Menu

Série B: campanhas em casa / ranking de mandantes

Série B — Ranking de mandantes

Para ter sucesso no Campeonato Brasileiro Série B será necessário muitos fatores, entre eles o desempenho em casa. Ser um bom mandante é um caminho simples e objetivo para o acesso, podendo ser também um trajeto natural para a conquista da Segundona.
Dessa forma, confira o ranking dos mandantes na Série B:

Melhores mandantes da história da Série B

Desde que a competição foi para o formato de pontos corridos, três campanhas como mandantes chamaram a atenção na competição. Primeiramente, o Corinthians, campeão em 2008, terminou a Segundona com o ótimo aproveitamento de 15 vitórias em 19 jogos em casa na ocasião.

O arquirrival Alvinegro, Palmeiras, também tem um aproveitamento histórico jogando em casa na Série B, mais precisamente em 2013, que além do título conquistado o Verdão venceu 14 dos 19 jogos ao lado da sua torcida.

E por fim, mas não menos importante, o Cruzeiro, atual campeão da 2ª divisão, garantiu a conquista muito por conta do retrospecto no Mineirão, palco dos jogos da Raposa. Ao todo, foram 14 vitórias em 19 partidas, além de ter anotado 29 gols.

Regulamento da Série B 2023

A Série B é disputada por 20 clubes no sistema de ida e volta por pontos corridos. Em cada turno, os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do primeiro turno são realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão o clube que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas.

Em suma, os quatro primeiros clubes ascendem para a Série A de 2024, da mesma forma que os quatro últimos serão rebaixados para a Série C de 2024. O vencedor garante automaticamente vaga para a terceira fase da Copa do Brasil de 2024.

Série B 2023

A Segundona é marcada pelo alto nível de intensidade e competitividade, e vem de uma temporada histórica, que contou com a participação de algumas das equipes de grande tradição do Brasil (como Bahia, Cruzeiro, Grêmio e Vasco, que formaram o G-4 da temporada passada).

Entre as novidades para 2023 estão o Mirassol, campeão do Brasileirão Série C 2022, o vice-campeão ABC, e os semifinalistas Botafogo-SP e Vitória. A lista ainda é reforçada pelos rebaixados da Série A, Atlético-GOCearáAvaí e Juventude, que integram o equilibrado grupo de 20 equipes.

A região Sudeste, assim como na edição anterior, é a detentora do maior número de representantes na Segundona, com sete equipes. Na sequência a região Nordeste conta com seis clubes representantes e a região Sul com cinco, enquanto duas equipes goianas representam a região Centro-Oeste. A região Norte novamente não possui representantes. Diferente das últimas edições, em 2023 não há nenhum dos considerados 12 grandes do futebol brasileiro. O único estreante é o Mirassol.