Menu

    Football Manager: Melhores Clubes Para Começar uma Carreira

    O Football Manager 2021 dá a você a chance de começar sua carreira em um clube da sua escolha. Você pode, a partir disso, usar toda a sua competência e aplicar toda a sua criatividade para tentar fazer com que o clube alce os maiores vôos possíveis.

    Você fica por trás das decisões de escalação e das contratações, bem como qualquer outra decisão relevante no dia a dia do clube. Nesse caso, escolher o time certo para começar é o primeiro desafio que você terá de encarar. É justamente isso que veremos neste post!

    Melhores clubes para começar

    Quando você estiver pensando sobre o clube que irá escolher, tente colocar os preconceitos pessoais de lado. Só assim você encontrará uma experiência realmente interessante e divertida no jogo. Todos adoraríamos dirigir nossos times favoritos, mas fatores como orçamento e potencial do time devem ser considerados. Há muitos clubes que oferecem perspectivas interessantes nesse sentido, e não necessariamente serão os clubes mais populares do mundo.

    Atalanta

    A Atalanta vem de uma ótima temporada na Serie A e também, surpreendentemente, na Liga dos Campeões 2019-20. Apostando em contratações pontuais e certeiras, e embalada por uma boa injeção de recursos, a equipe de Bergamo tem tudo para incomodar os grandes da Itália nos próximos anos.

    Ao assumir o controle do clube no Football Manager 2021, você pode fazer parte dessa história e tentar posicionar a Atalanta em um novo nível no futebol europeu. O principal estímulo, no entanto, está mesmo dentro da Itália, onde a Juventus dita o ritmo da liga local há muitos anos e deixa pouco espaço para outras equipes.

    Não será uma tarefa fácil conquistar o Scudetto e permanecer no topo do futebol italiano, considerando que a Atalanta ainda tem um orçamento relativamente pequeno para trabalhar em comparação com times como a própria Juventus, a Inter, o Milan. O mesmo serve para outros times que, mesmo médios no cenário local atualmente, como Napoli, Lazio e Roma têm forte tradição e bons plantéis. No entanto, com jogadores como Luis Muriel, Josip Ilicic e Maarten de Roon já no plantel, há uma base sólida para trabalhar.

    Borussia Dortmund

    Escolher os times mais fortes e poderosos não é, certamente, a tática mais interessante no Football Manager. Ainda assim, tivemos que abrir uma exceção para o Borussia Dortmund. Afinal, mesmo muito forte, o Borussia enfrenta de cara o desafio de conquistar o título da Bundesliga tendo o Bayern de Munique como principal adversário, o que por si só já é uma tarefa hercúlea. Para tentar alcançar esse objetivo, você contará com uma equipe composta por alguns jogadores experientes, mas que tem os jovens como as verdadeiras estrelas.

    Jadon Sancho, Haaland, Schulz e Zagadou já garantem um plantel inicial forte, mas você poderá adicionar mais alguns jogadores jovens de qualidade e aumentar as chances de título também na Liga dos Campeões.

    Manchester United

    Ainda na categoria das equipes mais tradicionais do continente europeu, outra boa opção é o Manchester United. Se este post fosse escrito nos tempos de Sir Alex Ferguson, não haveria muito sentido em optar pelos diabos vermelhos como um time para você iniciar sua carreira. Com a péssima fase que o United tem vivido nos últimos anos, começar com eles passa a ser uma ideia bem mais interessante.

    Ao escolher o United, você terá jogadores como Rashford e Pogba à sua disposição. No entanto, pegará um time desequilibrado e com jogadores contestados em diversas posições. Então, logo de cara, você realizará o sonho de muitos torcedores do United e terá de fazer contratações importantes para competir com alguma chance na Premier League.

    Milan

    O Milan é o terceiro grande clube que listamos aqui pelo mesmo motivo. O clube já vem mal há algum tempo, e violações relativas ao Fair Play financeiro fizeram com que os italianos ficassem impedidos até mesmo de jogar a Liga Europa nesta temporada. Para esta temporada, houve uma grande reformulação no time. Theo Hernandez, Ismael Bennacer e Rafael Leão entraram no time, enquanto muitos antigos titulares partiram. É o caso, por exemplo, de Montolivo, Abate, Zapata e Cutrone, entre outros jogadores.

    Em sua carreira com o Milan, você receberá o desafio de colocar o gigante italiano de volta à Liga dos Campeões e, quem sabe?, oferecer algum perigo à Juventus na disputa pelo título italiano.

    Leeds United

    Se você tem acompanhado de perto o futebol inglês, já sabe que o Leeds United, uma das mais tradicionais equipes britânicas, passou mais de 15 anos batendo à porta da Premier League, tentando retomar seu lugar na elite. Finalmente, no último ano, o Leeds conseguiu seu objetivo e foi promovido à Premier League. Isso se deveu, em grande parte, à contribuição do técnico Marcelo “El Loco” Bielsa, que montou uma equipe competitiva com um modelo tático original.

    Seu desafio, caso opte pelo Leeds, será manter a fase de crescimento do clube, na retomada do seu lugar ao sol. Para isso, você poderá contar com um orçamento bem mais interessante que o dos anos anteriores, graças ao novo dono do clube.

    Corinthians

    O futebol brasileiro pode ser caótico, às vezes, mas isso só torna tudo mais interessante para quem procura um desafio no Football Manager. Clubes tradicionais entram em crise o tempo todo. Clubes pequenos têm crescimento relâmpago e, depois, decaem rapidamente. E tudo isso ocorre em um campeonato repleto de boas prospecções em vista, como não seria diferente no futebol brasileiro.

    Desde a surpreendente conquista do Campeonato Brasileiro, em 2017, o Corinthians perdeu praticamente todos os seus melhores jogadores e a qualidade do seu futebol foi ladeira abaixo. Tem participação nisso a grave (e aparentemente eterna) crise financeira do clube, algo que você também terá de contornar. Talvez o objetivo inicial seja se afastar da parte de baixo da tabela, mas com um clube tão tradicional em mãos, você poderá atrair bons jogadores em busca de uma boa vitrine.

    Finalmente

    Essas são as nossas sugestões específicas para o Football Manager 2021. Quando pensamos nelas, tínhamos em mente equipes que poderiam levar desafio e diversão aos jogadores. É claro que você pode achar outras opções mais divertidas. Afinal, tudo depende do seu gosto pessoal. O importante é escolher uma equipe que torne realmente interessante sua experiência no FM.