Menu

    Pratto – números em competições oficiais

    Números de Pratto

    Números de Lucas Pratto, atuando por River Plate, São Paulo e Atlético Mineiro em jogos oficiais: número de gols, jogos e assistências

    Fontes: soccerway.com, transfermarkt.com, ogol.com.br e footstats.net

    Início

    Lucas Pratto iniciou sua carreira profissional no Boca Juniors, da Argentina. Inicialmente, sem espaço na equipe principal, o atacante disputou divisões inferiores de futebol argentino. Em meados de 2007, no entanto, acabaria emprestado ao Tigres. Posteriormente, em seu início de carreira, o centroavante acabaria atuando por empréstimo também pelo Lyn, da Noruega, Unión Santa Fé e, por fim, para a Universidad Católica.

    Finalmente, pela equipe chilena, Lucas Pratto se firmaria como titular e jogador importante da Católica.  Entre 2010 e 2011, o centrovante marcou 16 gols em 46 jogos pela equipe, desempenho que ajudou a levar seu time ao título Chileno de 2010.

    Europa e retorno ao futebol argentino

    Posteriormente, na temporada de 2011/2012, Lucas Pratto disputaria sua única temporada em um grande centro europeu: pelo Genoa, o centrovante marcou 3 gols em 17 jogos. Dessa forma, após breve passagem, o atacante voltaria ao futebol argentino, para defender o Vélez.

    Entre 2014 e 2015, Pratto conquistaria pelo Vélez Sarsfield o campeonato argentino e a Supercopa Argentina, ambos em 2013. No total de sua passagem, acumularia 43 gols em 128 jogos oficiais. No fim de 2014, no entanto, o centroavante encerraria sua passagem pela equipe, trasferindo-se para o futebol brasileiro.

     Atlético Mineiro

    No início de 2015, enfim, Lucas Pratto faria sua estreia defendendo uma equipe brasileira. Inicialmente, em sua temporada inaugural pelo Galo, o centroavante participou da conquista do título mineiro, além da campanha que levou seu time ao vice-campeonato do Brasileirão daquele ano. No total do ano de 2015, o Urso acumularia 22 gols em 54 jogos oficiais pelo Atlético.

    Posteriormente, no ano de 2016, sua equipe passaria por uma temporada de decepções. No campeonato estadual, o Galo seria derrotado na final para o América. Anteriormente naquele ano, a equipe já havia sido eliminado precocemente na fase de grupos do Torneio da Primeira Liga. Nos torneios de mata-mata que viriam no segundo semestre, por sua vez, mais decepções: na Libertadores, a equipe acabaria eliminada para o São Paulo, nas quartas-de-final. Entretanto, seria na Copa do Brasil daquele ano que o Galo viveria sua maior decepção: derrota na final, diante do Grêmio. Por fim, no Campeonato Brasileiro, a quarta colocação garantiria ao Atlético Mineiro o retorno à Libertadores ao ano seguinte. No total de sua passagem pelo Galo, Pratto acumularia 41 gols em 104 oficiais. Por fim, logo no início de 2017, o atacante acabaria sendo comprado pelo São Paulo.

    São Paulo

    Pelo Tricolor Paulista, Lucas Pratto disputou apenas uma temporada, a de 2017. Sua passagem, no entanto, acabaria sendo considerada discreta, especialmente pelos valores envolvidos na transação. Com apenas 14 gols em 48 jogos oficiais, o centrovante encerrou sua passagem pelo time do Morumbi sem conquistas. Finalmente, no início de 2018, Pratto seria anunciado como novo jogador do River Plate.

    River Plate

    De volta ao futebol argentino, Lucas Pratto não poderia ter um início melhor pelo River Plate. Em seu ano de estreia, 2018, o atacante participou diretamente de 22 gols de sua equipe (10 tentos e 12 assistências). Pela equipe dos Millonarios, o centroavante viveria seu maior momento no futebol: campeão da Libertadores de 2018 sobre o rival Boca Juniors, tendo marcado um gol em cada jogo da decisão. Na ida, marcou um dos gols de sua equipe no empate por 2×2, na Bombonera. Por sua vez, no jogo de volta, foi Lucas Pratto quem empatou a partida para o River Plate, após o rival sair em vantagem. Por fim, sua equipe acabaria vencendo a partida por 3×1, em jogo disputado no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid.