Seleção feminina terá camisa exclusiva na Copa
Estamos em 2019 e isso significa que teremos a oitava edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino. A competição ocorrerá na França, atual campeã do mundo na modalidade masculina, entre os dias 7 de junho e 7 de julho e contará com 24 equipes no total. Marta e companhia estarão por lá na busca do título inédito. Mas, para obter tal conquista, elas precisarão passar pelas americanas, atuais campeãs e outras grandes equipes como a Alemanha, que é bi-campeã do torneio e o Japão e a Noruega, que já levaram o caneco uma vez cada. No grupo do Brasil, existe ainda a Austrália que será, provavelmente, nosso primeiro grande desafio.
Trazer o título não será fácil, mas desta vez, pelo menos, a modalidade receberá mais visibilidade no país. A Globo irá transmitir todos os jogos da Seleção Brasileira na competição, começando no dia 9 de junho, às 15:30, quando o Brasil enfrenta a Jamaica. Essa maior exposição é essencial para que o futebol feminino consiga atrair mais patrocinadores e para que mais garotas se interessem pelo esporte.
Claro, o mercado de futebol já movimenta vários setores, na última competição, por exemplo, a Eletronic Arts lançou, no game FIFA, seleções femininas de diversos países. Casas de apostas também costumam permitir que as pessoas apostem nos jogos da competição. Também é vasta a quantidade de games casuais inspirados no mundo dos esportes, principalmente com foco em mobile. Aliás, quem tem interesse em jogos, pagos ou não, pode e outras casas de jogos online para ter certeza que estão apostando em um site confiável. Ultimamente, tem crescido bastante o número de plataformas deste tipo no Brasil.
Mulheres Guerreiras do Brasil
Algumas ações estão sendo feitas para que a competição deste ano seja de fato única e especial. A Nike, por exemplo, patrocinadora da Seleção, irá produzir uniformes exclusivos para a competição. Claro, a linha também será comercializada e poderá ser personalizada com os nomes de ícones da modalidade como Marta, Formiga, Cristiane e muitas outras. Um detalhe especial da camisa é justamente a frase “Mulheres Guerreiras do Brasil”, que vem estampada na parte interior do uniforme.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Nike lança um uniforme exclusivo para a seleção feminina. Para a Copa de 2015, um design azul degradê foi o grande desejo de compra das fãs que acompanharam a competição. No entanto, ninguém pôde comprar o modelo pois a Nike, na época, afirmou que não havia demanda para colocar o uniforme à venda em grande escala. Portanto, esta é a primeira oportunidade que os apoiadores da Seleção Feminina Brasileira poderão comprar esta versão exclusiva.
Outras ações colocam a luta das mulheres em destaque
Além da transmissão em TV aberta e do uniforme especial, outras homenagens ao futebol feminino estão sendo feitas no país. Uma parceria entre o Museu do Futebol e a Nike leva uma exposição à céu aberto para a Avenida Paulista, uma das mais movimentadas do país. Os quadros estão posicionados próximos dos pontos de ônibus e mostram, em ordem cronológica, vários acontecimentos. No total, oito histórias são apresentadas, e elas contam com fotos e textos que detalham os acontecimentos ilustrados nas imagens.
Várias pessoas que não sabem quem foi Léa Campos, agora terão conhecimento de que ela foi a primeira mulher no mundo a apitar uma partida de futebol. Muitos não sabem que a primeira versão da Copa do Mundo de Futebol Feminino ocorreu em 1991 e que as chinesas levaram o primeiro caneco, mas agora essa informação estará exposta para todos verem. Por fim, a exposição também mostra que, embora nossa seleção não tenha conquistado nenhum mundial, nós dominamos a América do Sul com sete campeonatos.
O Museu do Futebol também planeja uma exposição interna sobre todo o histórico do futebol feminino. Se tudo for como planejado, o Museu manterá a exposição até setembro, o que significa que todos poderão ir visitar e aprender mais ao longo da Copa do Mundo.