Menu

Luis Suárez – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Compilado dos números de Luis Suárez atuando em jogos oficiais por Grêmio, Atlético de Madrid, Barcelona, Liverpool, Ajax, Groningen e Nacional do Uruguai. Estatísticas de total de gols, jogos e assistências.

Suárez – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Luis Suárez – números

Números de Luis Suárez atuando por Grêmio, Atlético de Madrid, Barcelona, Liverpool, Ajax, Groningen e Nacional do Uruguai em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Suárez - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas

Começo no Nacional

Luis Suárez começou sua carreira no Uruguai, jogando pelo Nacional. Passando pelas categorias de base do clube uruguaio, o centroavante estreou no profissional em 2005. Já sendo decisivo no início de sua carreira, o goleador fez gols na final do Campeonato Uruguaio, ano em que o Tricolor foi campeão.

Ida à Holanda

Com apenas 19 anos, em 2006, foi para o Groningen. Ficou por apenas uma temporada, no entanto, rapidamente chamou a atenção de mais times. Na temporada, foram 15 gols em 37 partidas.

Já em 2007, chegou ao Ajax e não demorou para fazer seus gols. No primeiro ano com a equipe de Amsterdã, foram 22 tentos em 44 jogos. Sempre sendo um dos destaques do clube, Suárez chegou a ser o capitão, em 2009. Ao todo, foram 111 gols em 159 jogos pelo Ajax.

Passagem pelo Liverpool

Depois de se destacar também na Copa do Mundo de 2010, Luis Suárez foi transferido para o Liverpool, na metade da temporada 2010-11. Assim como foi no Ajax, não demorou para se tornar um dos principais jogadores dos Reds.

Sendo destaque mais uma vez, saiu do clube inglês com 82 tentos em 133 partidas. Com algumas polêmicas enquanto estava no Liverpool, que acabaram marcando também sua carreira, Suárez saiu da equipe em 2014.

Poderoso trio no Barcelona

Chegando no Barcelona em 2014, Luis Suárez formou um dos trios mais poderosos do futebol. Com NeymarMessi, o trio de atacantes ficou conhecido como MSN. Foi onde viveu seu período mais vitorioso, conquistando 13 títulos pela equipe espanhola.

Em seis temporadas na equipe, foram 198 gols e 283 jogos. Desse modo, saiu do Barcelona sendo o terceiro maior artilheiro da história do clube, ficando atrás apenas do Lionel MessiCézar Rodríguez.

Depois de sua saída, foi para o Atlético de Madrid, ficando por duas temporadas. Ajudou a conquistar o Campeonato Espanhol, em seu primeiro ano. Suárez ficou por mais uma temporada, mas saiu em 2022.

Retorno para a América do Sul

Em julho de 2022, Luis Suárez voltou ao Nacional. Foi um período pequeno, com um contrato de apenas três meses. No entanto, mesmo com o curto tempo, ajudou o time a ser campeão do Campeonato Uruguaio.

Após a Copa do Mundo, foi anunciado pelo Grêmio. Na sua estreia pelo Tricolor Gaúcho, marcou um hat-trick, sendo que o primeiro gol foi apenas com quatro minutos de jogo. Já tem dois títulos com o ImortalRecopa GaúchaCampeonato Gaúcho.

Pela Seleção Uruguaia

Atuando pelo Uruguai desde 2007, Luis Suárez foi o principal jogador da Seleção na conquista da Copa América, em 2011. Mas também atuou pela equipe em quatro Copas do Mundo, de 2010, 2014, 2018 e 2022. Ao todo, tem mais de 60 gols pela seleção de país.

 

Os números de Luis Suárez tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com