Menu

    Serra Dourada – Goiás EC

    Clube: Goiás EC

    Inauguração: 1975

    Capacidade: 50.049

    Descrição e história do estádio

    O Estádio Serra Dourada, oficialmente Estádio do Governo do Estado de Goiás, foi construído pelo poder público local como uma tentativa de elevar o nível do futebol no Estado, tornando-se logo o principal estádio de futebol de Goiás e palco dos principais jogos realizados na cidade de Goiânia. Ele é a sede do Goiás Esporte Clube, mas mesmo Vila Nova e Atlético Goianiense, que têm estádios próprios para mandar a maioria dos seus jogos, recorrem ao Serra Dourada para jogar os clássicos locais e outros grandes jogos.

     

    O Serra Dourada foi desenhado pelo famoso arquiteto brasileiro, vencedor do Prêmio Pritzker (o mais importante da arquitetura mundial) em 2006, Paulo Mendes da Rocha. Ele se caracteriza pelo tradicional formato oval. Seu nome não oficial foi definido por meio de um concurso e serviu como homenagem à serra de mesmo nome que fica situada na cidade de Goiás, capital anterior do Estado.

     

    O estádio foi inaugurado oficialmente no dia 9 de março de 1975, com uma partida entre uma seleção de jogadores de Goiás e a Seleção de Portugal. O primeiro gol do estádio foi anotado pelo português Octávio. A partida de inauguração também marcou o recorde de público do estádio, com 79.610. Três anos depois, em 1978, a Seleção Brasileira jogou pela primeira vez no estádio, vencendo a seleção goiana por 3 a 1.

    O Serra Dourada foi uma das quatro sedes da Copa América de 1989. O estádio também recebe regularmente jogos da seleção brasileira. Os últimos amistosos do Brasil no Serra Dourada foram contra os times da Holanda, em 2011, e do Panamá, em 2014. No total, a Seleção Brasileira disputou 14 partidas no estádio, cujo gramado é um dos que tem a maior extensão do país, e jamais foi derrotada. Até hoje, foram 12 vitórias e dois empates.

     

    A capacidade original do Serra Dourada ficava em torno de 80 mil espectadores, o que foi reduzido ao longo dos anos devido a restrições de segurança. Quando foi escolhido para sediar os jogos do Grupo B da Copa América de 1989, o Serra Dourada foi vistoriado pela CBF e pela CONMEBOL, com o que foram definidos novos números para o estádio, baixando drasticamente sua capacidade.

     

    A inauguração do Serra Dourada abriu caminho para a supremacia do Goiás Esporte Clube no Campeonato Goiano. A partir de 1975 (a chamada Era Serra Dourada, como ficou conhecido o período após a inauguração do estádio) o Goiás conquistou 25 vezes o campeonato local, enquanto o Goiânia, que foi por muito tempo o maior time do estado, nunca mais conseguiu conquistar um título.

     

    Ao longo de 40 anos, o Serra Dourada recebeu as finais da Copa do Brasil de 1990 e da Copa Sul-Americana de 2010, além de duelos da Taça Libertadores. Em todos esses jogos, o clube mandante foi o Goiás. No entanto, o estádio também recebeu jogos de primeira divisão de outros clubes da capital goiana, como o Atlético Goianiense, que hoje joga a primeira divisão do Brasileirão (assim como o Goiás).

    Como chegar ao Serra Dourada

    O Estádio Serra Dourada está localizado na zona oeste da planejada cidade de Goiânia, fundada em 1933. Ele fica a cerca de 4km a oeste do centro da cidade.

     

    O terminal de ônibus de longa distância de Goiânia, por outro lado, está localizado ao norte do centro da cidade, no Araguaia Mall, a 6 quilômetros do estádio.

     

    Para chegar a ele, a melhor opção é pegar um táxi ou ônibus local, por exemplo, o 261 ou o 406, que passam pela Avenida Araguaia ou pela Praça Cívica, no centro de Goiânia.

     

    Endereço: Avenida “B” s/n, Jardim Goiás, Goiânia.

    Comer, beber e dormir perto do Serra Dourada

    O Serra Dourada fica em um dos bairros mais valorizados de Goiânia, o Jardim Goiás. Por isso, tem alternativas interessantes para quem pretende ir a um restaurante, a um bar, aproveitar a vida noturna ou mesmo se hospedar próximo ao estádio. Por reunir muitos restaurantes, além de um dos maiores shoppings centers da cidade, o Jardim Goiás é um ponto de referência não só de quem visita, mas também de quem mora na cidade.

     

    Para quem gosta de aproveitar o tempo ao ar livre, uma opção interessante é conhecer o Parque Flamboyant, no mesmo bairro. Próximo a ele, está também o Flamboyant Shopping Center, com diversas opções gastronômicas. Quem prefere não ter de entrar em um shopping, ainda conta com gastronomia de diversos tipos, da japonesa à árabe, passando pela comida típica de botequim e por outras opções mais em conta.

     

    Para se hospedar, também há muitas opções por perto, a maioria das quais não exige uma caminhada muito longa até o estádio. Devido à valorização da região, você deve esperar pagar mais caro para ficar por lá. O K Hotel e o Quality Hotel Flamboyant, ambos a menos de 1km do estádio, são boas escolhas para quem preza pela qualidade. Se preferir algo mais em conta, o indicado é ficar no centro da cidade e se deslocar até o estádio de ônibus, táxi ou Uber.

    Ingressos para jogos do Goiás

    Os ingressos para os jogos do Goiás podem ser adquiridos online, no site www.meubilhete.com. Estão disponíveis, também, nas bilheterias do estádio menor do Goiás, o Serrinha, na zona sul da cidade, ou em várias lojas da rede Sherife. Duas delas ficam no centro da cidade, nas ruas 06 e 08.

     

    Os ingressos também podem ser adquiridos nas bilheterias do Estádio Serra Dourada, nos dias de partida. Dificilmente o Goiás esgota os ingressos para uma partida, inclusive nos clássicos locais, então é provável que você consiga ingressos na hora, caso decida ir a um jogo do Esmeraldino.

     

    Espere pagar de R$ 40, por uma vaga atrás da goleira, a R$ 80, por uma vaga no anel principal e em uma posição mais privilegiada (central).

    Links úteis

    Goiasec.com.br – Site oficial do Goiás EC

    Goiasturismo.go.gov.br – Informações de turismo em Goiânia