Menu

    Old Trafford – Estadio do Manchester United

    Old Trafford

    Clube: Manchester United FC

    Inauguração: 1910

    Capacidade: 74.879

    Descrição e história do estádio

    old trafford

    Fundado em 1878, o Manchester United teve suas primeiras casas em North Road (1878-1893) e Bank Street (1893-1910). A capacidade do campo de Bank Street chegava a 50 mil espectadores, mas, mesmo assim, o estádio foi considerado inadequado para as ambições do clube. Após o primeiro título nacional do United, em 2008, o então presidente John Henry Davies começou a planejar um novo estádio com capacidade para 100 mil pessoas. O local escolhido ficava perto da propriedade industrial de Trafford Park, o que acabou levando ao nome pelo qual o estádio é conhecido até hoje.

    O Old Trafford foi inaugurado oficialmente em 19 de fevereiro de 1910, com uma derrota do Manchester United para o Liverpool, por 4 a 3. Em sua estrutura original, o estádio consistia em uma arquibancada coberta com assentos e terraços abertos nos outros três lados, para os espectadores assistirem às partidas em pé. A capacidade, quando o Old Trafford foi inaugurado, ficou pouco acima de 80 mil. Por muitos anos, o estádio permaneceu com a mesma estrutura, até a construção de um telhado sobre a arquibancada da United Road, em 1934.

    Em 1939, o Old Trafford registrou seu maior público até hoje: 76.962 espectadores em uma partida das semifinais da FA Cup, entre o Wolverhampton e o Grimsby Town.

    Por estar perto do parque industrial de Trafford Park, o Old Trafford foi muito danificado pelos bombardeios da força aérea alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Após o final do conflito, em 1945, o United ainda demorou oito anos para conseguir reconstruir completamente o estádio. Com grande parte da economia inglesa arrasada pela guerra, o clube demorou a obter os recursos necessários, tendo de passar alguns anos jogando em Maine Road, antigo estádio do rival Manchester City.

    O United só voltou ao Old Trafford em 1949. O estádio ainda não havia sido totalmente reconstruído e permaneceu mais alguns anos com a capacidade reduzida. Ao longo das décadas seguintes, foram realizadas novas reformas, incluindo a completa restauração da arquibancada da United Road (norte), na década de 1960. Na Copa do Mundo de 1966, o Old Trafford recebeu três jogos da fase de grupos, sendo preterido pelo Goodison Park nos jogos decisivos.

    Nas décadas de 1970 e 1980, o United construiu novas coberturas nas arquibancadas e cobriu mais áreas com assentos. Nesse período, muito devido à instalação de assentos, a capacidade do Old Trafford seguiu abaixo dos 60 mil espectadores – e não voltaria mais a atingir o limite de quando foi inaugurado. A ascensão do hooliganismo levou também à instalação de cercas e a outras medidas de segurança para as arquibancadas do campo.

    Finalmente, nos anos 1990, todo o estádio foi preenchido com cadeiras, incluindo os níveis inferiores, o que exigiu a demolição e a substituição dos terraços de Stretford End. Em 1995, foi inaugurada uma nova arquibancada no setor norte, com a capacidade total beirando os 56 mil torcedores.

    Escolhido como uma das sedes da Euro 1996, o Old Trafford recebeu três partidas da fase de grupos, uma das quartas de final e uma da semifinal, em que a República Tcheca bateu a França nos pênaltis após 0 a 0 no tempo normal. O estádio recebeu sua única final da Liga dos Campeões em 2003, quando o Milan levou o título nos pênaltis contra a Juventus.

    Na virada do século, foram adicionados segundos níveis também aos setores leste e oeste, elevando a capacidade para 68 mil espectadores. Finalmente, em 2006, o Old Trafford atingiu sua capacidade atual, cerca de 75 mil torcedores, com a construção de arquibancadas superiores nos dois lados da arquibancada norte. Em 2011, o North Stand foi renomeado como Sir Alex Ferguson Stand, em homenagem ao histórico técnico do clube, que se aposentaria dois anos depois.

    O clube ainda mantém planos de expansão do estádio para até 95 mil lugares, mas não há nada concreto nesse sentido, atualmente.

     

    Como chegar a Old Trafford

    O Old Trafford fica a cerca de 3km a sudoeste do centro de Manchester e a 5km da estação Piccadilly.

    Caso você esteja chegando à cidade de carro pela M60, deve pegar o cruzamento 7 ou 8 e entrar na Chester Road (A56) na direção norte. Após percorrer mais cerca de 3km, vire à esquerda na Sir Matt Busby Way. Essa via, que fica fechada em dias de jogos, dá direto em Old Trafford.

    Se preferir usar o transporte público, a melhor opção é o metrô. Saindo de Piccadilly, são cerca de 15 minutos até a estação Old Trafford. Saindo dela, são apenas 5 minutos a pé até o estádio. Em dias de jogos, há também um serviço de trem especial, que parte da maioria das estações do centro de Manchester e deixa os torcedores na estação ferroviária Old Trafford Stadium.

    Endereço: Sir Matt Busby Way, Old Trafford, Manchester, M16 0RA.

     

    Comer, beber e dormir perto de Old Trafford

    O Old Trafford está localizado em uma região em parte residencial, mas que também tem algumas empresas. Não é uma área boêmia nem fica tão próxima ao centro. No entanto, há alguns hotéis na área, caso você prefira dormir próximo ao estádio.

    O Hotel Football Manchester demonstra no próprio nome sua ligação com o clube. Ele vai além disso, no entanto. É propriedade de ex-jogadores do clube (Giggs, Scholes, Butt e irmãos Neville) e todo temático com o mundo do futebol. Localizado ao lado do estádio, ele costuma ser bem avaliado. Outras opções, também próximas, mas mais baratas, são o Chesters Hotel e o Premier Inn.

    Caso você não se importe em caminhar um pouco, há mais hotéis ao norte de Old Trafford, na região do cais. Lá, é possível encontrar redes como o Ibis Budget e o Holiday Inn Express. Já as opções no centro de Manchester costumam ser mais caras e a distância é mais difícil de ser percorrida a pé.

    Os bares no entorno do estádio costumam lotar em dias de jogo, o que forma uma atmosfera interessante para quem pretende entrar no clima local. Caso você prefira algo mais tranquilo antes das partidas, pode ficar pelas áreas de Deangate Locks e Castlefield, com ótimos bares e restaurantes e próximas à linha do metrô.

     

    Ingressos para jogos do Manchester United

    Os ingressos para as partidas do United são colocados à venda exclusivamente pela internet, pela Ticketmaster. Os ingressos para jogos da Premier League costumam esgotar na venda para associados do clube, antes do início da temporada. No entanto, mesmo que a maioria dos jogos seja com casa cheia, ainda é possível conseguir ingressos para partidas menos importantes, desde que você se planeje com boa antecedência.

    Os ingressos mais baratos, que custam em torno de £30, são para os assentos do nível inferior atrás das goleiras, com pior visibilidade. Um assento em uma posição central, no Sir Alex Ferguson Stand ou no South Stand, custa cerca de £50.

    Para mais informações sobre ingressos, ligue para +44 (0) 161 868 8000.

    Passeios no Old Trafford

    As visitas guiadas ao Old Trafford incluem os bancos de reserva, o túnel dos jogadores e o Museu do Manchester United. O passeio dura cerca de 70 minutos, sem contar a visita ao museu, e custa £18.

    Os passeios são realizados todos os dias da semana, exceto quando há partidas ou eventos no estádio. Além disso, ocorrem apenas até as 13h, na véspera de partidas de competições europeias. Em dias normais, elas são realizadas a cada 30 minutos, entre as 10h e as 16h30, com algumas mudanças dependendo da época do ano. O museu fica aberto das 9h às 17h, mas não abre nos finais de semana, além de fechar mais cedo em dias de jogo.

    Não é necessário fazer reserva para os passeios, mas é recomendável, pois as vagas são limitadas e há grande demanda, principalmente nas datas próximas a partidas em casa. As reservas podem ser feitas online, na página da Ticketmaster.

    Para mais informações, você pode ligar para +44 (0) 161 826 1326 ou enviar um e-mail para [email protected].

    Links úteis

    Manutd.com – Site oficial do Manchester United.

    Visitmanchester.com – Site oficial de turismo da Grande Manchester.

    Metrolink.co.uk – Informações sobre o metrô de Manchester.

    TfGM.com – Mapas, horários e informações de tarifas do transporte público local.