Menu

Benzema – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Benzema - números e estatísticas

Benzema – estatísticas

Números de Benzema atuando por Al-Ittihad, Real Madrid e Lyon em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Benzema - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaParticipações diretas

Os números de Karim Benzema tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Início da carreira

Karim Benzema subiu para o time profissional do Lyon. Na época a equipe era dominante na França, sendo tricampeã francesa de forma seguida. Karim venceu ainda outros quatro títulos franceses, foram sete seguidos para o Lyon no início dos anos 2000.

Pelo time francês foram 148 jogos com 66 gols e 27 assistências, foi campeão da Copa da França 2007/2008, quatro vezes do Campeonato Francês de forma consecutiva entre 2005 e 2008 e nos mesmos anos venceu a Supertaça da França. Na temporada de 2007/2008 foi artilheiro do Campeonato Francês e da Copa da França.

Seleção francesa

Chegou a seleção principal aos 19 anos, convocado por Raymond Domenech, desde então foram 97 jogos com 37 gols e 20 assistências. O primeiro torneio foi a Eurocopa de 2008, quando não foi bem e a França se despediu na fase de grupos.

Depois, em 2010, ficou de fora da Copa do Mundo, o que rendeu muitas críticas ao selecionador francês, que foi demitido logo após o torneio, sendo substituído por Laurent Blanc. O novo técnico passou a convocar Benzema novamente.

Na Euro 2012, sem muito brilho, participou da campanha que foi até as quartas de final, sendo eliminados pela Espanha que se tornaria bicampeã europeia.  Já na Copa do Mundo do Brasil em 2014, Benzema chegava em alta, e sem a estrela Ribery, ajudou na boa campanha da seleção francesa.

Porém, a Alemanha era a adversária das quartas de final. A França foi eliminada no Maracanã, perdendo por 1 x 0 para o time que atropelaria a seleção brasileira na rodada seguinte por 7 x 1. De 2015 a 2021, Benzema não foi convocado por questões disciplinares.

No retorno, já foi convocado para a Euro 2020, realizada em 2021 por causa da pandemia da Covid-19. Foi decisivo no empate com Portugal, marcando os dois gols e também contra a Suíça nas oitavas de final, porém a França foi eliminada nos pênaltis.

No mesmo ano jogou a semifinal e a final da Liga das Nações, fez um gol em cada partida e ajudou a garantir o título para os franceses. Foi convocado para a Copa do Mundo 2022, mas sofreu uma lesão no quadríceps, no primeiro treino da equipe no Catar e acabou não jogando a competição.

Auge no Real Madrid

Karim chegou ao Real Madrid em 2009, teve momentos de atrito com a torcida, em épocas em que a equipe tinha problemas e não jogava bem. Apesar disso, se manteve firme e foi muito importante nos títulos conquistados, principalmente nos de Champions League.

Formou um ataque arrasador com Gareth Bale e Cristiano Ronaldo, que ficou conhecido como BBC. Nesse ano conquistou La décima, como a torcida madridista cunhava o 10º título de Champions League da equipe.

Na Espanha, foram 648 jogos com 354 gols e 165 assistências, tendo conquistado cinco vezes a Champions League, quatro vezes o Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA, quatro vezes a La Liga, quatro vezes a Supertaça da Europa e quatro vezes a Supertaça da Espanha e duas vezes a Copa do Rei.

Na temporada 2021/2022 foi artilheiro de La Liga e da Champions League, além de ter sido eleito Melhor Jogador do Mundo FIFA e ter ganho a Bola de Ouro France Football.

Ida ao Al-Ittihad

Em junho de 2023, o Real Madrid comunicou Benzema não continuaria na equipe espanhola. Em 6 de junho, dois dias depois, o Al-Ittihad anunciou o jogador.

Polêmicas de Benzema

A primeira polêmica foi ainda muito jovem. Quando Zahia Dehar, que hoje é uma celebridade na França, afirmou ter recebido dinheiro dele e de Ribery para ter relações sexuais, em 2008, quando ela ainda era menor de idade.

Na França, a prostituição é legalizada após os 18 anos. Apesar disso os atletas foram inocentados pela corte francesa que julgou que eles não sabiam que ela era menor.

Em 2015, Karim Benzema se envolveu no problema com Mathieu Valbuena. Foi acusado pelo poder judiciário francês de associação criminosa e que teria cobrado valores em dinheiro do companheiro de seleção para não divulgar um vídeo de conteúdo erótico em que Valbuena aparecia.

Após essa polêmica, ficou de fora da seleção por cinco anos e meio, até voltar a ser convocado em maio de 2021. Outras polêmicas de Benzema envolvem trocas de farpas com Giroud, com o técnico Didier Deschamps, com o Noël Le Graët, presidente da Federação Francesa de Futebol, entre outros.