Menu

Nenê – números por Fluminense, São Paulo e Vasco em competições oficiais

Quais os números de Nenê (jogos, gols e assistências) desde o retorno ao futebol brasileiro, em 2015?

Nenê – números por Fluminense, São Paulo e Vasco em competições oficiais

Os números de Nenê tiveram como fontes sites de estatísticas como: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

O início na carreira de Nenê

Anderson Luiz de Carvalho, mais conhecido como Nenê, é um meio-campista e que atualmente defende o Vasco da Gama. O veterano jogador nasceu no dia 19 de julho de 1981, na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo.

Na juventude, Nenê passou por alguns clubes, iniciando a trajetória no futebol em 1997 pelo Bahia. Um ano depois, chegou ao Sporting de Lisboa, retornando para o Brasil em 1999, quando defendeu o Corinthians, se firmando como jogador em 2000 no Paulista de Jundiaí.

Defendendo a equipe de sua cidade natal, o meio-campista estreou no time principal em 2000 aos 18 anos, marcando dois gols logo na primeira partida. Rapidamente assumiu a titularidade, sendo campeão do Campeonato Paulista A2 e Brasileirão Série C, ambos em 2001.

As boas atuações de Anderson, chamaram a atenção do Palmeiras, sendo contratado por empréstimo em 2002. Em 25 jogos, marcou oito gols, sendo um dos destaques da equipe. Contudo, por conta de um impasse entre os dois clubes, retornou ao Paulista. A permanência em Jundiaí durou pouco tempo, sendo anunciado pelo Santos em 2013.

A carreira de Nenê continuou crescendo, mesmo com as mudanças de clube a cada ano e em 2003, chegou ao Mallorca. Na Espanha, jogou ao lado de Samuel Eto’o, sendo um dos destaques do time e fundamental na temporada.

Entretanto, novamente mudou de equipe após uma temporada. O jogador chamou a atenção de muitos clubes, mas acertou a transferência para o Alavés, sendo o principal nome em dois anos. O meio-campista foi fundamental no acesso para a primeira divisão, mas não evitou o rebaixamento em 2005/06, sendo crucial para o acerto do jogador com o Celta de Vigo.

Chegada de Nenê na França

Em agosto de 2007, Nenê foi anunciado pelo Mônaco. Contudo, enfrentou alguns problemas no time. Dentro de campo, o desempenho foi ótimo, sendo o líder de assistências da Ligue 1 e um dos destaques da equipe. Fora dos gramados, a relação com o técnico Ricardo Gomes não era boa, sendo emprestado ao Espanyol, mas não conseguiu manter o mesmo rendimento.

O Espanyol demonstrou interesse na contratação de Nenê, mas o clube catalão não conseguiu finalizar a negociação. Assim, em 2009, retornou para o Mônaco, onde recuperou o bom futebol, sendo o artilheiro da equipe com 15 gols e líder de assistências, com sete passes.

A boa passagem de Nenê pelo Mônaco, chamou a atenção do PSG, que contratou o meio-campista por 5,5 milhões de euros em julho de 2010. Logo no primeiro ano, foi eleito o melhor jogador da equipe e o melhor atleta da Ligue 1 pela Revista France Football.

No segundo ano em Paris, o brasileiro continuou em alta, sendo artilheiro do PSG e da Ligue 1 com 21 gols e indicado ao prêmio de melhor jogador, perdendo para Eden Hazard. Posteriormente, na temporada 2012/13, foi campeão do Campeonato Francês.

Saída do PSG e retorno ao Brasil

O PSG investiu na contratação de muitos jogadores, fazendo com que Nenê perdesse espaço na equipe, acertando com o Al-Gharafa, do Catar, em 2013. A estreia foi contra o Al-Kharitiyath e o brasileiro deu uma assistência de calcanhar para Diego Tardelli marcar na vitória por 3 x 1.

Dois anos depois, anunciou a saída do Catar e foi contratado pelo West Ham, da Inglaterra, em acordo válido por seis meses. O jogador encontrou pouco espaço, disputando oito jogos e não marcou gols. Após o período no exterior, decidiu retornar para o Brasil, sendo contratado pelo Vasco da Gama. Rapidamente ganhou o carinho dos torcedores, sendo eleito o craque da galera no Brasileirão 2015, mas não evitou o rebaixamento da equipe.

Em 2016, foi fundamental no título carioca e no retorna para a Série A do Brasileirão. No ano seguinte, enfrentou altos e baixos, mas levou a equipe para a Libertadores 2018. Entretanto, não disputou a competição continental, pois foi anunciado pelo São Paulo em janeiro de 2018, onde ficou até 2019, quando rescindiu o contrato.

Nenê retorna ao Vasco da Gama

Livre no mercado, acertou a transferência para o Fluminense em 2020. No primeiro ano foi eleito o melhor meio-campista do Campeonato Carioca e artilheiro da Copa do Brasil, sendo fundamental na classificação para a Libertadores 2021.

No começo de 2021, foi um dos destaque do Fluminense, mas no decorrer do ano, foi perdendo espaço, rescindindo o contrato em setembro. Novamente livre, retornou ao Vasco da Gama.

Na reestreia, foi elogiado pelo técnico Fernando Diniz, no empate em 1 x 1 com o Cruzeiro pela Série B do Brasileirão. O jogador não conseguiu ajudar o Vasco da Gama no retorno para a primeira divisão, inclusive chorou na derrota para o Botafogo por 4 x 0.

O ano de 2022 foi fundamental para Nenê. O principal objetivo do jogador era o acesso para a elite do futebol brasileiro. Em uma campanha dramática, o meio-campista marcou o gol contra o Ituano, que confirmou o retorno do Vasco para a Série A do Brasileirão.

Dicas de Apostas: