Menu

Juventude retrospecto detalhado disputando a Libertadores

Confira o retrospecto completo do Juventude na Libertadores:

 

Campanhas do Juventude na Copa Libertadores

Copa Libertadores de 2000

Clube do interior do Rio Grande do Sul, é o maior fora da capital gaúcha. Até hoje, se mantém como o único time do interior do estado a participar de uma competição continental. Em 2000, foi para a Copa Libertadores, e em 2005, foi para a Copa Sul-Americana.

A vaga na Liberta veio ao ser campeão da Copa do Brasil de 1999, sendo um dos cinco representantes do país naquele ano. Ao lado do Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG e Athletico-PR. Naquele ano, como aconteceu em algumas temporadas, a competição contava com clube mexicanos.

O Juventude ficou no Grupo G, ao lado de Palmeiras, El Nacional, time do Equador, e The Strongest, da Bolívia. A Juve ainda conseguiu duas vitórias na competição, uma contra o El Nacional, por 1 x 0, e a outra contra o The Strongest, por 4 x 0. Esses dois jogos foram em casa.

No entanto, ao jogar como visitante contra os mesmo times, perdeu de 5 x 0, na Bolívia, e de 2 x 0, no Equador. A derrota para o Palmeiras também aconteceu na casa do adversário, por 3 x 0. Ao jogar como mandante, conseguiu um empate por 2 x 2.

Mas o resultado não foi o suficiente e terminou em 3º lugar, com sete pontos. No Grupo G, teve o pior ataque, com oito gols feitos, além de ter sofrido 12. Apesar de ter sido a primeira Copa Libertadores do Juventude, foi para a última partida com chances de avançar.

Contudo, o empate com o Palmeiras tirou o time gaúcho da competição. O fato já foi uma certa surpresa, já que foi uma zebra ao ser campeão da Copa do Brasil do ano anterior. A equipe ainda continuou no Brasileirão por alguns anos, mas caindo em 2007 e passando por um dos piores períodos de sua história.