Richarlison – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas
Indice
Richarlison – números
Richarlison – números atuando por América Mineiro, Fluminense, Watford, Everton e Tottenham: estatísticas de total de jogos, gols e assistências
Clube | Jogos | Gols | Assistências | Média | Participações diretas |
---|
Competição | Jogos | Gols | Assistências | Média | Part. diretas |
---|
Os números de Richarlison tiveram como fontes sites de estatísticas como: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com
O início
Revelado nas categorias de base do Real Noroeste, do estado do Espírito Santo, o atacante Richarlison iniciou sua carreira profissional atuando pela equipe do América Mineiro, em 2014. Entretanto, apenas no ano de 2015 o atleta teria sua primeira oportunidade no time principal do Coelho.
Com 9 gols em 24 jogos disputados pela Série B daquele ano, Richarlison foi o grande destaque individual de sua equipe e, dessa forma, contribuiu que, enfim, o América Mineiro retornasse à primeira divisão do Brasileirão. Logo depois, no início de 2016, o atacante acabaria se transferindo o Fluminense.
No Fluminense
Anunciando ainda no fim de 2015 como reforço Tricolor, Richarlison chegou ao Fluminense cercado de expectativas. Entretanto, seu começo pela nova equipe não se deu de forma fácil. Após boas atuações pelo torneio amistoso da Florida Cup, o atleta se viu envolvido em problemas contratuais e, para piorar, sofreu uma lesão no pé.
Dessa forma, a estreia oficial de Richarlison pelo Fluminense acabaria acontecendo apenas em maio, em jogo diante da Ferroviária, pela Copa do Brasil. Seu primeiro gol pelo Tricolor, portanto, não viria de imediato: o atacante viria a balançar as redes pela primeira vez em seu 11º jogo oficial.
As circunstâncias, no entanto, não poderiam ser melhores: marcou o gol da vitória do Fluminense por 2 x 1 sobre o Flamengo, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Ao fim de 2016, o atacante totalizaria 4 gols em 31 jogos oficiais pelo Tricolor das Laranjeiras.
No ano seguinte, porém, os números de Richarlison atingiriam outro patamar com a camisa do Fluminense. Com 15 gols marcados em 36 jogos da temporada 2017, o atacante fecharia o ano como vice-artilheiro da equipe, atrás apenas do centroavante Henrique Dourado, que havia balançado as redes 32 vezes.
Os números de Richarlison, no entanto, não seriam suficientes para impulsionar uma boa temporada da equipe. No estadual, derrota na decisão diante do rival Flamengo. No Brasileirão, por sua vez, uma campanha irregular que terminaria apenas com a 14ª colocação.
Além disso, a equipe não conseguiria ir longe nos torneios de mata-mata como a Copa do Brasil e o torneio da Primeira Liga. Por fim, após o encerramento da temporada 2017, o atacante acabaria vendido para o futebol inglês, para defender o Watford. Ao fim de sua passagem, os números de Richarlison pelo Fluminense foram: 67 jogos oficiais e 19 gols marcados.
Premier League
Finalmente, no início ao ano de 2018, Richarlison viria a estrear no futebol europeu. Contratado pelo Watford, o atacante brasileiro acabaria por disputar todos os 41 jogos de sua equipe na temporada.
Nas 38 partidas em que atuou pela Premier League, contribuiu com 5 gols na campanha que se encerrou com sua equipe na 14ª colocação – livre, portanto, do rebaixamento. Finalmente, em 2018/2019, Richarlison acabaria se transferindo para o Everton.
Transferência para o Tottenham
Após uma temporada bem complicada para o Everton, na temporada 2021/22 da Premier League, onde o time brigou até o final da temporada para não ser rebaixado, Richarlison se transferiu para o Tottenham, na temporada seguinte. Com a camisa do Everton, Richarlison disputou 152 jogos, marcando 53 gols e dando 14 assistências.
Os Spurs pagaram cerca de 58 milhões de euros pelo brasileiro, fazendo dele a 2ª maior contratação da história do time, ficando atrás apenas de Tanguy Ndombélé, que veio do Lyon, ao custo de cerca de 60 milhões de euros. Com problemas de lesão na temporada 2022-23, o jogador não teve ótimos números pelo Tottenham.
Começou 2023/24 sem marcar muitos gols, o que estava gerando críticas. No entanto, após assumir que estava com problemas e que iria procurar ajuda psicológica, o atacante voltou a marcar gols.
Pela Seleção Brasileira
Pela Seleção Brasileira, Richarlison vem sendo convocado de forma recorrente. Vale destacar que o jogador foi um dos convocados para a última Copa do Mundo, disputada no Catar. O atacante foi o artilheiro da seleção na Copa, com três gols marcados, sendo um deles, eleito o mais bonito da competição, contra a Sérvia, na vitória por 2 x 0 na 1ª rodada da competição.
Só que a Seleção Brasileira passou por momento ruins e os centroavantes foram os mais criticados. Sem marcar gols com a amarelinha, Richarlison mostrava que não vivia em um bom momento, chegando a chorar a ser substituído sem marcar.
No entanto, após afirmar estar com problemas, Pombo foi atrás de ajuda psicológica e mostrou grande melhora pelo Tottenham. Para a Seleção Brasileira, foi um pouco tarde de mais, mas pode estar de volta em breve.
– VEJA TAMBÉM:
Jornalista esportiva de 26 anos, com paixão pelo futebol. Redatora com passagens pelo Minha Torcida, Premier League Brasil e Futebol na Veia.