Menu

    La Bombonera – CA Boca Juniors

    Clube: CA Boca Juniors

    Inauguração: 1940

    Capacidade: 54.000

    Descrição e história do estádio

    La Bombonera foi construída entre 1938 e 1940 e, como diz a lenda, recebeu esse nome ainda durante a sua construção. Seu arquiteto, Viktor Sulčič, teria notado a semelhança entre o estádio e uma caixa de chocolates que estava comendo, comentando isso com outras pessoas envolvidas em sua construção. A partir de então, antes mesmo de sua inauguração, o estádio tornou-se La Bombonera para todos, inclusive as autoridades do clube, que o chamaram assim em seus discursos de inauguração.

     

    O Boca Juniors já jogava no local desde 1924, que até então era um estádio de madeira bastante simples. Depois que o Boca comprou o terreno, em 1931, começou a fazer planos para construir um novo estádio de concreto, com capacidade para 100 mil torcedores.

     

    La Bombonera abriu oficialmente no dia 25 de maio de 1940 com um amistoso entre Boca Juniors e San Lorenzo (2 a 0). No entanto, demorou até o final de 1941 para a segunda divisão ser concluída. Uma terceira camada foi finalmente construída entre 1951 e 1953.

    O estádio, naquela época, tinha estandes em três lados. O quarto lado foi deixado “aberto”, com apenas alguns camarotes e um obelisco, devido à falta de espaço. Afinal, havia muitos edifícios residenciais no outro lado da rua.

     

    O Boca quase se mudou para um novo estádio, de 140 mil habitantes, na década de 1970. A turbulência política e econômica na Argentina, no entanto, encerrou o processo de construção que estava em seu início. Com isso, o clube abandonou os planos de um novo estádio e voltou-se à valorização da velha casa.

     

    Em 1986, o estádio foi batizado de Estadio Alberto J. Armando, em homenagem ao icônico ex-presidente do clube. Apesar disso, a maioria dos torcedores (não apenas do Boca) continuam se referindo ao estádio como La Bombonera.

     

    Em 1996, os camarotes e o obelisco na parte sem arquibancadas do estádio foram substituídos por um outro estande, mais alto que o anterior, mas que também era tomado apenas por camarotes (em maior quantidade e melhores que os anteriores).

     

    O Boca Juniors tem planos, atualmente, de construir um novo estádio quase adjacente a La Bombonera, com 75 mil lugares divididos em dois níveis de arquibancadas. La Bombonera não será demolida, mas usada para outros fins. Os planos ainda estão em estágios preliminares.

    Apesar de não ser a principal casa da Seleção Argentina, que costuma mandar a maioria dos seus jogos no Monumental de Núñez, a Bombonera já recebeu muitas partidas internacionais. A maioria delas foram amistosos, como a primeira partida, contra o Uruguai, em 1956 (2 a 2). No entanto, houve diversos jogos por eliminatórias de Copas do Mundo e uma partida contra o Brasil, em 2012, pelo Superclássico das Américas. Na ocasião, a Argentina ganhou por 2 a 1 no tempo normal, mas sofreu a derrota nos pênaltis.

    Como chegar à Bombonera

    A Bombonera está localizada ao sul do centro de Buenos Aires (microcentro), a menos de 4km da Plaza de Mayo e a 2km da popular área boêmia de San Telmo.

     

    O acesso de carro é muito difícil, pois o estádio fica encravado em uma região apinhada de moradias e com ruas estreitas. Por isso, é aconselhável pegar um táxi ou ir de transporte público.

     

    O estádio não tem estação de metrô nas proximidades, embora a caminhada desde a área de San Telmo (onde há metrô) não demore mais de meia hora.

     

    Também há muitos ônibus (colectivos) que passam perto do estádio, dos quais a maioria cruza o centro da cidade (microcentro). As opções recomendadas, em direção sul, são as linhas 10, 20, 22, 24, 25, 33, 39, 46, 53, 54, 64, 70, 74, 93, 102, 129, 152, 159, 168 e 186.

     

    Endereço: Brandsen 805, Capital Federal.

    Comer, beber e dormir perto de La Bombonera

    A Bombonera fica no meio da área operária de La Boca, que tem uma reputação um pouco negativa em relação à sua segurança. Portanto, deve-se tomar cuidado à noite. Durante o dia, no entanto, a área ao redor do estádio é razoavelmente segura, pois fica ao lado de um dos principais pontos turísticos da cidade: o famoso e turístico Caminito de la Boca, uma região com casas coloridas e lojas de artistas.

     

    Existem vários restaurantes e bares ao redor do Caminito, mas a área de San Telmo, ao norte, pode ser uma alternativa melhor, especialmente à noite. A maioria das opções para comer e beber fica na área ao redor da Plaza Dorrego. De lá, são menos de 30 minutos caminhando até o estádio.

     

    Há poucos hotéis perto de La Bombonera, mas muitas opções na área de San Telmo. Algumas das opções mais bem avaliadas, incluem o Tiana Hotel Boutique, o Telmho Hotel Boutique e o Bohemia Hotel. Pelos próprios nomes dos hotéis já é possível imaginar que essas opções podem estar, também, entre as mais caras, Você pode esperar pagar algo entre US$ 80 e US$ 130 por uma diária. As opções mais baratas e simples na região incluem o Hotel Carly, o Hotel Chipre e o Hotel Casablanca. Também na área de San Telmo, há muitos albergues e hospedagens mais populares.

    Ingressos para jogos do Boca Juniors

    O Boca Juniors parou de vender ingressos para o público em geral e, atualmente, permite apenas a entrada de sócios do clube nos jogos.

     

    Os turistas podem encontrar cambistas e agências especializadas na venda de ingressos de segunda mão ou especiais, mas também pagarão bem mais caro que o valor de um ingresso normal.

    Passeios na Bombonera

    Os tours na Bombonera Museu ocorrem diariamente, das 10h às 18h, e os ingressos são comprados na hora.

     

    Há diversos tipos de passeios. O mais básico inclui uma visita ao Museu da Paixão Boquense e por um setor das arquibancadas do estádio. Pagando mais, é possível conhecer os bancos de reservas, as tribunas, o gramado e o vestiário de visitantes. A opção mais cara permite ainda uma visita por outros setores das arquibancadas e pelo vestiário do time da casa.

    Links úteis

    Bocajuniors.com.ar – Site oficial do Boca Juniors

    Bue.gov.ar  – Site oficial da cidade de Buenos Aires

    Comoviajo.com  – Planejador de viagens de transporte público