Menu

    Soccer City – Kaizer Chiefs FC

    Clube: Kaizer Chiefs FC

    Inauguração: 1989

    Capacidade: 94.736

    Descrição e história do estádio

    O First National Bank Stadium (FNB Stadium), mais conhecido como Soccer City, foi construído entre 1986 e 1989. Na época de sua construção, ele comportava cerca de 80 mil espectadores.

     

    O estádio recebeu uma grande reforma, em 2009, em preparação para a Copa do Mundo de 2010. O estádio manteve parte da camada superior oeste da estrutura original, embora esta e toda a camada inferior tenham sido reconstruídas para melhorar a visão do público. A camada inferior foi completamente reconstruída e dividida em dois segmentos que permitiram a criação de um novo módulo inferior, ligado ao módulo existente ao nível do solo.

     

    Como resultado, a capacidade do estádio aumentou para cerca de 95 mil. No entanto, ela foi temporariamente reduzida, durante a Copa do Mundo, para suportar cerca de 85 mil pessoas

     

    Durante a Copa do Mundo, o Soccer City sediou a partida de abertura, entre África do Sul e México (empate em 1 a 1), além de outras quatro partidas da primeira fase, uma partida das oitavas de final, as quartas de final entre Uruguai e Gana (1 a 1) e a grande final entre Espanha e Holanda (1 a 0).

    O estádio já havia sediado a final da Copa das Nações da África de 1996. Na ocasião, recebeu a partida de abertura, em que a seleção local venceu Camarões por 3 a 0, e outros cinco jogos da fase de grupos. No mata-mata, recebeu jogos das quartas de final, da semifinal, decisão do terceiro lugar e a grande final, em que a África do Sul foi campeã ao vencer a Tunísia por 2 a 0.

     

    O Soccer City acabou sediando novamente a Copa das Nações em 2013, mas menos partidas desta vez. Além do jogo de abertura, um 0 a 0 entre África do Sul e Cabo Verde, foram apenas mais um jogo da fase de grupos e a final entre Nigéria e Burkina Faso (1 a 0).

     

    Desde então, seguiu sendo usado pela seleção sul-africana de futebol para amistosos e partidas oficiais, de qualificação para a Copa das Nações e para a Copa do Mundo. Além disso, é a casa do Kaizer Chiefs Football Club e recebe com frequência partidas importantes entre clubes do país e do continente.

     

    Exemplos são as finais da Taça dos Campeões da África de 1995, entre Orlando Pirates e ASEC Abidjan, e da SuperTaça CAF, duas vezes. Foi sede, ainda, da Supercopa CAF de 1994, entre Zamalek e Al-Ahly, e da Supercopa da CAF de 1996, entre Orlando Pirates e JS Kabylie .

     

    O estádio foi projetado para ter o formato de um pote africano (cabaça). O revestimento externo é um mosaico de cores de fogo e terra com um anel de luzes correndo ao redor da parte inferior da estrutura, simulando fogo por baixo da panela.

     

    O Soccer City se chama oficialmente FNB Stadium desde sua inauguração, em 1989. Isso se deveu a um contrato de naming rights com o First National Bank. Durante a Copa do Mundo de 2010, assim como no mês anterior ao torneio, o estádio tornou-se conhecido como Soccer City. Isso ocorreu porque a FIFA não permite que os estádios sejam mencionados por nomes patrocinados durante torneios sancionados por eles. O nome atual do estádio é, efetivamente, FNB Stadium, apesar de ter sido popularizada a alcunha de Soccer City em todo o mundo, após a Copa de 2010.

     

    Em 29 de julho de 2017, em uma verdadeira tragédia, duas pessoas morreram e 17 ficaram feridas em um esmagamento ocorrido no estádio, enquanto a torcida tentava entrar no estádio antes de uma partida entre Kaizer Chiefs e Orlando Pirates (o derby local).

    Como chegar ao Soccer City

    O Soccer City está situado a sudoeste de Joanesburgo, na periferia da cidade de Soweto. Encontra-se a cerca de 8km do distrito comercial central de Joanesburgo. Já o centro da cidade de Soweto fica a cerca de 9km a leste.

     

    Caso você esteja de carro, pela autoestrada N1, que segue a oeste da cidade, pegue a junção 67 para Randskouweg. Então, vire para leste na Rand Show Road e siga até a seção em T com a Nasrec Road. Vire à esquerda na Nasrec Road e siga até ver o estádio à esquerda. Vindo pela autoestrada M1, que parte do centro de Joanesburgo, pegue a rampa para a Nasrec Road (Expo Centre). No cruzamento com a Nasrec Road, vire à direita e siga até ver o estádio à sua esquerda.

     

    Se preferir usar o transporte público, você dependerá de ônibus. Nesse caso, pegue um ônibus das linhas T1, C1 ou C2 que partem da estação de Library Gardens, na região central da cidade, e levam cerca de cinco minutos até o entorno do estádio. Desça na parada Soccer City, e depois serão apenas mais 5 minutos caminhando até os portões do Soccer City.

     

    Endereço: Portão 2, Nasrec & Rand Show Road, Joanesburgo.

    Ingressos para jogos do Kaizer Chiefs

    Os ingressos para as partidas do Kaizer Chiefs podem ser comprados online, via Computicket. Estão disponíveis também fisicamente, podendo ser comprados pessoalmente nos balcões da MoneyMarket de qualquer loja Shoprite ou Checkers, ou ainda na bilheteria do estádio.

     

    Os ingressos para todos os setores custam cerca de R40 e raramente esgotam. Então, é possível comprar na hora da partida.

    Passeios no Soccer City

    A Stadium Management SA, que gere o FNB Stadium, oferece visitas guiadas ao estádio. As visitas incluem vestiários, túnel dos jogadores, zona mista e áreas VIP, e têm duração de 60 a 90 minutos. O passeio custa R60.

     

    As excursões ocorrem todos os dias da semana, em diversos horários. Não há passeios em dias de jogos.

     

    Não é necessário fazer reserva, embora a entrada esteja sujeita à disponibilidade. As reservas podem ser feitas online, pelo telefone +27 (0) 11 247 5300 ou pelo e-mail [email protected].

    Links úteis

    Kaizerchiefs.com – Site oficial do Kaizer Chiefs FC.

    Stadiummanagement.co.za – Site da empresa de gestão do FNB Stadium.

    Joburgtourism.com – Site da Johannesburg Tourism Company.