Menu

    Stade de France

    Clube: nenhum

    Inauguração: 1998

    Capacidade: 80.000

    Descrição e história do estádio

    O Stade de France é o maior estádio da França e o estádio onde a seleção francesa joga seus jogos em casa mais importantes. Ele foi construído para servir como palco principal da Copa do Mundo de 1998. Naquela época, nenhum estádio na França tinha capacidade para mais de 45 mil pessoas, e o torneio precisava de um estádio com capacidade superior a 70 mil.

     

    A construção do estádio teve início em 1995. No dia 28 de janeiro de 1998, foi oficialmente inaugurado com um amistoso entre a seleção local e a Espanha. Zinedine Zidane marcou o primeiro gol do novo estádio e o único gol da partida.

     

    Durante a Copa do Mundo de 1998, o Stade de France recebeu nove jogos, incluindo a partida de abertura, entre Brasil e Escócia (2 a 1), a semifinal, entre França e Croácia (2 a 1), e a final, em que a França fez 3 a 0 no Brasil e sagrou-se campeã.

     

    O estádio também foi sede de duas finais da Liga dos Campeões. A primeira delas foi em 2000, entre Real Madrid e Valencia (3 a 0). A segunda, em 2006, entre Barcelona e Arsenal (2 a 1).

    Em 2016, o Stade de France sediou novamente a final de um grande torneio, quando a França foi sede da Eurocopa. Para além da final entre Portugal e França (1 a 0), acolheu quatro jogos da primeira fase da fase de grupos, um jogo das oitavas de final e as quartas de final entre França e Islândia (5 a 2).

     

    Em 2015, o Stade de France foi alvo de um ataque terrorista no qual três homens-bomba detonaram explosivos no entorno do estádio durante um amistoso internacional entre França e Alemanha. Um homem-bomba ainda tentou entrar no estádio, mas seu colete suicida foi descoberto durante verificações de segurança. Ele então explodiu a si mesmo fora do estádio, matando um espectador. Os outros dois homens-bomba não mataram inocentes.

    Como chegar ao Stade de France

    O Stade de France fica no subúrbio parisiense de Saint-Denis, cerca de 3km ao norte dos limites da cidade, 5km ao norte de Montmartre e a 8km do museu do Louvre.

     

    Para chegar ao estádio por transporte público, é possível pegar o metrô ou o RER (extensão do metrô). As linhas B e D do RER podem ser tomadas nas estações de Châtelet (10 minutos de viagem) ou Gare de Nord (5 minutos de viagem). Se você pegar a linha B, desça na estação La Plaine Stade de France. Se for a linha D, desça no Stade de France Saint Denis.

     

    A linha 13 do metrô conecta o estádio com as estações Montparnasse (25 minutos de viagem), Invalides (20 minutos) e Saint-Lazare (15 minutos). Em qualquer desses casos, é preciso descer na Saint-Denis Porte de Paris.

     

    Endereço: Stade de France, 93216 Saint-Denis.

    Comer, beber e dormir perto do Stade de France

    A área ao redor do Stade de France é uma mistura de subúrbio residencial típico, prédios com escritórios e industriais. Por isso, não há muito entretenimento ao redor.

     

    Como o estádio fica a uma curta viagem de metrô do centro da cidade, o ideal é ficar para comer e beber nas opções disponíveis no centro, que são muitas.

     

    Se você quiser ficar o mais próximo possível ao estádio, por exemplo, para evitar a viagem após uma partida, há poucos hotéis ao redor, com destaque para opções de redes de nível médio. Há um Novotel bem em frente ao estádio, com diárias partindo de €100. Há também um Ibis com preços semelhantes perto da estação de metrô La Plaine.

     

    Para quem tem um orçamento limitado, o Hotel Campanile é a opção mais econômica, mas a caminhada de volta após o jogo será um pouco mais longa. Se você tiver mais dinheiro para gastar, o Courtyard by Marriott provavelmente será a melhor opção.

     

    Caso você prefira ficar no centro de Paris, mas deseje ter conexões de transporte rápidas para o estádio, a melhor opção é, provavelmente, ficar perto da Gare du Nord. No entanto, é bom lembrar de que as áreas ao redor de grandes estações ferroviárias tendem a ficar um pouco sinistras à noite. Por isso, você pode considerar um hotel a uma curta distância de lá, em direção à área de Montmartre. Ficar perto da Gare Saint-Lazare oferece opções fáceis de transporte, mas os hotéis tendem a ser mais caros nesta área.

    Ingressos para jogos da Seleção Francesa

    Nenhum clube joga com frequência no Stade de France. O Paris Saint-Germain, por exemplo, manda suas partidas no Parc des Princes. Por isso, o principal atrativo no Stade de France é mesmo a Seleção Francesa, que disputa lá muitos dos seus jogos oficiais e amistosos.

     

    Os ingressos para os jogos da Seleção Francesa podem ser adquiridos no site oficial do Stade de France e no site da Federação Francesa de Futebol. Os valores dos ingressos podem variar muito, dependendo do local no estádio, do adversário e se a partida é oficial ou amistosa.

    Passeios no Stade de France

    O Stade de France oferece visitas guiadas que incluem visitas ao pavilhão presidencial, vestiários, túnel dos jogadores e um museu dedicado à construção do estádio e aos eventos que ele recebeu ao longo dos anos. O passeio dura cerca de uma hora, e mais 30 minutos podem ser passados ​​no museu.

     

    As excursões acontecem todos os dias da semana, com alguma variação dependendo da temporada. Os tours em francês normalmente acontecem de cinco a seis vezes por dia, entre 10h30 e 16h, enquanto os tours em inglês costumam ser realizados duas vezes por dia, às 11h e às 14h. Verifique o site do Stade de France para obter uma programação atualizada. Não há passeios no dia e na véspera de um evento.

     

    O passeio custa €15. As reservas podem ser feitas pelo site do Stade de France ou pelo telefone +33 (0) 892 700 900, mas não são necessárias.

    Links úteis

    Stadedefrance.com – Site oficial do Stade de France

    Parisinfo.com – Site oficial do turismo de Paris

    RATP.fr – Mapas e informações do transporte público de Paris