Menu

    Parque do Sabiá

    Clube: Uberlândia, CAP Uberlândia, Unitri e Coimbra

    Inauguração: 1982

    Capacidade: 53.350

    Descrição e história do estádio

    O Estádio Municipal Parque do Sabiá, também conhecido como Parque do Sabiá, é um estádio multiuso localizado em Uberlândia, Minas Gerais. Ele é usado principalmente para jogos de futebol das equipes da região, que disputam o Campeonato Mineiro e divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. Atualmente, recebe principalmente partidas do Uberlândia Esporte Clube, do Clube Atlético Portal (conhecido como CAP Uberlândia), da Associação Uberlandense Unitri e do Coimbra Esporte Clube (cuja sede fica na cidade próxima de Contagem).

     

    O Parque do Sabiá é o maior estádio do interior de Minas Gerais e o segundo maior do Estado, perdendo apenas para o Mineirão, da capital Belo Horizonte. O estádio foi construído em 1982 e tem capacidade para 53.350 pessoas, sendo propriedade da Prefeitura de Uberlândia.

     

    Sua construção ocorreu em uma época em que se assistiu ao auge do Uberlândia Esporte Clube. Desde a década de 1970, o clube acumulou boas campanhas a nível estadual, sendo campeão do Interior diversas vezes e disputando mais de uma vez a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Com isso, o antigo Estádio Juca Ribeiro já era considerado defasado e sua capacidade modesta em relação à dos principais clubes do Estado, localizados em Belo Horizonte. Com a construção do Uberabão, na cidade vizinha (e rival) de Uberaba, passou a haver uma pressão local pela construção de um novo estádio em Uberlândia.

    O estádio foi inaugurado em 27 de maio de 1982, já como Parque do Sabiá. Em 1995, porém, o estádio foi rebatizado como Estádio Municipal João Havelange, por sugestão do vereador Leonídio Bouças. No entanto, a mudança de nome não foi muito popular entre os moradores da cidade, e o estádio continuou sendo chamado popularmente de Parque do Sabiá.

     

    A partida inaugural do Parque do Sabiá foi jogada em 27 de maio de 1982, quando a Seleção Brasileira derrotou a seleção da Irlanda por 7 a 0. O primeiro gol do estádio foi marcado por Falcão. O recorde de público do estádio é de 72.733 pessoas, estabelecido ainda em sua partida inaugural.

     

    Em 1984, dois anos após a inauguração do Parque do Sabiá, o Uberlândia foi campeão da Série B do Brasileirão, atingindo sua maior glória no novo estádio. Nas décadas seguintes, o clube não alcançou resultados tão significativos. Ainda assim, o estádio continuou recebendo partidas esporádicas dos principais clubes de Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético Mineiro), além de alguns jogos da Seleção Brasileira.

     

    Ao longo dos anos, também foram realizados no estádio jogos do Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, da Copa dos Campeões Sul-Americanos de Clubes, do Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol Feminino e de vários times pelo Campeonato Brasileiro e pela Taça Libertadores.

     

    Em 2015, após votação na Câmara dos Vereadores do município, o estádio foi renomeado como Estádio Municipal Parque do Sabiá. Isso ocorreu principalmente devido às revelações de envolvimento do ex-presidente da FIFA João Havelange em escândalos de corrupção da entidade.

    Como chegar ao Parque do Sabiá

    O Parque do Sabiá está localizado no Complexo Municipal Virgílio Galassi, junto ao Parque do Sabiá e à Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho). O complexo está localizado na região leste da cidade de Uberlândia, a cerca de 5km do centro da cidade.

     

    Para chegar de ônibus ao complexo, você pode optar por diversas linhas, como a T610 e a A105, que saem do centro de Uberlândia (a viagem dura cerca de 30 minutos, ou até menos, dependendo do ponto onde você estiver). Caso prefira ir de carro, o acesso à região costuma ocorrer sem maiores problemas, com exceção de partidas muito requisitadas (principalmente quando jogam clubes maiores na cidade). O complexo do Parque do Sabiá conta, no entanto, com uma boa quantidade de vagas de estacionamento.

     

    Endereço: Rua Haia, TIbery, Uberlândia, Minas Gerais.

    Comer, beber e dormir perto do Parque do Sabiá

    Um dos principais pontos turísticos de Uberlândia, o Parque do Sabiá, do qual o estádio faz parte, oferece diversas atividades de lazer e esporte. O parque fica aberto todos os dias, das 5h às 22h, e é frequentado diariamente por milhares de pessoas.

     

    Além das pistas de corrida, caminhada e ciclismo, a população utiliza as quadras, piscinas, zoológico, aquário e a extensa área verde do local. No local, há também pedalinho e trenzinho para diversão das crianças. Para ter acesso à ciclofaixa, é preciso fazer um cadastro rápido na Sede da Futel – ao lado do Mundo da Criança, dentro do parque.

     

    O aquário do parque tem cerca de 30 espécies de peixes, e seu zoológico conta com mais de 250 espécies de animais, incluindo as nativas onças pintadas, lobo-guará, araras, e até uma leoa. Tanto o aquário quanto o zoológico funcionam das 8h às 17h. O zoológico fecha às segundas, e o aquário funciona apenas de segunda a sexta.

     

    A região, no entanto, fica um pouco afastada do centro e não tem muitas opções de restaurantes e bares próximas ao estádio, assim como hotéis. Ainda assim, é possível encontrar alguns botequins e restaurantes mais simples próximos a ele. Se você estiver procurando uma oferta maior, o mais recomendado é ficar no centro da cidade e se deslocar para a região onde está o Parque apenas para ir ao estádio.

    Ingressos para jogos do Uberlândia

    O Uberlândia EC, popularmente conhecido como Verdão, disputa normalmente a primeira divisão do Campeonato Mineiro. Os ingressos costumam custar entre R$ 20 e R$ 80, sendo os valores mais altos para a torcida visitante, em partidas contra o Cruzeiro e o Atlético Mineiro, e nas cadeiras numeradas.

     

    Os ingressos costumam ser vendidos apenas fisicamente, nas bilheterias do estádio (inclusive em dias de jogo) e em alguns pontos espalhados pela cidade. Os pontos de venda costumam incluir o Pratic Shopping, as Lojas Cruz, a Mil Esportes e a Loja Mais Saudável. Dificilmente esgotam, inclusive em partidas contra os times de Belo Horizonte.

    Links úteis

    Uberlandia.mg.gov.br/parque-do-sabia – Página oficial do complexo esportivo

    Uberlandiaesporte.com.br – Site oficial do Uberlâdia Esporte Clube.