomenal.

    Elias sabe julgar como poucos o potencial de um jogador. Seus relatórios detalhados ajudarão você na busca pela próxima grande estrela em seu time.

    8. Jürgen Jung

    Nacionalidade: Alemanha

    Clube: 1860 München

    Jürgen Jung é ele próprio uma aposta, de certa maneira. Trata-se de um olheiro relativamente jovem que trabalha para o 1860 München, rival do Bayern. Seu conhecimento sobre o futebol alemão é notável e ele sabe notar bem o potencial de um jogador.