Menu

Santo André retrospecto detalhado disputando a Libertadores

Retrospecto detalhado do Santo André na Copa Libertadores:

 

Campanhas do Santo André na Copa Libertadores

Copa Libertadores de 2005

O Santo André só conseguiu se classificar uma vez para a Copa Libertadores. Em 2004, o Ramalhão foi campeão da Copa do Brasil, ganhando a vaga na fase de grupos da maior competição continental da América do Sul.

Ficando no Grupo D, com Cerro Porteño, Deportivo Táchira e Palmeiras, o time terminou em 3º lugar, com oito pontos. O Verdão foi o 2º colocado, com nove pontos, fazendo com que o Santo André tenha ficado muito próximo da classificação.

A primeira partida do time foi uma derrota, na Venezuela, por 1 x 0. Já na 2ª rodada, o Gigante do ABC fez seus dois primeiros gols, mas apenas empatou com o Cerro Porteño, em casa. Em seguida, arrancou um empate, por 1 x 1, com o Palmeiras, como visitante.

Sendo a primeira vez na Copa Libertadores, seu começo de campanha não estava sendo tão ruim. No entanto, para tentar a classificação, o Santo André precisaria de vitórias. E foi o que fez na 4ª rodada, derrotando o Verdão, por 2 x 1, vencendo pela primeira vez.

Mas voltou a perder, dessa vez para o Cerro Porteño, no Paraguai, por 1 x 0. Só que ainda conseguiu fazer história, ao aplicar a maior goleada da edição, na última rodada, ganhando do Deportivo Táchira por 6 x 0.

O resultado expressivo ficou marcado na história do time, mas não foi o suficiente para avançar para as oitavas de final. Mesmo assim, terminou com o melhor ataque do Grupo D, com 11 tentos marcados.

Desde então, a equipe paulista não conseguiu mais se classificar para a Copa Libertadores. Além disso, encontra até dificuldade em voltar para a elite do futebol brasileiro. A última vez foi em 2008, quando foi vice do Brasileirão Série B, mas logo foi rebaixado em 2009. Em 2023, disputou a 4ª divisão.